Bem no coração do Marais, próximo do museu Picasso, está a maison Jacques Genin, ou como quem diz a pâtissserie com o mestre mais cool de todos. Se Pierre Hermé é inegavelmente o mais famoso pasteleiro do mundo, o monsieur Genin é o mais amado entre os aficionados da alta pastelaria, eu sou um desses casos. Este auto-didacta francês começou a tornar-se famoso pelos seus chocolates (é certamente um dos melhores chocolatiers de Paris, juntamente com Patrick Roger e Jean Paul Hevin) e pelos seus caramelos, que se espalhavam pelos melhores hotéis e restaurantes de Paris.
Mais Tarde celebrizou-se por ganhar várias vezes consecutivas o titulo de melhor tarte de limão de Paris, quem conhece os parisienses sabe a sua paixão por este pequeno delito. Com a abertura da sua loja no Marais, Genin deu asas à sua criatividade e a sua fama foi crescendo ao mesmo tempo que a qualidade do seu trabalho subia de dia para dia. Genin tem vindo ao longo dos anos a elevar a fasquia para todos os grandes mestres pasteleiros de Paris, porque se é verdade que todas as lojas tem especialidades arrojadas e arrebatadoras, é nesta casa da rue Turenne que os clássicos parecem ter sido inventados e reinventados tal é a sua qualidade.
Normalmente as principais casas de Paris são muito boas numa determinada área, mas o trabalho de JG vai muito para além de uma delas, como já disse, é impossível passarem ao lado dos seus chocolates, pâtes de fruit e dos seus caramelos que são considerados verdadeiras obras-primas. No que a pastelaria diz respeito, Genin tem obras emblemáticas, os seus mil-folhas são sempre preparados na hora, a sua tarte de limão é de longe a melhor de Paris e arredores, a sua tarte de chocolate, o seu Saint-Honoré e os seus flans parisienses.
A loja de design moderno e minimalista conta ainda com simpático salão de chá onde poderão provar as iguarias de Genin por um preço ligeiramente superior ao da loja (não menos importante, não sendo barato, a casa Genin é das que pratica melhores preços entre as pastelarias de luxo). O atendimento tem o selo de qualidade francês, profissional, elegante e muito, muito bem formado. Esta localização é a única de Jacques Genin, as suas criações apenas poderão ser apreciadas nesta loja, isto permite que as suas obras não conheçam o interior de uma caixa ou de uma carrinha.
Para final fica a amostra daquele que é certamente o melhor eclair de chocolate do mundo, um creme rico, com mais chocolate que açúcar, uma massa para a qual não tenho muitas palavras, uma textura sublime e uma boa cobertura de chocolate caramelizado que nos fazem atingir o nirvana mais facilmente do que qualquer meditação ou droga.
Se visitarem Paris, por favor não deixem de visitar esta casa, tornará a vossa viagem numa experiência ainda mais feliz pois existe um mundo antes de Genin e um mundo depois de Genin.
Jacques Genin
133, rue de Turenne
75003 Paris
Ps: já disse que a tarte de limão não tem igual?