Taberna do Mercado

 A cozinha da Taberna do Mercado

A Taberna do Mercado é provavelmente o restaurante “estrangeiro” mais falado em Portugal no último ano. Primeiro por ser um restaurante de comida portuguesa em Londres e com assinatura de Nuno Mendes e em segundo lugar graças ao artigo de Giles Coren, um crítico em declínio que decidiu usar Portugal, Nuno Mendes e a Taberna para se promover, e no final conseguiu exatamente o resultado contrário.

Mas falemos do que realmente importa, localizado no Spitalfields Market, em East London (uma região bem especial para Nuno Mendes), a Taberna do Mercado promete logo à entrada “Comida, Vinho e Petiscos” pelo que podíamos perfeitamente estar algures na baixa do Porto ou no Bairro Alto em Lisboa.

A decoração, essa transporta-nos para um ambiente industrial, moderno e cozy, numa boa adaptação do conceito de taberna para o vibrante ambiente de East London. Não Faltam detalhes portugueses, desde a louça Vista Alegre, aos vinhos, sem esquecer a imprescindível Super Bock ou a Água das Pedras!

António Galapito 

Nuno Mendes, que se mantêm no Chiltern Firehouse, entregou os comandos da Taberna a António Galapito, que o acompanhou desde a sua estreia em Londres com o Bacchus, tendo depois passado por outras das mais influentes casas de bem comer londrinas. A Carta foi concebida para que todos os pratos sejam partilhados, dos snacks, aos queijos e fumeiro português (destaque para o Cachaço da Bísaro que é presença obrigatória no meu frigorifico durante todo o ano), sem esquecer as conservas caseiras, os pratos, as sandwiches  e claro, as sobremesas.

Rissóis de Camarão (£5)

Quando a comida surge na mesa esquecemos por completo a ideia de que poderíamos estar em Lisboa ou Porto. Estamos em Londres, e o receituário português está na mão de um “bom lunático” cuja irreverência e ousadia se sente a cada dentada. Prova disso são estes aparentemente simples rissóis, provavelmente os melhores que degustei até hoje ( e sim já foram muitos). Massa bem frita e crocante, recheio elegante com uma boa bisque de sabor delicado e recheio certeiro. Perfeitos!

Conservas caseiras – Cavala e sofrito de tomate (£5) / Vieiras nozes e manteiga (£7)

Nas conservas é ainda mais evidente a marca de Nuno Mendes, preparadas em sous vide de forma a que todos os sabores se integrem, sem perderem as texturas delicadas. Cavala e tomate é uma preparação clássica, cuja suntuosidade do molho e a textura e sabor do peixe se destacaram, principalmente quando acompanhadas pelo delicioso sourdough da Taberna (que belo pão!). As vieiras, deliciosas e com a textura certa, beneficiaram da conjugação de notas cítricas com o picante leve do queijo e a estrutura dos frutos secos dada pelas nozes e a manteiga ligeiramente queimada. É favor enviarem as receitas para uma das principais conserveiras nacionais!

Ovos, queijo Terrincho,  batata ratte e couve (£8)

Podiam ser os ovos rotos espanhóis, mas não são, são sim uma deliciosa combinação de sabores e texturas, onde a cremosidade conseguida com os ovos e o queijo terrincho se envolve na perfeição com a delicadeza da batata ratte e o crocante da couve. Comida de conforto, simples e criativa como se espera de uma versão 2.0 de uma Taberna.

Prego, pasta de camarão e azedas (£9)

Prego em bolo do caco, com o bife fatiado e no ponto, boa adição da pasta de camarão e das azedas, embora eu não consiga abdicar da mostarda na altura de comer um prego (servida à parte). Foi o menos surpreendente e interessante  dos pratos, mas é um prego bom e bem conseguido, não é suposto surpreender ninguém (ou pelo menos nenhum português).

Pão de ló, azeite e flor de sal (£12)

Para terminar, já passei alguns bons momentos em torno de um pão de ló de Ovar ou de Alfeizerão, mas poucos, ou provavelmente nenhum me deu tanto prazer como este. Doce na medida certa, húmido no ponto, e a adição do azeite e da flor de sal deu-lhe um kick fantástico.

O serviço é descontraído e despretensioso, cuidado no trato numa mescla cultural que anda entre o Português moderno e o inglês liberal. Quem precisar de ir ao Wc pode sempre passar algum tempo sentado dentro da própria cozinha, vendo in loco todo o desenrolar da refeição.

Considerações Finais
Não há muito a dizer sobre a cozinha de Nuno Mendes que não tenha já sido dito. Óbvio que aqui não se vive a alta cozinha que lhe valeu uma estrela Michelin e um lugar entre os melhores restaurantes do mundo com o Viajante, nem é isso que se pretende. O bonito de ver, e saborear é a forma como essa irreverência e criatividade, que fazem de Nuno Mendes uma figura singular, se mesclaram com as mais simples tradicões gastronómicas portuguesas! Dos rissóis aos pregos, passando pelos pezinhos de coentrada ou o pão de ló. Tudo é invariavelmente português mas tudo é também Londrino e cosmopolita, e essa é a magia de Nuno Mendes, que outros terão de copiar e recriar para ajudar a comida Portuguesa a se exibir lá fora.

Sem dúvida, um restaurante português que faz falta a Portugal!

Taberna do Mercado
Old Spitalfields Market – Londres
+ 44 (0)207 375 0649
info@tabernamercado.co.uk

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.