Florença, com a sua riquíssima herança histórica, moldou-se no tempo e tornou-se num cenário encantador que atrai viajantes de todas as latitudes. Berço de correntes artísticas, famílias famosas, artistas e de incontornáveis cocktails como o Negroni, Florença tem vários mundos para oferecer. Um desses é exatamente o da cocktelaria, com um alargado leque de bares de renome, criações de autor e claro um grande respeito pelos clássicos e pelos espirituosos italianos.
Bem no coração desta fascinante cidade está, o Atrium Bar, o emblemático bar do Four Seasons Florença que se destaca como um oásis de elegância e hospitalidade.
Ao passarmos as portadas do hotel somos convidados a entrar noutro mundo – um mundo repleto de histórias de príncipes e princesas, de elegância e de um casamento perfeito entre sofisticação e classismo (do bom!). Instalados no Atrium Bar, os visitantes são imediatamente imerso numa atmosfera única, desde a iluminação, aos materiais e tecidos luxuosos ao pianista, sempre com um serviço de apurado detalhe, onde nada é deixado ao acaso. Este refúgio luxuoso oferece uma experiência única, especialmente concebida para agradar e surpreender com as suas criações sensoriais.
A extensa oferta de bebidas criadas por Edoardo Sandri e a sua equipa no Atrium Bar reflete a dedicação à qualidade e ao apuro técnico. Desde clássicos impecavelmente executados -como a irrepreensível Tommy’s Margarita preparada com Mezcal -até criações exclusivas e meticulosamente elaborados.
O último menu inspira-se em várias figuras históricas que frequentaram o palácio, desde Bartolomeo Scala, o seu primeiro residente, até ao próprio bartender Edoardo Sandri.

Como não poderia deixar de ser, prestam também homenagem ao Negroni, com uma carta exclusiva onde apresentam 4 variações do cocktail florentino, às quais não pude resistir. Primeiro um “White Negroni” apelidado de Retro e composto por Bitter Campari que foi destilado novamente, perdendo assim a sua cor, Vermute Mancino Ambrato, Licor Plamb e licor de Gentiana, Suze,envelhecido posteriormente em Ânfora.
Elegante, refinado e com notas citrícas e herbais bem expressivas sem o excesso de doçura que poderia ser expectável.

Seguiu-se uma proposta mais moderna e ousada nas combinações, o Vanguard, com Mezcal Sete Misterios Doba Yej, Campari Cask Tales, Alkermes Santa Maria Novella e Verjus levando por cima um crocante e caviar de plâncton.

Delicado, fresco, punjante mas equilibrado a terminar muito bem com o toque salino.
Provou-se ainda o Vintage, preparado a partir da receita clássica com a combinação de Bomby Sapphire Gin, vermute Mancino Amaranto, Martini Bitter Riserva e licor de Laranja Lunae. Esta combinação realça as notas de laranja típicas do cocktail, resultando
This combination brought out the orange notes of the cocktail and resulted in a very smooth and enjoyable drink.
Numa próxima visita aproveitaremos certamente para folhear também a proposta de cozinha, com clássicos italianos interpretados por Paolo Lavezzini, o chef estrelado do Il Palagio.
Uma experiência perfeita?
Entrem neste reino encantado e deixem-se levar pela sua magia, falamos depois!
Cocktails a partir de 20€
Four Seasons Florença
Borgo Pinti, 99 – Florença