Os países latinos são feitos de raízes e tradições das quais a gastronomia é sem dúvida um dos seus elementos mais relevantes. Em Portugal, Espanha ou Itália são muitos os restaurantes de matriz tradicional que fazem perdurar as origens da sua cozinha e consequentemente da sua cultura, com receitas simples passadas de mão em mão entre familiares que ao longo do tempo se foram tornando ícones de uma região e que cada vez mais caracterizam os seus países.
Quando viajamos e queremos abraçar a cultura de outro país existem poucas coisas tão significantes como abraçar a sua gastronomia mais tradicional, fugir de locais mais turísticos e abraçar as suas raízes. Foi o que fizemos em Siena, bem próximo da popular e concorrida praça Del Campo, quando entramos na Hostaria Il Rialto, um pequeno restaurante aberto em 2013 pelas mãos de Barbara e Marina. De aspecto e decoração rústica, somos transportados para um ambiente descontraído e familiar.
Antipasto Estivo, Presunto, Salame, Salsicha, Capocollo
Um bom inicio de refeição, com uma ótima selecção de cortes tradicionais. Destaque para o Capocollo, sempre um favorito entre os enchidos.
Ribollita, feijão, pão e couve
Uma sopa tradicional da toscana, em tudo semelhante a uma boa açorda Alentejana. Um prato forte e pesado, ideal para os dias de inverno, com uma excelente combinação de texturas e sabores.
Mezzelune, Ricotta e ragù de pato
Mais um prato tradicional, com uma espécie de raviolis , cortados em meia lua (Mezzelune), recheados com ricotta. Massa com espessura e ponto de coação correcta e sabor elevado pelo excelente e suculento molho de carne de pato. Um excelente prato de pasta.
Pappardelle, ragù de javali
Javali é uma das carnes mais apreciadas pelos toscanos (e por mim também). Nesta receita serve de base a um bom bolho onde o alecrim é um dos elementos predominantes no seu tempero. Bom sabor e confecção.
Tiramisù
A sobremesa cliché de qualquer restaurante italiano, o Tiramisù, aqui numa versão gelada estilo Semifreddo, que não comprometendo, não conseguiu estar ao nível dos pratos principais apresentados.
Cantucci e Vin Santo
Doces tradicionais Toscanos, onde imperam os frutos secos. O vinho doce Vin Santo é o tradicional vinho de sobremesa toscano, que serve aqui para mergulhar os pequenos biscoitos. Muito bom.
Acompanhamos a refeição com um Chianti Colli Senesi DOCG Il Poderaccio 2007, um pequeno produtor da região de Siena, que apresenta um vinho simples com boa estrutura e elegância que acompanhou bem a refeição.
Considerações Finais
A Hostaria Il Rialto é um daqueles pequenos espaços, de preço acessível, onde não se vai para ver e ser visto, para conhecer as melhores e mais inovadoras técnicas de cozinha, é um sitio onde vamos para comer comida simples com tradição e respeito pelos ingredientes. Barbara e Marina estão de parabéns por criarem um espaço que foge da “caça ao turista” – que numa cidade como Siena é cada vez mais raro. A qualidade dos seus pratos e a sua excelente relação qualidade/preço fazem do Il Rialto uma aposta garantida, tanto para locais como visitantes da bela cidade de Siena.
Hostaria Il Rialto
Via del Rialto 4, Siena
info@hostariarialto.it