Experienciar um hotel que nos transmite a sua herança a sua tradição e o seu design é uma das sensações que mais privilegio.
Saber que estou num hotel em Florença, mesmo ao lado do rio Arno e da Ponte Vecchio, faz-me imensamente feliz! Saber também que esse hotel pertence a um grupo de hotéis de luxo criados pelo emblemático Salvatore Ferragamo é ainda mais entusiasmante!
Assim foi a nossa estadia no Gallery Hotel Art da Lungarno Collection.
Salvatore Ferragamo saiu de Itália aos 16 para começar a sua aventura nos EUA, algum tempo depois, já em 1927, voltou, mais propriamente a Florença, para fazer valer o seu sucesso de “shoemaker” das estrelas de Hollywood, e para levá-lo a um nível ainda mais requintado, com a tradição florentina bem presente.
Onze anos mais tarde abriu a sua primeira loja junto ao rio Arno, e foi a partir daqui que toda a inspiração se revelou para criar, junto com o renomado arquiteto Michele Bonan, os luxuosos hotéis do grupo Lungarno Collection. Hotéis com um sentido refinado de hospitalidade e personalidade, transmitindo os valores fundamentais da família Ferragamo, “compromisso, consistência e continuidade”.
O grupo possui vários hotéis, cinco em Florença (Hotel Lungarno, o Portrait Firenze, o Continental, o Lungarno Apartments e este de que vos falo hoje), um em Roma (Portrait Roma) e dois na Toscana (Villa Le Rose e Resort Baia Scarlino), além de imensos restaurantes, e experiências em iates (Nautor´s Swan Yachts).
Ficamos, então, no Gallery Hotel Art, que como o próprio nome indica é bastante dedicado à arte! Além de que mantém aquele cunho da moda e do lifestyle a cada momento, como eles mesmo se definem: “um local para ver e ser visto”.
Primeira Impressão
Que primeira impressão se pode ter dum hotel que fica praticamente em frente à Ponte Vecchio? A melhor, como é óbvio!
O Gallery Hotel Art é um hotel design de quatro estrelas em que a arte está presente em cada detalhe.
Mal chegamos, ainda antes de entrar, pudemos apreciar o ambiente cosmopolita do Fusion Bar & Restaurant.
Entramos e o Lobby da receção demostra bem a contemporaneidade do hotel, transmitida essencialmente pelas instalações ou peças de arte ali presentes numa retrospetiva da artista Simone D´auria, já desde 2013, que apenas se mantiveram até 2016. Mas outras obras e artistas se seguirão.
Assim, somos de imediato levados a olhar para estas peças, umas das quais um tributo ao maravilhoso Philippe Stark e ao seu icónico Juicy Salif.
A equipa recebeu-nos duma forma bastante descontraída mas elegante, e com simpatia tratou de forma rápida do nosso check in.
Antes de subirmos para o quarto ainda dei uma espreitadela na sala com funcionalidade de biblioteca (e sala de pequeno almoço que viria a descobrir no dia seguinte!), decoração contemporânea e mais alguns pormenores de arte brilhantes.
Quartos
Contam-se 74, e nós ficamos num Studio que mais parecia uma casa! Um quarto com 40m2 constituído por quarto, casa de banho e sala, e ainda um terraço bem acolhedor.
À semelhança do restante hotel, o quarto respirava arte em cada detalhe, com uma decoração contemporânea e bastante aconchegante.
Na casa de banho pude encontrar um dos melhores produtos ao qual já tive acesso em hotéis – a exclusiva linha Tuscan Soul de Salvatore Ferragamo (com um hidratante de lábios com o qual sonho até hoje!).
Em jeito de boas vindas estava um chocolate italiano que se revelou bastante saboroso.
Restaurantes
O Hotel conta com duas opções gastronómicas, o Fusion Bar & Restaurant, com um ambiente cosmopolita, e uma alegria contagiante que nos faz querer entrar. Serve comida Nikkei, Sushi e Cocktails, e é um espaço para descontrair enquanto provamos sabores do mundo, mais propriamente do Japão combinados com o Peru e com um toque do mediterrâneo!
O outro espaço é a Biblioteca de que vos falei há pouco. Um local elegante sem ser pretensioso, com um ambiente mais calmo que o anterior e para desfrutarmos do pequeno-almoço, ou de um chá ou snack ao longo do dia.
Além destes espaços, que se localizam mesmo dentro do hotel, os hóspedes têm a oportunidade de experimentar os outros restaurantes do grupo, como foi o nosso caso, e da nossa experiência no Caffè dell´Oro, com uma das melhores vistas da cidade, a Ponte Vecchio!
O restaurante faz parte do The Portrait Firenze, inserido no mesmo complexo de hotéis que o Gallery, pelo que a viagem entre um hotel e o outro é de parcos passos.
Aqui degustamos uma cozinha de influência bem italiana, marcada pelo ambiente e a decoração mais cosmopolitas. E para vincar isso mesmo, começamos com um ótimo e fresco cocktail à base de Vodka, Gin, Lima, pepino e gengibre.
Seguiram-se Bruschettas de cogumelos Porcinni, com burrata, pimentos e trufa, servidas com abundância e repletas daquele sabor clássico da cozinha Italiana.
E porque estávamos no tempo delas, as imperdíveis trufas brancas chegaram à mesa com uma ótima pasta. Pecaminoso!
Sem dúvida uma das melhores opções gastronómicas junto da Ponte Vecchio!
Serviços
Apesar do Gallery Art Hotel ser um quatro estrelas, o luxo não é deixado de lado em momento algum.
Além de que, o que não estiver disponível no hotel, estará certamente noutro dos hotéis do grupo que se situam muito próximos.
O Lungarno Collection oferece verdadeiras experiências para vivermos a cidade duma forma mais arrebatadora, como por exemplo Tours organizados sobre todos os passos do filme Inferno de Dan Brown, ou simplesmente tours nalguns dos museus mais importantes da cidade, como é o caso do Uffizi.
Apesar de não parecer, pode também transformar-se num verdadeiro hotel de negócios ou de eventos, e para isso nada melhor do que o espaço da Biblioteca. Para quem quiser algo ainda mais memorável, o Palazzo Capponi tem a sala certa, um espaço requintado e que traduz na perfeição a beleza do renascimento, e a apenas alguns minutos do hotel.
Atendimento
A equipa é jovem e animada, não tem pretensiosismos e é descontraída, mas em momento algum essa descontração se sobrepõe à simpatia e à atenção dada ao cliente.
O hotel transmite uma atmosfera de boa disposição, e a arte que se vai revelando em cada pormenor torna o ambiente ainda mais entusiasmante.
Os serviços correspondem praticamente a um hotel de cinco estrelas, porque quando o Gallery Hotel Art não pode dar resposta a um pedido, adapta a situação para que um dos seus “irmãos” satisfaça o desejo do cliente.
A localização é perfeita, o ambiente é cosmopolita, e a arte é a Rainha!
Outro detalhe importante sobre o atendimento é a celeridade com que resolvem problemas, e aqui entra a minha história com os meus habituais esquecimentos – Deixei um casaco no Hotel que poucas horas depois me contactou para tentarmos agilizar o envio, que recebi dias mais tarde em casa e em perfeitas condições (eu juro que não faço isto de propósito para testar a qualidade do atendimento, eu sou efetivamente esquecida!).
Efetivamente o Grupo Lungarno Collection não deixa nada ao acaso, a beleza, a atenção aos detalhes, a tradição, a arte, a história, tudo é pensado ao pormenor, e garante uma vasta seleção de opções desde o mais clássico ao mais contemporâneo, porque os viajantes não são todos iguais, e cada vez mais é necessário privilegiar a identidade de cada um.
Gallery Hotel Art – Lungarno Collection
Quartos a partir de 200€
Vicolo dell’Oro, 5 – Florença
+39 055 272 63
gallery@lungarnocollection.com
Fotos: Flavors & Senses
Nota
Estivemos no Gallery Hotel Art a convite da Lungarno Collection, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.