Gucci Giardino 25

Inaspettato – Cachaça infusionada com Manjericão, licor e figo, baunilha, soja, pimenta preta e chá preto

Em 2022 descobri por acaso, entre pesquisas no youtube, um video da mixologista Martina Bonci a preparar dois cocktails de assinatura que me despertaram o interesse. Foi o meu primeiro contacto com este Gucci Giardino 25, que acabara de abrir. Poucos meses depois voltamos a Florença e, obviamente, o bar debruçado sobre a belíssima Piazza della Signoria, estava no topo da nossa lista de prioridades.

O bar faz parte do Gucci Garden, o espaço criativo e multicultural da icónica marca, que abriga, não só um bar, como também com uma loja, um museu e o restaurante estrelado Gucci Osteria.

A decoração respeita a imagem da histórica florista que ali existiu e combina a atmosfera fiorentina com a identidade da marca, resultando numa espécie de café toscano com feeling de bistrot.

O Gucci Giardino 25 vive não só essa dualidade de ambiente mas também uma de identidade, sendo um espaço  que se abre à cidade ao longo de todo o dia, passando pelos Cafés e o pequeno-almoço, o chá das 5, até que, claro, as noites se transformam em animados eventos por onde passam quer fashionistas quer entusiastas da cocktelaria.

A carta reflete isso mesmo, com propostas que vão variando ao longo do dia, entre pastelaria italiana, pastas e os melhores cortes de charcutaria selecionados com a garantia de Massimo Bottura e da sua Gucci Osteria.

Mémoire di Negroni – gin, vermute branco, Luxardo bitter bianco, yuzu sake, bitter de toranja

Como mencionei anteriormente, o Bar é liderado por Martina Bonci, cuja assinatura é facilmente encontrada ao longo do menu. Os seus Cocktails são como verdadeiras e coloridas obras de arte, repletas de identidade, cores vibrantes, sabores equilibrados e frescos com várias camadas, servidos em copos elegantemente minimalistas.

Elisir D’Elicriso – um cocktail especial, feito em parceria com Giorgio Bargiani do The Connaught Bar

Apesar da sua curta vida, o Giardino 25 tem reunido aplausos um pouco por todo o lado, dos apreciadores, aos críticos, passando por guias e premiações que Martina e a sua equipa têm recebido, como a posição nº50 no Top 500 Bars ou o recente 50Best Discovery (aqui entre nós, e fazendo justiça à qualidade da sua oferta, bem que mereciam figurar entre os premiados do 50Best bars).

Ricordo della nonna – bulleit com infusão de castanhas, manteiga de amendoim, licor de pera e amaretto Adriatico

Entre os diversos cocktails provados nas nossas visitas há dois clássicos que sempre me conquistam: o Mémoire di Negroni e o Chi Si Ferma è Perduto, o primeiro sendo obviamente um riff do icónico cocktail florentino, incorporando inclusivamente a cor da cidade e o segundo, como uma versão melhorada e refinada de uma Spicy Margarita.

Chi Si Ferma è Perduto – Casamigos, Italicus, Ancho Reyes verde, menta e limão

Apesar destes dois amores que se tornam imprescindíveis a cada regresso, nesta última visita fomos surpreendidos por algumas criações inovadoras da nova carta, como por exemplo o fantástico Inaspettato que combina uma pouco usual Cachaça (nos bares italianos obviamente)  infusionada com Manjericão, licor e figo, baunilha, soja, pimenta preta e chá preto que era depois servido com finas fatias de Parmigiano Reggiano. Um cocktail que nos proporcionou uma explosão de sabores umami, com todo o tipo de notas doces e salgadas enriquecido ainda mais quando provado com o queijo. Um verdadeiro Pairing!

Let’s play dirty – Tanqueray Ten, Noilly Prat, pimenta preta e salmoura

Poucas coisas me desanimam mais do que um bar cuja sua equipa não incorpore o verdadeiro espírito e arte de estar atrás do balcão. Mais do que mixologia, química e até um pouco de alta cozinha, o bartender é um ouvinte, um comunicador nato e, claro, um mestre hospitaleiro. Isso é o que nos faz voltar ao Gucci Giardino 25, uma equipa jovem que sabe enfrentar os desafios (incluindo uma exigente cliente de 3 anos!), que sorri, conversa, sugere e compreende os gostos dos clientes.

O que dizer quando a cocktails de assinatura elegantes e surpreendentes se junta o verdadeiro sentido de hospitalidade?

a cliente mais difícil aprovou o seu mocktail

Que venham muitas mais viagens a florença e a este Gucci Giardino 25.

Preços a partir de 19€
Piazza della Signoria, 37r – Florença

Fotos: Flavors & Senses
Textos: João Oliveira
Ainda sem comentários.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.