Se vocês, como eu, forem apaixonados por comida e por comer, será impossível não se apaixonarem por Singapura.
Aqui a comida é levada muito a sério, dos restaurantes de Fine Dining aos Hawker Centres, as possibilidades são mais do que muitas, com opções para todos os bolsos e com uma premissa, difícil em Singapura é comer mal!
As influências, enquanto país de imigrantes, fluem principalmente entre a comida Chinesa, a Malaia e a Indiana. Na restauração moderna, não falta como seria expectável, a cozinha francesa, a japonesa, e a espanhola que parece ter invadido a cidade com as suas tapas.
Mas comecemos pelo pequeno almoço, em Singapura o mais tradicional é a Kaya Toast e ovos, que é como quem diz, ovos cozinhados a baixa temperatura acompanhados com uma torrada barrada com manteiga e uma espécie de compota (kaya), feita à base de creme de coco e açúcar. Doce, muito doce, mas é impossível deixar Singapura sem provar um destes pequenos almoços. O estabelecimento mais famoso é o Ya Kun Kaya Toast, espalhados um pouco por toda a cidade.
Quanto à comida de rua, a verdadeira essência da gastronomia da cidade, é algo que dificilmente alguém conhece melhor do que os Singapurenses, habituados a boa comida e a baixo custo. Em Singapura, e ao contrário do resto da Ásia, a comida de rua não se encontra propriamente nas ruas, mas sim em Hawker Centres (mais de 20 espalhados por toda a cidade), uma espécie de praças alimentares criadas pelo governo de forma a poderem controlar a qualidade, higiene e segurança dos estabelecimentos e produtos vendidos. Por isso decidimos escolher 10 pratos que simbolizam a interessante cozinha de Singapura.
Satay by the bay Hawker Centre
10 Pratos Imperdíveis em Singapura
1 – Satay
Satay é um prato famoso de origem malaia ou indonésia à base de carne marinada com açafrão das índias e outras especiarias, colocada em pequenos espetos e grelhada. Um prato muito apreciado pelos Singapurenses que até deu nome a um dos Hawkers da cidade (Satay by the bay). As carnes mais famosas são o frango, vitela, cordeiro (o mais interessante) e até porco em alguns dos vendedores de origem chinesa. A acompanhar normalmente está um molho picante à base de amendoim, juntamente com cebola e pepinos.
Onde comer: Satay by the bay, Kwong Satay e Haron Satay.
2 – Carrot Cake
Não, não é o famoso bolo americano nem tão pouco leva cenoura. É uma espécie de omelete à base de ovo e daikon.
Onde comer: Fu Ming Carrot Cake, Hai Sheng Carrot Cake, He Zhong Carrot Cake
3 – Hokkien ‘Mee’
O Hokkien Mee de Singapura é uma combinação de noodles de ovo e noodles de arroz, com caldo de camarão com carne de porco, lula e camarões, entre várias outras combinações.
Onde comer: Geylang Lorong 29 (Satay by the Bay), Eng Ho Fried Hokkien Prawn Mee, Ah Hock Fried Hokkien Noodles, Original Serangoon Fried Hokkien Mee
4 – Chicken Rice
Este será porventura o prato mais famoso de Singapura. Espalhado por toda a cidade e por todo o tipo de restaurantes. O frango é cozido num caldo aromático de frango e porco, sendo depois o arroz também ele cozido com o mesmo caldo, gengibre, alho e uma série de especiarias. Normalmente é também acompanhado por um molho picante.
Onde comer: Tian Tian Chicken Rice (celebrizado por Anthony Bourdain), Boon Tong Kee.
As filas no Tian Tian Chicken Rice
5 – Chili Crab
Os Singapurenses adoram caranguejos, de todas as formas e tamanhos, sendo os mais apreciados o Chili crab (com um molho de tomate ligeiramente picante, acompanhado de pequenos pães para mergulhar no molho) e o Black pepper crab (com um molho à base de pimenta preta ligeiramente adocicado).
Onde comer: Long Beach Seafood (ver), Red House Seafood Restaurant, Crab Party
6 – Fish Head Curry
Um prato originário provavelmente do sul da Índia que tem vindo a sofrer alterações com a influência dos outros povos que habitam Singapura. Um caril servido normalmente com meia cabeça de peixe e vegetais e com versões mais picantes ou mais doces, dependendo da sua origem.
Onde comer: Samy’s Curry, Bao Ma Curry Fish Head, Gu Ma Jia
7 – Roti Prata e Murtabak
Mais um prato que tão bem caracteriza a mistura cultural de Singapura, origem indiana, nome malaio e comido por chineses! Uma espécie de panqueca fina, cozinhada sobre uma chapa quente que pode acompanhar uma enorme variedade de pratos. Quando é recheada com ingredientes que podem ir desde a sardinha, ao frango ou vegetais passa a chamar-se Murtabak.
Onde comer: Prata Stall (Satay by the bay), Thasevi Famous Jalan Kayu Prata Restaurant, The Roti Prata House
8 – Bah Kut Teh
Este é um dos pratos mais humildes da cozinha de Singapura e dos seus imigrantes chineses, um caldo intenso à base de porco, pimenta e ervas aromáticas, posteriormente enriquecido com os cortes menos nobres do Porco.
Onde comer: Ya Hua Bak Kut Teh, Song Fa Bak Kut Teh, Leong Kee (Klang) Bak Kut Teh
9 – Laksa
Uma fusão entre as cozinhas chinesa e malaia. O mais famoso em Singapura é o Laksa com caril, onde se usa a massa, leite de coco, peixe, camarão e amêijoas além, como é óbvio, da folha de laksa.
Onde comer: 328 Katong Laksa, Sungei Road Laksa, Janggut Laksa
10 – Rojak
Terminamos com uma série de legumes salteados juntamente com um bolinho de massa frita e envolvidos num molho de pasta de camarão fermentada.
Onde comer: Janggut Laksa, Hoover Rojak
Outra das coisas que não podem deixar de comer em Singapura, e na Ásia em geral, é a fruta, da pitaya aos vários citrinos, passando pela jaca e por uma série de espécies e de variedades que não se encontram na Europa. Um fruto em particular, o Durio, causa um verdadeiro estímulo de amor/ódio, o seu cheiro intenso (semelhante a um bom queijo francês) e a sua textura cremosa, faz com que ou se ame ou se odeie. É sem dúvida algo que não devem deixar de provar quando visitarem a cidade!
O “primo” chinês do nosso pastel de nata
Além da fruta e da fantástica comida de rua, Singapura é também um paraíso para os restaurantes de Fine Dining, com cerca de 10 espaços a fazer parte do Asia’s 50 Best Restaurants. Entre eles, o mais famoso será o restaurante André, do chef André Chiang, que utilizou a sua formação na cozinha francesa para a adaptar aos ingredientes asiáticos e a apresentações bem contemporâneas. Além do André, são também famosos o Waku Ghin, o Les Amis, o trendy Burnt Ends, o Corner House no lindíssimo Jardim botânico, o Japonês Shinji (um dos melhores fora do Japão), o Jaan, o Tippling Club, o Wild Rocket (ver) e um novo rookie da cena gastronómica Singapurense, o Meta (ver), entre muitos outros restaurantes maravilhosos.
Camarão doce japonês no restaurante Meta
E assim se vive em Singapura, uma cidade que vale a pena conhecer sem sair da mesa.
Sim, porque comida é cultura!
Onde Ficar
The South Beach
The Fullerton Hotel
Fotos: Flavors & Senses
Nota
Flavors & Senses em Singapura com o apoio da Samsonite e da Singapore Tourism Board (STB) – #YourSingapore.
– Durante a nossa visita fomos acompanhados pela incansável Naseem Huseni – guia da STB
Este Artigo é o 5º de 5 artigos para o nosso Guia de Singapura