É ponto comum que um pouco por todo lado, seja Nova Iorque, Lisboa ou Porto existem espaços que tentam arduamente recriar o espírito de um autêntico restaurante italiano. Muitas vezes estes espaços servem boa comida, nada contra, mas normalmente falham a tentativa de recriar o ambiente que se vive num verdadeiro restaurante italiano.
Em sua defesa diria que é impossível recriar e modernizar uma certa patina que torna os ristorantes e as trattorias das cidades italianas. Do cheiro à disposição das mesas, dos sabores aos mestres do serviço, que parecem ter nascido dentro de alguns espaços, passando, claro, aos clientes habituais que se tornam parte da história e vida do espaço.
Isto é o que sentimos a cada visita que fazemos ao Trattoria Cammillo. Aberto desde 1945, é, apesar do nome, um autêntico restaurante Toscano, localizado no bairro de Oltrano – literalmente, o outro lado do Arno – em Florença.
Na família há gerações, os comandos estão hoje na mão da neta do fundador, Chiara Masiero que se divide com paixão entre as mesas e os fogões. E se é de família que se fala nestes restaurantes, um dos melhores aspectos deste clássico Florentino, é a cada ano entrarmos e reconhecermos os rostos e as pessoas que por lá trabalham, mais velhos é certo, mas sempre com o mesmo sorriso, diversão e eficácia.
A carta mostra a essência da cozinha Toscana, num sem fim de pratos que apetecem provar, mudando consoante o mercado, a estação e, claro, a vontade de quem o comanda. Mas como em conjunto vencedor não se mexe, existem sempre pratos icónicos do restaurante que vão perdurando no tempo.
Na mesa aguardam-nos os aborrecidos grissini de pacote aos quais se juntou rapidamente um bom azeite de produção própria e o pão toscano (infelizmente sempre sem sal). Escolhas feitas, surgem rapidamente na mesa umas lindíssimas Flores de courgette fritas – sem recheio, sem excesso de óleo e uma polme fina que rivaliza com as melhores tempuras japonesas. Uma entrada viciante à qual se juntou um não menos interessante e aditivo Prosciutto toscano.
Ravioli de Peixe, açafrão
Seguindo uma sugestão do dia, começamos com uns raviolis de peixe branco com um leve e fragrante molho de açafrão. Sabor delicado, textura irrepreensível e nota alta para o primeiro prato de pasta.
Tagliatelle, nata, prosciutto e ervilhas
Parece um prato meio americano meio de cozinha caseira, mas o certo é que é um dos ícones do Cammillo, onde estranhamente tudo bate certo: do ponto de cozedura da pasta fresca à untuosidade do molho, a doçura e o salgado. É pedido obrigatório!
Papperdelle com ragù de pombo
Obrigatório, quando há, é também este ragù de pombo a envolver um pappardelle fresco. Rico, confortável e repleto de sabor. Pura finesse gastronómica.
Costeleta de Vitela à Milanesa
Um habitué da cozinha italiana com uma costeleta fina e bem frita, tenra e suculenta, bem acompanhada pela frescura da rúcula e do tomate.
Scallopine de vitela ao Marsala, batatas fritas
Outro habitué das cartas italianas, o scallopine são bifes de vitela finos e tenros preparados, neste caso, com ótimo molho de vinho Marsala. A acompanhar, estiveram umas secas, estaladiças e saborosas chips de batata.
Tiramisù
Tiramisù delicado, de creme repleto de sabor a marcar bem a qualidade do mascarpone, sem excessos de doçura ou café. Muito bom!
Bebeu-se um Riecine Chianti Clássico de 2021, elegante, muito preciso na fruta e delicado no palato funcionando muito bem com a refeição.
Sobre o serviço não há muito mais a dizer – profissional, informal, conhecedor e apaixonado pelo ofício, algo raro nos dias de hoje…
Considerações Finais
Não é à toa que é considerado uma instituição da cidade, e que nas suas mesas encontramos uma mistura de clientes locais, quase diários, e turistas informados. Uma visita ao Cammilo é uma viagem pela simplicidade (nem sempre simples) e pelo sabor da cozinha toscana mais autêntica, que nos conforta e nos faz sentir em casa como aqueles sítios que visitamos há anos, onde nos fazem vontades e tratamos a equipa por tu. Por isso sim, se querem um local despretensioso e verdadeiro o Camilo será o vosso porto de abrigo em Florença – É o nosso há vários anos e fomos sempre felizes!
Borgo S. Jacopo, 57/r, 50125 – Florença
+39 055 212 427