Siena

Piazza del Campo

Siena, outrora uma imponente rival de Florença, é considerada a cidade medieval mais bela de Itália, e nós tendemos a acreditar nesta suposição!

Em Siena, todas as principais atrações convergem  no sentido da magnifica Piazza del Campo. Ela representa a alma da cidade, e é uma das maiores praças medievais da Europa, esta praça situa-se no centro das 17 contrade, ou paróquias cujas já antigas rivalidades são evocadas desde 1283, na mais tradicional corrida italiana de cavalos sem sela: “o Palio”  bianual. Durante estas festividades  o centro da praça fica completamente repleto de pessoas, enquanto o desfile e a corrida acontecem ao seu redor.

Torre del Mangia

A Piazza del Campo, rodeada de encantadoras ruelas, é imensa ao ponto de nos manter boquiabertos por um período de tempo considerável, foi o que nos aconteceu quando a encontramos!

O Palazzo Pubblico, em frente à praça, ou a câmara municipal da cidade, é de estilo gótico e contém o Museo Civico e a Torre del Mangia, com 102 metros, a segunda torre medieval mais alta de Itália, de onde se pode apreciar uma  paisagem lindíssima da cidade e dos campos de Chianti. Ainda na Piazza podemos observar a Fonte Gaia, decorada com cópias do século XIX dos relevos de Jacopo della Quercia.

Duomo

O Duomo de Siena é uma das maiores e mais belas catedrais da Itália. Foi construída entre 1136-1382 em estilo gótico-românico de influência Pisana. É um monumento por si só grandioso que comporta um conjunto artístico e arquitectónico.

Entre os variadíssimos tesouros do Duomo, podem encontrar-se esculturas de Nicola Pisano – painéis do Púlpito, Donatello – Pia Baptismal, e de Michelangelo – esculturas dos santos Pio, Gregório, entre outros. O piso, por sua vez, é todo decorado com cenas incrustadas sendo que uma delas é o Massacre dos Inocentes, a Biblioteca Piccolomini guarda preciosos frescos de Pinturicchio que mostram a vida do papa Pio II,  na lateral, numa ala inacabada fica o Museu dell’Opera del Duomo, esta ala tinha a intenção de transformar a catedral na maior igreja da Cristandade, mas o projeto acabou por não se concretizar devido à Peste de 1348 que assolou a população. Sendo nós uns apaixonados por arte sacra, podemos garantir que foi uma das mais perfeitas catedrais que já tivemos o privilégio de visitar.

Outra igreja de estilo Gótico também importante em  Siena é San Domenico, construída em 1226, no altar da capela, encontra-se a cabeça da padroeira da cidade, St Catarina, filha de um comerciante que aos oito anos decidiu dedicar-se a Deus, esta capela foi construída em sua homenagem.

Siena é uma das cidades mais importantes da Toscana, e percebe-se bem porquê, ela apresenta-nos arte, cultura, encanto e principalmente uma  magnificência quase incomparável!

Onde Ficar
Relais La Costa – Monteriggioni

Como Chegar
A uma curta viagem de comboio ou autocarro de Florença. O melhor mesmo é alugar um carro e deixar-se levar pelos encantos da Toscana.

Textos: Cíntia Oliveira | Fotos: Flavors & Senses

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.