Depois de pratos bem tradicionais e de alta cozinha Otomana, era tempo de conhecermos outro lado de Istambul, um lado mais contemporâneo mas que não esquece as suas raízes e tradições. Para isso, optamos por visitar o Lokanta Maya, um restaurante aberto em 2010 pela mão da chef Didem Şenol, que desde a sua abertura tem vindo a revolucionar região costeira de KarakÖy. Didem formou-se nos Estados Unidos, no célebre French Culinary Institute, mas voltou ao seu país de origem para recriar a cozinha turca sob o seu ponto de vista.
O foco do restaurante é aparentemente simples, oferecer pratos repletos de sabor com ingredientes locais e sazonais. E a carta reflete isso mesmo, alterando-se diariamente e a cada época do ano de forma a apresentar o melhor de cada ingrediente. A ideia promete.
Chegados ao restaurante, somos surpreendidos por uma sala de decoração minimalista, muitas mesas, meia luz e boa música ambiente. Mais cosmopolita só a sua clientela, entre estrangeiros e turcos, o ambiente flui entre uma mistura de arte, moda e gastronomia ao bom estilo de Londres.
Já na mesa vamos observando a boa vibe do espaço, e apreciando um interessantíssimo queijo com pimentos e azeite acompanhado com um ótimo pão (felizmente o bom pão é regra nos bons restaurantes da cidade, e eu agradeço).
Manteiga com ovas de salmão, pão com bergamota
Esta manteiga foi uma verdadeira revelação, chegamos a Istambul pouco tempo depois de uma passagem por Paris onde encontramos excelentes manteigas, mas esta junção com as ovas, a frescura e leve sabor a mar com a gordura e untosidade da manteiga e um pouco de pimenta rosa foram um início brutal. E a acompanhar um excelente pão.
Pastrami Caseiro, pão de sourdough
Excelente Pastrami, curado no tempo certo, com ótima textura e um toque ligeiramente picante. Mais uma vez, um delicioso pão a acompanhar. Muito bom.
Mexilhões em vinho branco, pão com alho
Os turcos têm uma paixão por mexilhões, sendo um dos seus principais petiscos de rua. Aqui, reinterpretados entre os sabores da turquia e a técnica dos belgas. Vinho, ervas e tomate a resultar nuns mexilhões saborosos e suculentos. Muito Bom.
Houve ainda tempo, nas entradas, para provar uma espécie de pataniscas de courgette com molho de iogurte e coentros que são como que uma das imagens do Lokanta Maya, com a receita a ter direito a figurar num dos grandes espelhos da sala. Cremosos por dentro, ligeiramente crocantes por fora e deliciosos!
Camarão picante, cevada esmagada
Camarão de boa qualidade e cozinhado no ponto. Cevada transformada numa espécie de esmagada que tanto transmitia a cremosidade de um puré, como texturas mais al dente de um risotto. Bom conjunto, aromatizado pelas ervas, algumas ligeiramente crocantes dando ainda mais elementos ao prato.
Pato confitado, puré de feijão branco, tapenade de azeitona
Uma dose enorme, com duas pernas de pato confitadas, suculentas e a desfazer como manda o figurino. Ótimo também o puré e a adição da tapenade e das azeitonas para quebrar um pouco a gordura e o peso do prato. Todos os elementos estavam deliciosos, no entanto, e no conjunto do prato senti falta de um molho que fizesse a ligação entre tudo.
Bolo de Semolina, gelado de alfazema
No final, houve espaço para apenas uma sobremesa, optámos por um dos clássicos do Lokanta Maya, uns pequenos bolos feitos com semolina, bastante húmidos e saborosos. A acompanhar, frutos secos e delicioso gelado de alfazema, com um sabor intenso e uma boa textura. Excelente Final.
Acompanhamos a refeição com vinho a copo, optando por brancos da casta Chardonnay de origem turca.
O serviço é descontraído e informal, mas com o profissionalismo certo, bom inglês e um sorriso que cai sempre bem.
Considerações Finais
O trabalho de Didem Şenol no seu Lokanta Maya é digno de louvor, primeiro, é uma mulher à frente dos destinos de um restaurante assente nas raízes turcas, segundo, a escolha invulgar em 2010 da sua localização, hoje revela-se certeira, com a zona a desenvolver-se para novos horizontes gastronómicos, e a presença do museu de arte moderna de Istambul, que reflete também ele a imagem deste espaço. A cozinha é mais do que turca, são as influências do Mediterrâneo, da região do Egeu e claro da sua formação, resultando em pratos simples e reconfortantes como uma mãe cozinharia, mas ao mesmo tempo contemporâneos na apresentação e cheios de técnica e sabor. Foi uma ótima experiência este Lokanta Maya, cheio de boas energias e boa comida na transição entre o lado clássico e o lado mais moderno da cozinha turca. Espero voltar um dia, até lá, vou tentar duplicar a receita dos famosos “fritters” de courgette.
Lokanta Maya
Kemankeş Caddesi 35/A, Karaköy, Istambul
+ 90 212 252 6884
info@lokantamaya.com
Fotos: Flavors & Senses e Lokanta Maya