Quando chegamos a um hotel com mais de um século de existência a sua história capta a nossa atenção de imediato, principalmente quando sabemos que nomes como Vittorio Emanuelle III e Pablo Picasso já fizeram parte da lista de hóspedes. Falo-vos do Grand Palazzo della Fonte em Fiuggi.
A famosa terra italiana das termas, cuja água tem a fama de já ter tratado maleitas a Michelangelo, alberga um sumptuoso e elegante hotel, com um século de histórias para contar e com um charme muito peculiar que nos transporta rapidamente para os cenários de Wes Anderson.
Aquando da sua abertura, em 1913, pretendia ser o mais elegante e moderno hotel do seu tempo, sendo inclusive o primeiro a possuir uma piscina privada em toda a Europa. Como é óbvio, depressa se tornou no ponto de encontro das personalidades mais importantes da época e da alta sociedade europeia.
Sobreviveu a duas Guerras Mundiais, e hoje mantém ainda muito do encanto e a magnificência dos charmosíssimos anos 20!
Primeira Impressão
A chegada ao Grand Palazzo della Fonte dá-nos a sensação de estarmos a protagonizar um filme com a elegância e grandeza doutra época, talvez um pouco em jeito de Great Gatsby!
Mal entramos no complexo do hotel ele surge-nos na sua altivez em forma de palácio. Um edifício enorme, branco, em estilo Art Nouveau.
Entramos e o charme da decoração tomou conta de nós e transportou-nos até à beleza da Belle Époque, com riqueza em cada detalhe, destacam-se de imediato a madeira brilhante do mobiliário, os candeeiros, e a elegância dos funcionários.
Após o check in fomos encaminhados ao nosso quarto por um simpático funcionário que parecia saído diretamente do elenco do filme Grand Hotel Budapest!
Quartos
Contam-se 153, dos quais 145 são quartos, 7 suites e uma royal suite, mantendo todos uma decoração inspirada nas casas de campo inglesas. O contacto com a natureza é constante, seja nos motivos florais das paredes, camas ou cortinas, seja nas vistas que entram pelas janelas altas.
Ficamos num quarto em que apesar das dimensões bastantes generosas conseguiu transmitir aconchego. Por sua vez, a casa de banho tinha um aspeto luxuoso dado pela predominância do mármore, mas um pouco datado.
Fomos, também, presenteados com uns saborosos biscoitos de boas vindas.
A única falha? Talvez a ausência de roupão. É que eu não sobrevivo sem aqueles roupões enormes e “fofinhos”! No entanto, após um pedido feito para a receção, rapidamente chegou até mim um roupão cheio de conforto para dar!
Restaurantes
O hotel conta com 4 opções, o Il Portico e Il Portico Bar,o Fonte Bar, o La Terrazza, e o Savoia.
O primeiro é o restaurante e bar que fica junto à piscina exterior e que serve diferentes refeições/snacks ao longo do dia. Está aberto somente de Maio a Setembro, assim como a piscina.
Quanto ao Fonte Bar é um dos espaços mais elegantes e boémios do Grand Palazzo della Fonte. Apreciar um cocktail ao balcão num ambiente de festa dos anos 20 é um momento imperdível.
O La Terrazza, por sua vez, é o restaurante de Verão mais informal e onde se servem pratos mais leves.
Por fim, o Savoia é o restaurante principal do hotel. Um salão enorme com requinte em cada detalhe que serve a cozinha tradicional italiana, que não deixa ninguém indiferente. Aqui tivemos oportunidade de degustar um almoço que nos surpreendeu e conquistou, especialmente depois do pequeno almoço (serviço noutro lindissímo pavilhão do Hotel) ter ficado um pouco aquém do que se esperava.
Começamos por uma excelente Bresaola com creme de castanhas (produzidas no Hotel), um delicioso prato de Polvos bebés com polenta, passando depois para um risotto com trufa preta e raviolis com cogumelos Porcini.
Mil Folhas de Baunilha e dióspiro
Apesar da apresentação dos pratos estar também ela um pouco datada, esta segue a imagem palaciana da sala de jantar. Por sua vez, o sabor e a técnica de cocção foram irrepreensíveis.
Serviços
O Grand Palazzo é o hotel ideal para eventos pessoais ou profissionais, com uma capacidade total de 11 salas/salões oferece todas as funcionalidades necessárias, quer para a celebração de uma data especial, quer para eventos de teambuilding, quer para conferências, congressos ou eventos de entretenimento.
Não é um hotel com ambiente de business hotel mas serve perfeitamente o efeito, mas com muito mais charme, ou não fossem alguns dos salões verdadeiras obras de arte com frescos espalhados pelo teto e paredes. Já para não falar da imensa região de parque natural que permite diferentes atividades ao ar livre, assim como o acesso a um campo de golfe, e dois de ténis.
Mas o ex libris do hotel e uma das maiores razões pelas quais chegam hóspedes de todo o mundo é o seu spa, o Luxury Fonte Spa.
Fiuggi é conhecida pelas suas águas termais que já ajudaram uma infinidade de pessoas ao longo dos séculos, e o Grand Palazzo della Fonte conseguiu trazer o melhor de dois mundos, o luxo e os benefícios destas águas.
Assim, o Luxury Fonte Spa é constituído por duas piscinas, uma exterior e uma interior aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco, 10 salas de tratamentos e sala de relaxamento. Os tratamentos são assinados pela famosa marca Carita-Paris.
No complexo do spa existe também um ginásio e água/chá e fruta à disposição dos clientes.
Atendimento
Como referi no início deste artigo o que mais me fascinou neste membro dos Leading Hotels of the World foi mesmo o ambiente de Belle Époque, a loucura dos anos 20 está presente em cada recanto do hotel, e ao longo da nossa estadia sentimo-nos constantemente parte do elenco do Grand Hotel de Budapest!
No entanto, e talvez pela data em que fomos (novembro – época baixa) deu-me a sensação de haver pouco staff, principalmente no complexo do spa, que se encontrava repleto de hóspedes mas com apenas uma funcionária na receção (além das terapeutas). Simpatiquíssima, devo dizer, assim como todos os restantes funcionário, mas num hotel tão grande a equipa tem que ser igualmente extensa.
Tirando este pormenor, a equipa que nos acompanhou foi atenciosa, atenta e com sorrisos genuínos durante toda a estadia.
Vistas do Hotel sobre a cidade antiga de Fiuggi
Um agradecimento muito especial ao Daniel Barr, um dos mais simpáticos e prestáveis directores de hotel que já conhecemos, que nos guiou e mostrou a história daquele que foi um dos mais importantes hotéis da Itália!
Quanto ao Hotel, é o melhor destino para quem quiser visitar aquela região do País!
Espero ainda que um dia haja um “pequeno” investimento que restitua toda a glória do passado deste Grand Palazzo!
Grand Hotel Palazzo della Fonte
Quartos a partir de 180€
Via dei Villini, 7 – Fiuggi
+39 07 75 50 81
information@palazzodellafonte.com
Fotos: Flavors & Senses
Nota
Estivemos no Grand Hotel Palazzo della Fonte a convite, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.