É já uma tradição todos os anos fazermos uma sugestão de restaurantes para esta data, cada vez mais importante no calendário da Hotelaria e Restauração, que é o São Valentim.
Como sabem, muitos restaurantes aproveitam para criar bonitos menus, na maior parte das vezes mais caros e nem sempre tão interessantes quanto o menu habitual, mas isso agora não interessa nada!
É dia de celebração e toda a gente vai jantar fora, assim, e para ajudar alguns românticos indecisos sobre o melhor sítio para levarem a sua amada, escolhemos alguns restaurantes do Porto e da região, com base na sua oferta gastronómica, ambiente e experiência e divididos em várias categorias, de forma a ir ao encontro de todos os gostos e bolsas!
TRADICIONAL
Mário Luso, Carvalhos – Gaia
No caso do Mário Luso, provavelmente um dos mais antigos restaurantes ainda no activo na região, onde a tradição ainda é o que era, ingredientes de alta qualidade cozinhados por mãos precisas e uma sala de serviço clássico e cuidado.
Mais informações, Mário Luso
Cozinha da Terra, Louredo – Paredes
A cozinha tradicional e familiar juntamente com o ambiente revivalista criado por Teresa Ruão são o mote perfeito para uma refeição calma e romântica ao bom estilo do Norte do País. São as paredes de Granito, o calor da Lareira e as receitas mais tradicionais do Minho que não deixam ninguém indiferente.
Têm ainda a possibilidade de ficar a dormir no espaço.
Mais informações, Cozinha da Terra
COSMOPOLITA
Romando Privé, Vila do Conde
Nasceu em 2015, fruto da junção da experiência do Romando e do Sushi Café com um club noturno, criando assim um ambiente único no Norte do País que nos transporta facilmente para qualquer capital mundial. Um espaço de glamour em que a comida não é posta de lado em detrimento do ambiente de festa. Os cocktails e o Sushi são os pontos fortes e o grande elemento diferenciado do espaço.
Para mais informações, Romando Privé
Cafeína, Foz do Douro
O nome Cafeína dispensa apresentações, sendo presença assídua em todos os rankings da cidade nos últimos 20 anos, tendo já vencido os prémios Flavors & Senses nesta mesma categoria “Restaurante Trendy”. A cozinha de inspiração na Bistronomie aliada à atmosfera única da sala são motivos mais do que suficientes para uma noite muito bem passada a dois.
Mais informações, Cafeína
Tenra, Centro do Porto
Foi uma das grandes aberturas da Baixa do Porto em 2016, um restaurante dedicado às carnes mais nobres, com assinatura do chef Pedro Braga. O Bar que serve de peça central à sala transporta-nos rapidamente para um ambiente cool e cosmopolita, que aliados à modernidade e técnica apresentada nos pratos trazem ao Porto uma atmosfera cada vez mais internacional.
Mais informações, Tenra
INFORMAL
Shiko – Tasca Japonesa, Centro do Porto
O Shiko foi um dos grandes vencedores dos prémios Flavors & Senses em 2016. Um projecto de identidade bem vincada a que ninguém tem ficado indiferente. Dos Sabores clássicos da cozinha Japonesa às combinações mais inusitadas criadas pelas mãos afinadas de Ruy Leão! Este ano o Shiko tem um menu especial para o dia dos namorados em jeito de Omakase entre clássicos e novidades da carta.(Ler Mais)
Mais informações, Shiko – Tasca Japonesa
Esquina do Avesso, Leça da Palmeira
Não sendo um espaço novo, foi em 2016 que o restaurante recebeu um refresh e que a assinatura do jovem chef Nuno Castro mais se começou a evidenciar. É um espaço informal, jovem e cool, onde o conceito passa por partilhar os pratos em jeito de petisco, mas desenganem-se os mais incautos, aqui os petiscos não são propriamente o que a tradição portuguesa escreveu na memória, mas sim combinações de autor, com bons ingredientes e excelente apresentação.
Mousse de manteiga de amendoim
Mais informações, Esquina do Avesso
FINE DINING
Pedro Lemos, Foz do Douro
Pedro Lemos é mais do que um nome próprio, é um nome incontornável da cozinha feita em Portugal. A mestria com que domina os ingredientes e lhes retira o máximo de sabor com a máxima sensibilidade e simplicidade, fazem com que cada refeição se torne única. Certamente neste Dia dos Namorados não faltará um menu repleto dos melhores ingredientes do mercado e uma grande selecção de vinhos. (Ler Mais)
Mais informações, Pedro Lemos
Antiqvvm, Porto
Foi a grande novidade do final de 2016 ao conseguir a sua 1ª estrela Michelin em pouco mais de um ano após a sua abertura. A assinatura de Vítor Matos, um chef com veia de artista, garante a qualidade e a capacidade de surpreender os comensais com combinações menos previsíveis. A vista deslumbrante dos seus jardins e a decoração do espaço fazem do Antiqvvm um ótimo local para o romance!
Mais informações, Antiqvvm
Boa Nova, Leça da Palmeira
A Boa Nova é o restaurante de assinatura do célebre chef Rui Paula, e foi também um dos novos premiados no último guia Michelin. Um edifício emblemático (assinado por Siza Vieira), uma vista deslumbrante e uma cozinha de autor irrepreensível, são o mote perfeito para um jantar de sonho inesquecível.
Mais informações, Restaurante Boa Nova
O Paparico, Areosa – Porto
O Paparico é fruto de um sonho e de uma visão muito própria da restauração e em particular da cozinha portuguesa do seu proprietário, Sérgio Cambas. A sala transporta-nos para uma casa antiga e rural do Norte de Portugal, num ambiente privado e acolhedor em que o serviço de sala se assegura de que nenhum detalhe é deixado ao acaso (venceram em 2016 o prémio de Melhor Serviço de Sala nos prémios Flavors & Senses).(Ler Mais)
Mais informações, O Paparico
Ferrugem, Famalicão
O Ferrugem é um marco da gastronomia nacional, muito por culpa da “ingrata” missão a que se propôs – levar a cozinha criativa a bom porto e a um preço justo numa zona do interior de uma região tão tradicional como o Minho. Para o dia dos Namorados, o chef Renato Cunha irá preparar um menu exclusivo em harmonização com alguns grandes vinhos nacionais. (Ler Mais)
Para mais informações, Ferrugem
Fotos: Flavors & Senses com a excepção das assinaladas com (*) pertencentes ao respectivo restaurante.