A Feitoria Inglesa bem pode ser um dos mais bem guardados segredos da cidade do Porto. Construída entre 1785 e 1790, sob o comando do cônsul John Whitehead, serviu os interesses da comunidade Inglesa da cidade, fortemente ligada ao comércio de Vinho do Porto. Desde 1811, com a extinção das Feitorias, tornou-se a sede da British Association, funcionando nos mesmos moldes até aos dias de hoje com as mesmas regras e um imaculado respeito pelo seu Passado.
Controlada pelas grandes companhias inglesas de Vinho do Porto, A Feitoria não é uma simples sede, é também a casa da melhor colecção de vinhos Vintage da cidade ( cada membro da Feitoria “paga” a sua entrada no Club em caixas de Vinho do Porto Vintage). Possuí uma espantosa Biblioteca de livros ingleses, alguns com mais de 2 séculos, com uma série de primeiras edições, de Charles Dickens à história do vinho do Porto.
Visitar e almoçar na Feitoria é uma experiência apenas possível por convite. Todas as quartas feiras, os membros e os seus convidados reúnem-se para um almoço informal. A escolha da quarta feira tem também ela uma razão histórica, uma vez que no passado as encomendas inglesas de Vinho do Porto chegavam à cidade à Segunda e à Quinta, para serem expedidas no dia seguinte, ficando a quarta mais livre para os comerciantes se poderem reunir e desfrutar do seu club.
A convite de Joe Álvares Ribeiro, o 1º Tesoureiro de origem portuguesa (o tesoureiro funciona como o Presidente da Feitoria ), pudemos conhecer a história da Feitoria e participar num desses almoços. Cabe ao Tesoureiro a difícil tarefa de escolher o Vintage, que será provado no final da refeição e que os membros tentarão decifrar, enquanto o próprio se regozija com as respostas que vai ouvido.
O Almoço tem hora marcada, com o aperitivo a ser servido às 13h no Drawing room, ou não estivéssemos nós em solo britânico, aqui é também exposto o Jornal The Times de há 100 anos atrás, um gesto curioso e mais uma lufada de história e tradições.
Do almoço Buffet, destaque claro para o Vintage de 66 (eu não fui abaixo dos anos 70), e para o magnífico Stilton com que terminamos a refeição. Neste Almoço houve ainda a particularidade de ser totalmente harmonizado com vinhos Brancos Internacionais do Velho e Novo Mundo.
Existem poucos sítios assim, com tanto amor e respeito pela tradição e a história. Que os seus almoços, os seus jantares, os bailes, perdurem por muitos mais séculos.
Feitoria Inglesa
Rua do Infante D. Henrique, 8, Porto