Decorreu ontem em Londres a entrega dos prémios para os melhores restaurantes do Mundo. O Ranking, por si só, segue e dita tendências gastronómicas, pelo que a presença entre os melhores é, não só, um galardoar dos seus cozinheiros mas também uma garantia de que muitas reservas surgirão durante o ano seguinte.
Este ano, e enquanto todos, ou quase todos, esperavam a continuidade dos irmãos Roca no 1º Lugar ( El Cellar de Can Roca), eis que o título lhes foge para as mãos de René Redzepi, vontado ao Noma, que já havia vencido entre 2010 e 2012.
Já no que diz respeito a Portugal, mantêm-se com um representante, o Vila Joya consegue este ano a sua maior subida no ranking, passando a ocupar o 22º Lugar. Mostrando assim que a cozinha de Dieter Koschina e Matteo Ferrantino, vive o seu melhor momento.
A Espanha continua a liderar o Ranking com 7 presenças, sendo as descidas do Mugaritz (ocupa agora o 6ºlugar) e de Quique Dacosta, as principais derrotas do País Vizinho.
A selfie Espanhola, com Quique Dacosta, Joan Roca e Andoni Luis Anduriz
Os 10 Melhores:
1 – Noma – Dinamarca
2 – EL Cellar De Can Roca – Espanha
3 – Osteria Francescana – Itália
4 – Eleven Madison Park – USA
5 – Dinner by Heston Blumenthal – Inglaterra
6 – Mugaritz – Espanha
7 – D.O.M. – Brasil
8 – Arzak – Espanha
9 – Alinea – USA
10 – The Ledbury – Inglaterra
Para conhecer a lista completa.
Foram ainda galardoados, individualmente, Alex Atala (Escolha dos Chefs), Jordi Roca ( Melhor Chef de Pastelaria), Fergus Henderson (prémio de carreira), Helena Rizzo ( Melhor Chef Feminina ), que já havia sido referido anteriormente, o Saison ( restaurante a seguir), Central ( maior subida no ranking, ocupa agora o 15º lugar) e o Gaggan ( restaurante em Bangkok que conseguiu a maior entrada direta, passando a ocupar o 17º lugar).
Fotos retiradas daqui.