Pela 1ª vez decidimos entregar os prémios do Blog numa pequena e irreverente cerimónia, no passado dia 15 de Julho, reunimos em plena rua do Padrão, na Casa Vasco, os melhores da gastronomia Portuense, desde o restaurante mais tradicional ao mais apurado e refinado restaurante de Autor. Com o Patrocínio da Niepoort, entregamos uma encantadora garrafa de Redoma Tinto 2010, personalizada pelo Atelier Martino & Jaña.
Começamos com um pequeno cocktail, com um excelente ceviche preparado por Camilo Jaña e muito bem regado pelos vinhos brancos da Niepoort ( Redoma Reserva 2012 e Niepoort Dry White Port) e da Quinta do Crasto ( Crasto Superior).
A apresentação dos vencedores ficou a cargo de Cíntia Oliveira (Flavors & Senses – Hotéis e Viagens) e de Pedro Guedes de Almeida (Quinta do Crasto), com a entrega dos prémios a ser feita por Carvalho Ferreira (Niepoort).
O Excelente Ceviche do Chefe Camilo Jaña ( Cafeína, Terra, Portarossa e Casa Vasco)
Pedro Guedes de Almeida e Cíntia Oliveira no momento de apresentação dos vencedores
Este ano pela primeira vez distinguimos categorias como a de Restaurante Revelação (melhor restaurante a abrir durante o ano de 2013), onde se sagrou vencedor o Restaurante Vinum das Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia. Chefe a Seguir, onde se pretende premiar um jovem chefe que realizando já hoje um excelente trabalho na sua cozinha, promete muito para o futuro. Aqui o vencedor foi o jovem chefe de 29 anos, Arnaldo Azevedo, que hoje comanda a cozinha do Restaurante Palco, no Hotel Teatro, um dos espaços mais ambiciosos e criativos da cidade.
A Equipa por trás do sucesso do Vinum, Restaurante Revelação
Arnaldo Azevedo, o Jovem chefe do Restaurante Palco (Hotel Teatro), recebeu o prémio de Chefe a Seguir
Vasco Mourão, Empresário do Ano
Vasco Mourão foi o 1º empresário a ser premiado, com mais de 20 anos no ramo, os seus restaurantes fidelizam clientes dia após dia, e as suas apostas somam sucessos atrás de sucessos. Um desses sucessos é o Portarossa, aberto em 2013 em parceria com Gonçalo Correia dos Santos, e com a cozinha a cargo de Camilo Jaña, é já o restaurante de inspiração Italiana mais badalado e de maior sucesso na cidade, daí o prémio de Restaurante Trendy não ser uma surpresa.
Vasco Mourão, Gonçalo Correia dos Santos e o Chefe Camilo Jaña, a equipa por trás do sucesso do Portarossa (Restaurante Trendy)
Entre os vários restaurantes tradicionais da cidade, o prémio viajou até à turística zona da Ribeira, onde a Adega São Nicolau há vários anos faz as delícias de todos os que por lá passam, num ambiente carismático onde a personalidade do proprietário, António Coelho, rivaliza com a comida.
António Coelho, o carismático proprietário da Adega S. Nicolau (Restaurante Tradicional)
Pedro Lemos levou para casa o prémio de Restaurante de Autor
Depois de uma passagem fugaz pela baixa, nomeadamente pelo Mega-projeto, Clérigos, Pedro Lemos voltou à Foz, onde se fez empresário e criou nome. Com o regresso, voltou a sua cozinha criativa e de crivo pessoal, levando o prémio de Restaurante de Autor para o seu restaurante homónimo.
Carlos Bravo e a sua Casa de Pasto da Palmeira foram os vencedores na Categoria de Vinhos & Petiscos
Nos Vinhos & Petiscos, e apesar do boom de novos espaços petisqueiros, o título continua a não fugir à Casa de Pasto da Palmeira, onde o jovem Chefe João Pupo Lameiras mostra rasgos de criatividade numa cozinha simples, divertida e diferente.
Pedro Freitas, representante Club del Gourmet do El Corte Inglés de Gaia a receber o título de Loja gastronómica do Ano pelas mãos de Carvalho Ferreira
Entre as lojas de produtos gastronómicos, os votantes elegeram o Club Del Gourmet, do El Corte Inglés em Gaia, como a loja de confiança, onde alguns dos melhores produtos do mundo, desde as conservas aos vinhos, marcam presença.
Rui Paula foi o Chefe do Ano, aqui representado por um elemento da sua equipa
A Rui Paula, não escapou o prémio de Chefe do Ano, um dos mais famosos e ambiciosos chefes da cidade que põe a alma e o coração em todos os seus projectos. Com restaurantes em Portugal e no Brasil, a sua cozinha rejuvenesce em cada carta, mostrando um trabalho árduo em prol dos sabores Portugueses.
Sérgio Cambas levou para O Paparico o prémio de restaurante do Ano
O prémio de Restaurante do Ano foi para O Paparico, outro restaurante que invoca memórias e sabores bem lusitanos. O bebé de Sérgio Cambas tem crescido de ano para ano, aliando esta tradição com um toque de modernidade. Merece também destaque por ter uma das melhores cartas de vinhos da cidade e claro, um serviço irrepreensível. Um espaço que agrada não só a turistas mas também ao mais fundamentalista e reticente português.
Mais uma vez, não podemos deixar de agradecer à Niepoort que desde o início apoiou este projeto, à Casa Vasco, pelo espaço cedido, ao Chefe Camilo Jaña pelo cocktail servido e todo o apoio na organização, ao Paulo Silva (Niepoort) e Hélder Sousa por toda a ajuda, à Quinta do Crasto e Pedro Guedes de Almeida, aos fotógrafos Tiago Lessa e Marta Amaral e claro ao atelier Martino & Jaña por todo o trabalho de imagem.
Mais Informações:
Restaurante do ano – O Paparico | Restaurante de Autor – Pedro Lemos | Restaurante Tradicional – Adega S. Nicolau | Restaurante Trendy – Portarossa | Restaurante Revelação – Vinum | Vinhos & Petiscos – Casa de Pasto da Palmeira | Chefe do Ano – Rui Paula | Chefe a Seguir – Arnaldo Azevedo (Restaurante Palco – Hotel Teatro) | Empresário do Ano – Vasco Mourão (Cafeína) | Loja gastronómica – Club Del Gourmet – El Corte Inglés | Niepoort | Quinta do Crasto | Atelier Martino & Jaña
Até 2015!