Zuma Dubai

Trendy, trendy, Trendy ! Muitos são os restaurantes onde “ver e ser visto” são palavras de ordem, no entanto, poucos ou nenhum conseguem levar e manter um padrão de alto nível como o Zuma – são mais de 10 restaurantes espalhados pelo mundo, milhares de clientes, milhares de pratos e um padrão sempre relativamente elevado.

No meio de tudo isto o Zuma Dubai é o porta estandarte do grupo fundado em 2002 por Reiner Becker e Arjun Waney, pelo que não poderíamos deixar de o visitar na nossa primeira visita ao Dubai. Um feito ninguém tira a este Zuma, conseguir ser durante mais de 10 anos o restaurante mais badalado e celebrado do Dubai e é um feito de grande valor! Especialmente numa cidade onde tudo acontece e onde não param de abrir novas cadeias e restaurantes de elevado nível.

Conseguir mesa não é tarefa fácil, mas um bom concierge é meio caminho andado e lá nos conseguiram encaixar na primeira hora do almoço! Chegamos 5 minutos antes da abertura e pudemos acompanhar à distância o briefing de toda a equipa, num misto de exigência com sessão de motivação e energia, rapidamente cada elemento recolheu à sua posição e fomos prontamente acompanhados à mesa.

O espaço, dividido em diferentes patamares, vive da luz natural e de uma decoração cosmopolita onde impera o conforto e os longos balcões onde podemos acompanhar o trabalho, quer na Robata quer no Sushi bar.

Confortavelmente instalados e atendidos de forma célere e exímia, começamos pelos cocktails como não poderia deixar de ser, ou não fosse o bar um dos pontos fortes do restaurante.

Rikka Tonic

Usuzukuri de hamachi, ponzu e óleo de trufa

O prato mais celebrizado, e simultaneamente o mais copiado do Zuma – finas fatias de Hamachi cobertas cm molho ponzu, preparado com óleo de trufa. Ao contrário daquilo que normalmente provamos nas “cópias”, aqui o aroma falso do óleo não se sobrepõe a nada, deixando brilhar o peixe e a frescura do ponzu, dando-lhe apenas um pouco mais complexidade.

Vieiras, Umeboshi e mentaiko
Vieiras de Hokkaido preparadas na Robata, servidas no ponto com um pouco de umeboshi e ovas de mentaiko. Saboroso e delicado!

Karaage de frango
Coxas de frango desossadas, panadas e fritas com um molho levemente picante. Petisco bem conseguido, da textura à suculência e sabor. Viciante!

Geshi smash
Geshi smash

Sashimi
Fatias de diferentes peixes, com destaque para a apresentação e para a qualidade do atum. Peixe bem cortado mas sem se revelar surpreendente.

 Nigiri premium
Uma seleção dos melhores nigiris criados no restaurante, com destaque para o toro de atum com ouriço, o camarão com trufa de verão, a enguia preparada na casa e, claro, o wasabi fresco, e verdadeiro, que – para quem nunca o provou – faz toda, mas toda a diferença! Arroz no ponto e peixe bem cortado.

Mais cocktails – eu nem queria!
Mais cocktails – eu nem queria!

Souflé de Maracujá, Geleado de sesámo
Souflé preparado com mestria, interior quente e cremoso, a contrastar  muito bem com a temperatura e o sabor do gelado. Um final delicado e saboroso!

O serviço decorreu de forma exímia, das recomendações à mise en scène tudo funcionou de forma célere e com uma boa disposição contagiante, especialmente se tivermos em conta o número de clientes que atendem diariamente.

Considerações Finais
O Zuma é há mais de 10 anos o restaurante mais concorrido do Dubai, tornando-se quase num ritual para os expatriados que por lá vão passando. Ser trendy e hype é nos dias de hoje algo relativamente fácil de conseguir, haja algum bom gosto e muito dinheiro para investir, o difícil é conseguir isso tudo com recurso a produto de boa qualidade, e uma consistência muito acima da média, quer no serviço quer na comida.

É certo que está longe de ser inesquecível, ou uma experiência única para comensais experientes, especialmente quando temos em conta os preços praticados, no entanto, toda a experiência é de alto nível e tornou-se quase numa visita obrigatória para quem passa pelo Dubai.

 

Preços a partir de 50€ – menu de almoço (sem vinhos)
Dubai Mall Fashion Avenue Ground Floor nº203
+971 4 32 00 477

Fotos: Flavors & Senses
Textos: João Oliveira
Versão Inglês
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.