A nossa última casa desta viagem incrível por Praga, Viena e Budapeste foi o InterContinental Budapeste, que se revelou o hotel com a melhor vista da cidade. Ou não fosse o seu oponente do outro lado do Danúbio, o Castelo de Buda!
O InterContinental Budapeste, com vários anos de experiência na arte de bem receber, localiza-se estrategicamente no lado de Peste, em frente ao complexo do Castelo de Buda, com uma vista completamente deslumbrante para este e para a imponente Ponte Széchenyl Lánchíd.
Além destes dois pontos, o hotel tem ainda a particularidade de se situar muito próximo a uma das ruas mais famosas da cidade, a Váci Utca, repleta de cafés, restaurantes, bares, lojas, livrarias, e muita animação! É uma das mais antigas e conhecidas ruas da cidade.
Primeira Impressão:
No seguimento daquilo que já vos falei, ainda antes de entrar no hotel, podemos deslumbrarmos com a beleza inigualável do Castelo de Buda, o que por si só já impressiona bastante.
Já dentro do hotel, apercebemo-nos dum ambiente de azáfama típico dos hotéis urbanos e de negócios do grupo InterContinental, repleto de antigos e futuros hóspedes, a serem eficazmente atendidos.
O hotel, apesar de antigo e elegante, transmite um toque moderno e atual, com pormenores do passado. Nota máxima para a incrível parede de madeira, que se situa em frente aos elevadores, com várias figuras esculpidas, que nos faz sentir crianças outra vez!
Lounge do Club InterContinental
Após esta primeira observação sobre o hotel somos gentilmente encaminhados para a receção, e recebidos prontamente pela equipa que nos encaminhou para o check-in privado do Club InterContinental (não me canso de vos dizer o quanto compensa a adesão a este serviço). Fomos acompanhados à receção do Lounge do Club InterContinental, fizemos o check-in confortavelmente sentados, foi-nos oferecida uma bebida enquanto este se ia desenrolando, e a funcionária muniu-nos de imensas ideias sobre a visita à cidade.
Após o check-in fomos acompanhados ao nosso quarto.
Quartos:
Por falar em quartos, contam-se 402, dos quais, Classic Rooms, Superior Rooms, Deluxe Rooms, e Suites (junior, Executive e Presidential).
Ficamos num maravilhoso Deluxe que me conquistou mal entrei, ou não fosse ele ter uma vista direta sobre o Castelo, a Ponte e a Colina de Gellért, chegamos ao hotel a meio da tarde por isso, passadas duas horas já as luzes da Ponte e do Castelo se acendiam para iluminar as nossas almas com tamanha beleza.
No quarto esperavam-nos fruta, vinho e doces e um ambiente quente e de conforto que nos fez relaxar instantaneamente.
A cama era enorme e macia, as almofadas gigantes como eu adoro, e o ambiente moderno da decoração estava perfeitamente aliado à sofisticação e ao conforto.
Nota menos positiva para a casa de banho que era bastante pequena, pelo menos para mim, que, como sabem, tenho uma tara por esta divisão! No entanto, esta estava munida de todas as amenidades necessárias para garantir uma estadia perfeita.
Eu não disse que o quarto tinha a melhor vista da cidade?
De salientar, que como estávamos abrangidos pelo Club InterContinental, todos os dias da nossa estadia o quarto era preenchido com pequenos mimos, fossem uns deliciosos scones, frutas, ou uma maravilhosa tarte de maça acompanhada com molho de chocolate.
Restaurantes/Bares:
O hotel conta com duas opções gastronómicas, o Corso Restaurant e o Corso Bar, ambas munidas de esplanada com a melhor vista sobre a cidade (não me canso de dizer isto!).
O primeiro serve o que de melhor se encontra na gastronomia húngara combinado com técnicas atuais e criativas. É também o espaço que serve o pequeno almoço, onde pudemos provar uma enorme panóplia de iguarias, desde a charcutaria húngara aos doces e aos mais variados pratos de ovos.
Tem um ambiente descontraído com a elegância da cidade mas desprovido de pretensiosismo, ideal para refeições em família ou de negócios.
Quanto ao Corso Bar, o seu ambiente cosmopolita e o seu piano fazem as honras da casa, ideal nos fins de tarde ou à noite, para desfrutar de um bom vinho ou de um cocktail enquanto nos deliciámos com a cidade toda iluminada.
Serviços:
Não faltam os habituais de um hotel de luxo, como Room Service, Concierge, Limousine, transporte de e para o aeroporto, lavandaria, caixa de multibanco, possibilidade de trazer os animais, entre outros.
Como já referi, o InterContinental Budapeste é, por excelência, um hotel de negócios, por isso o primeiro andar apresenta 12 salas devidamente equipadas para receber entre 10 a 850 pessoas para congressos, conferências, ou casamentos e festas diversas.
Quanto ao conforto e relaxamento, o hotel também não desilude, e por isso, também no primeiro andar, temos o Spa InterContinental, constituído por piscina aquecida, sauna, banho turco, ginásio aberto 24h por dia e uma série de salas individuais onde nos é permitido experienciar tratamentos de relaxamento inspirados nas tradições húngaras dos famosos banhos termais.
Como não poderia deixar de vos relembrar (sei que o faço sempre que escrevo sobre o Grupo InterContinental!), para os clientes frequentes do grupo, o InterContinental Budapeste apresenta o Club InterContinental, com o seu agradável Club Lounge no 1º andar, com biblioteca, acesso à internet, jornais internacionais, fotocopiadora, bebidas frescas ao longo do dia, pequeno-almoço, e uma seleção de bebidas alcoólicas e petiscos ao final da tarde. Como já vos referi, em artigos anteriores sobre o grupo, por $200/ano têm acesso a este tipo de lounge, check-in e check-out privados e mais rápidos e up-grade na tipologia do quarto, em qualquer estadia nos hotéis do grupo.
Atendimento:
Apesar de ser um hotel de negócios, com a típica azáfama sempre presente, a equipa está muito bem preparada (provavelmente muito bem habituada!) e responde às nossas necessidades sem qualquer problema.
Ajudaram-nos bastante na organização do nosso roteiro da cidade, com dicas importantes, somente possíveis de dar por aqueles que melhor conhecem a cidade, e sempre com toda a disponibilidade e sorrisos presentes no rosto.
O InterContinental Budapeste é já um marco hoteleiro na cidade, sendo há três anos consecutivos galardoado com a alta distinção do World Travel Awards de Hungary´s Leading Business Hotel, e ganhou, também este ano, o Hall of Fame, dado pelo Tripadvisor por se encontrar há cinco anos consecutivos com o Certificado de Excelência.
Além de todo este mérito, é, desde 2013, um hotel com certificado Green Globe, esta é a certificação global para o turismo sustentável. A certificação é reservada apenas para empresas e organizações que estão empenhados em fazer contribuições positivas para as pessoas e para o planeta.
Por tudo isto e muito mais, e por toda a nossa experiência em Budapeste, vos posso dizer que se o vosso próximo destino for esta magnífica cidade, não percam uma estadia no InterContinental Budapeste.
InterContinental Budapeste
Quartos a partir de 85€
Apaczai Csere J.U., 12-14 – Budapeste
+36-1-3276333
budapest@ihg.com
Fotos: Flavors & Senses com a Sony A7S
Nota
Estivemos no InterContinental Budapeste a convite do Grupo IHC, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.