À semelhança de outros anos, não podemos deixar de sugerir alguns restaurantes para esta data, cada vez mais importante, que é o São Valentim. É certo que muitos restaurantes aproveitam para criar bonitos menus, na maioria das vezes mais caros e menos interessantes que o seu menu habitual, mas isso agora não interessa nada!
É dia de celebração e ninguém quer ficar de fora, assim, e para ajudar alguns românticos indecisos sobre o melhor sítio para levarem a sua amada, escolhemos 9 restaurantes no Porto e nas proximidades, com base na sua oferta gastronómica, ambiente e experiência.
Pedro Lemos, Foz do Douro
Um ano depois de vencer a estrela Michelin e reformular a sala, Pedro Lemos está melhor do que nunca, voltado para as raízes da nossa cozinha, para a qualidade dos ingredientes, e acima de tudo, para o sabor que coloca no prato. Para este Dia dos Namorados Pedro Lemos apostou tudo e não faltará Caranguejo Real, Caviar, Foie Gras, Trufas, Wagyu e uma grande selecção de vinhos.
Uma criação de Pedro Lemos em torno da Banana
Mais informações, Pedro Lemos
The Yeatman, Vila Nova de Gaia
A melhor vista da cidade do Porto*
O Hotel The Yeatman é o maior nome da hotelaria no Norte do País, aliando uma qualidade ímpar à melhor vista sobre a cidade. No seu The Restaurant (* Michelin), e sob o comando do chef Ricardo Costa, surgem pratos singulares, repletos de técnica e ingredientes de 1ª categoria. Este ano o The Yeatman dispõe de vários menus, inclusive para o dia 13 de Fevereiro. Não será certamente um barato dia dos namorados, mas será certamente um dia inesquecível (aproveite para a pedir em casamento e marcar também um quarto no hotel)!
Mais informações, The Yeatman
Shiko, Porto
O Shiko foi uma das aberturas mais badaladas de 2015, uma cozinha muito própria, que alia os petiscos das Tabernas Japonesas (Izakayas) ao sushi, e claro, à imaginação do Brasileiro mais Nortenho de Portugal, Ruy Leão! Percam-se entre os petiscos da carta e um sushi irrepreensível ou deixem-se levar pelas escolhas do chef em jeito de menu Omakase.
Mais informações, Shiko – Tasca Japonesa
Cafeína, Foz do Douro
O nome Cafeína dispensa apresentações, sendo presença assídua em todos os rankings da cidade nos últimos 20 anos. A cozinha de Camilo Jaña aliada à atmosfera única da sala do Cafeína são motivos mais do que suficientes para uma noite muito bem passada a dois.
O imperdível bolo de chocolate do Cafeína
Mais informações, Cafeína
Antiqvvm, Porto
No final de 2015 uma das chegadas de peso ao Porto foi Vítor Matos, com uma estrela Michelin (conquistada na Casa da Calçada em Amarante) e uma cozinha dominada pela técnica e criatividade. Com a sua chegada deu-se a abertura do Antiqvvm, instalado no antigo Solar do Vinho do Porto, com uma vista imperdível e uma sala muito bem conseguida. Mais uma ótima opção para o fine dining da cidade!
Uma das fantásticas sobremesas do Antiqvvm
Mais informações, Antiqvvm
Restaurante Palco, Hotel Teatro – Porto
Arnaldo Azevedo é um dos mais jovens promissores chefs de Portugal, o que lhe valeu o prémio de “Chef A Seguir” nos prémios Flavors & Senses – Os Melhores para 2014. A sua cozinha flui entre elementos de maior criatividade e pratos de maior tradição, assentes nas melhores técnicas da alta cozinha francesa e os sabores portugueses. A sala do Palco é por si só um ponto alto para o romantismo, intimista e bem decorada, com uma atmosfera e ritmo muito próprio.
Mais informações, Restaurante Palco
Boa Nova, Leça da Palmeira
A Boa Nova é o restaurante de assinatura de Rui Paula, o culminar de um sonho, de poder oferecer o melhor da sua cozinha num espaço emblemático e único assinado por Siza Vieira. Para o dia dos namorados não faltará certamente um serviço irrepreensível e pratos dignos de estrelas michelin. Um local único, eleito no ano passado o melhor “Restaurante de Autor” nos prémios “Flavors & Senses – Os melhores para 2015”.
Mais informações, Restaurante Boa Nova
Fora do Porto
E porque por vezes a melhor forma de elevar o romantismo é sair da nossa zona de conforto e procurar sítios e coisas novas, sugerimos dois restaurantes fora do Porto, mas suficientemente próximos para que ninguém lhes negue uma visita.
Ferrugem, Famalicão
O Ferrugem tem vindo, desde a sua abertura, a quebrar preconceitos, 1º por tentar recriar a cozinha minhota, tão assente na tradição, 2º por tentar provar que é possível abrir-se um grande restaurante com cozinha criativa, a um preço justo e fora dos grandes centros urbanos. Para o dia dos Namorados, o chef Renato Cunha irá preparar um menu exclusivo em harmonização com alguns dos melhores vinhos nacionais, principalmente na região dos vinhos verdes.
Para mais informações, Ferrugem
Romando Privé, Vila do Conde
O Romando Privé nasceu em 2015, fruto da junção da experiência do Romando e do Sushi Café com um club noturno, criando assim uma sala cosmopolita que poderia estar em qualquer capital mundial, mas está em Vila do Conde. Um espaço de glamour em que a comida não é posta de lado em detrimento do ambiente de festa, dos cocktails ao Sushi, tudo é feito com os melhores ingredientes.
Para mais informações, Romando Privé
Fotos: Flavors & Senses com a excepção das assinaladas com (*) pertencentes ao respectivo restaurante.
Restaurante ferrugem simplesmente fantástico
Também gosto muito do restaurante Ferrugem. Este dia dos namorados vou escolher de entre um desses para ir, obrigada pelas sugestões 🙂 A tarte de chocolate tem um aspecto divinal!
Já agora, espero que não se importem, deixo outra sugestão para este dia dos namorados.