Este ano os prémios “Flavors and Senses – Os Melhores Para…” estiveram de regresso, depois de uma pausa e uma reflexão em 2018, 2019 marcou a sua 6a edição e, como qualquer criança, soube manter o seu processo de crescimento, 1º associando-se à edição de estreia da PORTO FOOD WEEK, mas também por continuar a melhorar a sua oferta em termos de categorias e novos prémios. Este ano deu-se a divisão da categoria RESTAURANTE ESPECIALIZADO, a partir da qual nasceram os prémios COZINHA INTERNACIONAL e RESTAURANTE DE PRODUTO, assim como as novas categorias CASUAL FINE DINING, e o prémio especial para celebrar o melhor da pastelaria – CHEFE PASTELEIRO DO ANO. Uma alteração que visa dar protagonismo a mais espaços e a mais trabalhos de valor que merecem também eles ser reconhecidos pela excelência do seu trabalho.
A escolha dos nomeados é feita depois de muito debate entre a nossa equipa, depois de avaliarmos a média de uma primeira escolha onde consultamos um restrito grupo de pessoas, desde simples comensais a chefes, bloggers e jornalistas, e finalizada por nós com todo o cuidado e dedicação, pelo que acreditamos que todos os 5 nomeados merecem um destaque especial e que cada um deles seria um justo vencedor na respetiva categoria.
Mas, como em todos os prémios, tem de existir sempre um vencedor e para isso recorremos uma vez mais a um alargado leque de votantes, este ano com um número recorde de participantes, cerca de 140 pessoas, entre empresários, jornalistas, críticos, bloggers, chefes, produtores de vinho e gastrónomos de reconhecido valor.
Este ano o cenário idílico do HOTEL PESTANA PALÁCIO DO FREIXO foi o local escolhido para um animado final de tarde, em que após o fórum PENSAR COZINHA, conseguimos reunir na sua essência o fantástico cenário gastronómico nortenho, dos restaurantes mais clássicos e tradicionais aos chefes com estrela Michelin.
Um ambiente descontraído, de diversão e convívio que deixou bem patente o dinamismo que se vive atualmente na região. Para abrir as “hostilidades” nada como o animado fado de Helena Sarmento, ou não estivéssemos nós aqui para celebrar também Portugal. Seguindo a ideia de manter as animosidades e o espírito “livre” valeram os vinhos da NIEPOORT, sempre irreverentes e irrequietos, apresentando aqui algumas das suas propostas além Douro e além ideias pré-formatadas sobre Vinho. Nat’Cool, Gonçalves Faria, Wanna Bi e Dão Touriga Nacional levaram-nos numa viagem vínica pelos vinhos Nortenhos da empresa.
Desta vez, e graças ao generoso chefe Tony Salgado, os produtos já habituais da BÍSARO, como o presunto com 30 meses de cura com direito a corte manual, o delicioso pão artesanal de Trás-os-Montes, ganharam nova vida através de menu elaborado especialmente para o evento, onde não faltou também o fantástico bacalhau e o polvo da BRAMAR e o final sempre feliz, com os Pudins Abade Priscos da DOÇARIA CRUZ DE PEDRA.
Destaque para o apoio incondicional da RIEDEL que ano após ano surpreende com os seus copos (da linha Sommelier) e decanters de assinatura (verdadeiras obras de arte) que presenteiam os vencedores. Este ano os prémios contaram também com o apoio da ZOMATO, que patrocinou a categoria Trendy, ou não fosse a sua intenção mostrar o que está na moda e o que de melhor se faz na gastronomia.
Este ano o evento não seria possível sem o patrocínio da BELO INOX, a elegante marca de cutelaria 100% portuguesa, que se aliou a nós para abrilhantar o evento e proporcionar grandes surpresas a alguns dos nossos vencedores.
Finalizado na perfeição, o sempre irrepreensível design da ALEJANDRA e as impressões da QUÍMICO DIGITAL.
Deixo-vos aqui mais uma vez os vídeos de todos os nomeados em cada categoria, e os respetivos Vencedores:
Loja GASTRONÓMICA
Vencedor : QUEIJARIA DO ALMADA
Restaurante BEIRAS
Vencedor : MUGASA
Restaurante TRÁS-OS-MONTES
Vencedor : RESTAURANTE G POUSADA
Restaurante MINHO
Vencedor : A COZINHA POR ANTÓNIO LOUREIRO
Restaurante de PARTILHA
Vencedor :MITO
Restaurante TRADICIONAL
Vencedor : ADEGA S. NICOLAU
Restaurante TRENDY
Vencedor :ROMANDO PRIVÉ
Restaurante ESPECIALIZADO – COZINHA INTERNACIONAL
Vencedor : ICHIBAN
Restaurante ESPECIALIZADO – PRODUTO
Vencedor : FAVA TONKA
Serviço de VINHOS
Vencedor : THE YEATMAN
Serviço de SALA
Vencedor : O PAPARICO
Restaurante CASUAL FINE DINING
Vencedor : ALMEJA
Restaurante de AUTOR
Vencedor : EUSKALDUNA
Restaurante REVELAÇÃO
Vencedor :ALMEJA
Empresário do Ano
Vencedor :RICARDO RODRIGUES
Chefe a Seguir
Vencedor :NUNO CASTRO
Chefe Pasteleiro do Ano
Vencedor :FÁBIO QUIRAZ
Chefe do Ano
Vencedor :VASCO COELHO SANTOS
Restaurante do Ano
Vencedor : EUSKALDUNA
Para finalizar queria agradecer aos restantes elementos da equipa do Pestana Palácio do Freixo, da Intermagazine/Edições do Gosto e ao Tiago Lessa pelos fantásticos vídeos e toda a fotografia, e claro, a todos os presentes e a todas as pessoas que direta ou indiretamente tornaram este evento possível.