Como todos os apreciadores de cozinha, para mim, o acto de procurar, de ver e de escolher os ingredientes é um momento de fascínio e relax, um momento em que me passam pela cabeça novos pratos, lembranças e desejos. Nisto os mercados estão para os cozinheiros como as paisagens transmontanas estavam para a escrita de Miguel Torga, ou seja, são a inspiração.
Para um chef é bom dizer que apenas escolhe e serve o melhor que o mercado lhe ofereceu naquele dia, para um cliente é satisfatória a preocupação, para uma dona de casa é preciso gerir a bolsa, a qualidade e a quantidade, para um jovem aventureiro é a dificuldade de escolha perante tamanha oferta. Paul Bocuse, chef maior da famosa cozinha francesa, atribuiu ao mercado o titulo da sua bíblia de culinária Cuisine du Marché. O Porto transpira toda a sua cultura no mercado do Bolhão. Barcelona, bem, Barcelona tem La Boqueria…
Situado no centro de Las Ramblas, o mercado existe desde 1840, é um local extremamente procurado, desde o chef da esquina, ao normal residente sem esquecer o turista. Em La Boqueria podem encontrar de tudo, desde os melhores peixes e mariscos da costa catalã, aos melhores cogumelos, pão, todo o tipo de enchidos, chocolates, as frutas mais exóticas e claro pequenos bares de tapas. Perguntar-se-ão sobre preços, neste campo devo dizer que se o mercado fosse em Portugal garantidamente comeria mais marisco, mais fruta tropical e mais cogumelos selvagens, só para dar uma ideia.
Para quem visita a cidade, este é um local obrigatório, para quem faz “turismo de comida” este será a vossa sagrada família. Aqui os turistas podem e devem adquirir alguns produtos (sandes, saladas de fruta, sumos naturais, enchidos) que certamente os alimentarão melhor que o café da esquina ou o mini-bar do quarto de hotel, e garantidamente muito mais em conta.
Quando visitam o mercado, como em qualquer local lotado de gente, os turistas devem ter especial cuidado com os carteiristas e os seus truques de magia.
A mim restam-me as memórias e o sonho de ter um mercado assim perto de casa em vez de 4 grandes superfícies.
La Boqueria
Rambla, 91
Horário: 9h – 20h30 (mas evitem ir muito tarde, pois muitos dos vendedores fecham cedo).