Osteria delle tre panche

Depois de um bem sucedido restaurante na menos turística via Pacinoti, e de uma passagem por New York para um pop up, Andrea e Vieri, os dois apaixonados por trás da Osteria delle tre panche, decidiram que era hora de abrir um segundo restaurante.

Para isso nada melhor que o centro histórico de Florença, mais ainda quando a localização é um 5ºpiso em cima da Ponte Vecchio e com vista para o Duomo. A qualidade da comida já tinham garantido no seu primeiro espaço, agora estava também garantida a localização e o ambiente.

A vista da nossa mesa

O restaurante ocupa um piso e o rooftop do clássico hotel Hermitage, dispondo de uma sala clássica, dominada pela madeira e o feeling de um velho club inglês, repleto de patine e identidade. Mas o seu segredo é mesmo o rooftop, com uma vista de quase 360º num ambiente intimista e informal, onde tivemos a felicidade de almoçar.

O Osteria delle tre Panche sempre foi reconhecido pelo seu trabalho com trufas, pelo que em plena estação da trufa branca não poderíamos deixar de seguir as sugestões com este produto tão singular.

Polenta Frita, ragù de lebre
Começamos bem, com uma polenta bem crocante no exterior mas de interior húmido, coberta com ragù de lebre, cozinhado por várias horas a fogo lento, criando nuances de sabor bem distintas de um ragù comum. É sempre uma agradável surpresa descobrir os vários “molhos” que os toscanos vão criando a partir das várias carnes de caça.

Foie gras de Chianti, tostas e mostardas
De foie apenas o nome, o que servem é mesmo o clássico pâté toscano à base de fígado de aves, aqui preparado de forma exímia. Textura e sabor irrepreensíveis, especialmente quando provado com algumas das “mostardas” que o acompanhavam.

Com este prato bebeu-se Livio Felluga Sharis, um branco de Friuli que combina elegância e complexidade através do blend de Chardonnay com a casta nativa Ribolla Gialla. Um vinho que acompanhou particularmente bem o prato de fígado.

Tagliolini e Trufa Branca
Num restaurante reconhecido pelas suas propostas à base de trufa e estando nós em pleno pico da trufa branca, não poderíamos deixar de abraçar esses mesmos pratos. Começamos com um tagliolini bem preparado com manteiga e, claro, o inolvidável aroma da Trufa que nos estimula todos os sentidos.  Foi o prato perfeito para uma primeira refeição em Itália!

A harmonizar esteve um Girolamo de Castelo di Bossi, um 100% merlot cujo estágio prolongado lhe deu nuances e delicadeza capazes de acompanhar o prato.

Tártaro de Vaca, gema de ovo e trufa branca
Um clássico ao estilo italiano, em que a carne leva menos complementos que na versão francesa, mas onde se destaca obviamente o sabor da carne e o aroma sempre espetacular da trufa. Um pouco mais de sal e teria subido uns patamares de sabor.

Ao copo chegou um mais robusto Corbaia, também ele do produtor Castello di Bossi, aqui sim com um blend mais tradicional de Sangiovese e Cabernet Sauvignon. Um Super Toscano de corpo firme e equilibrado cujas notas de fruta vermelha madura e a acidez funcionaram bem com o prato.

Não deixamos espaço para a sobremesa, mas reza a lenda que o seu cheesecake é apreciado e louvado além fronteiras.

O serviço decorreu de forma diligente, com simplicidade mas sempre assertivo, principalmente no acompanhamento e serviço feito pela sua sommelier.

Considerações Finais
A Osteria delle tre panche é já um clássico bem instituído da cidade, visitado por locais e turistas em busca dos autênticos sabores toscanos. O espaço no centro histórico combina uma localização idílica com uma decoração sóbria e intemporal que servirá todos os gostos sem qualquer problema, especialmente aqueles que, como nós, tenham o privilégio de ficarem voltados para a obra-prima de Brunelleschi. Se procuram um restaurante tipicamente Florentino, e se em particular têm interesse em descobrir e provar pratos à base de trufa, então este poderá ser um espaço para vocês. Nós voltávamos hoje!

 

Preços a partir de 45€ (sem vinhos)
Roof Hotel Hermitage | Vicolo Marzio, 1 – Florença

Fotos: Flavors & Senses
Textos: João Oliveira
1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.