O grupo PortoBay, o grupo hoteleiro português com maior número de prémios internacionais, decidiu realizar a mais perfeita e incomum das conjugações, aliar o charme ao urbano, criando, assim, o PortoBay Liberdade na mediática Avenida da Liberdade em Lisboa.
Com o intuito de nos fazer viajar no tempo, Frederico Valsassina, o arquiteto responsável pelo projeto, recuperou um edifício do século XX, mantendo a essência de outra época, mas acrescentando-lhe a virtude do contemporâneo, que tão bem se conjuga com o passado.
O hotel encontra-se povoado de arte e cultura portuguesa em perfeita comunhão com o resto do mundo. Uma espécie de ambiente cosmopolita de mãos dadas com o conforto e o aconchego.
Primeira Impressão:
À medida que nos aproximamos do hotel, somos imediatamente levados para o século XX, ou não fosse a fachada do PortoBay um autêntico hino ao passado.
Já no interior do hotel, do lado direito o bar contíguo à receção, o Aviator 6, com decoração inspirada na aviação em tons de azul (com o azul Tiffany, como eu gosto de o chamar) e material metálico, com direito a uma esplanada que na sua modernidade se opõem à fachada histórica.
Do nosso lado esquerdo, a receção propriamente dita, com uma zona de espera preenchida por peças e mobiliário oriundos de diferentes partes do mundo.
Devido a uma qualquer dificuldade em encontrarem a nossa reserva fomos convidados a aguardar comodamente no Aviator 6, infelizmente essa falha fez-nos esperar ainda um bocado, mas também nos permitiu ir absorvendo todo o ambiente deste hotel urbano e simultaneamente charmoso.
Finalizada esta pequena, mas chata confusão e já com tudo resolvido fomos convidados (não acompanhados) a subir ao nosso quarto.
Ao longo do hotel, nos diferentes pisos encontramos as fotografias de Henrique Secura sobre a cidade de Lisboa e por todo o hotel está bem presente a preocupação com a arte e os artistas portugueses, visível nos quadros, nas esculturas, nos azulejos do pátio do restaurante, e em cada recanto do hotel.
Podemos encontrar nomes de conceituados artistas como Ana Vidigal, Catarina Pinto Leite, Artur Bual, Cruzeiro Seixas, Menez e Joana Rêgo.
O hotel é assim, uma verdadeira viagem sobre arte, cultura e lazer.
Quartos:
O hotel conta com 98 quartos, de cinco tipos, Classic, Superior, Deluxe, Junior Suite e Suite. Ficamo-nos pela Junior Suite! Um verdadeiro luxo cosmopolita aos olhos da minha humilde sabedoria sobre aposentos!
A varanda do quarto era o seu ex-libris, e preenchia o quarto com uma luminosidade contagiante, que tão bem define a cidade de Lisboa.
A decoração, à semelhança do restante hotel, conjuga duas épocas bem distintas, o passado que está patente, principalmente, nas cantarias de lioz, e que garante ao ambiente uma singela elegância, e o presente, bem patente no luxo, sofisticação e apontamentos contemporâneos que dão uma vida cosmopolita a todo o quarto.
A cama era extremamente confortável e o quarto de banho enorme preencheu na perfeição todos os meus requisitos.
Faltou-me apenas um pequeno apontamento que servisse de “Boas-vindas”, fosse uma peça de fruta ou um doce característico da cidade (sou picuinhas, que posso eu fazer!).
Restaurantes/bares:
Aqui está uma categoria em que o PortoBay se destaca de muitos hotéis.
Sendo um hotel de cidade, e estando situado numa das zonas mais emblemáticas da capital, o Porto Bay apostou na excelência. E conseguiu, definitivamente!
Três é o número de espaços que o hotel contém, o Aviator 6, o Deck7 e o Bistrô4.
Sobre o primeiro já vos falei no início deste texto, decoração a fazer lembrar a aviação, com cunho contemporâneo, em tons azuis, que mescla a elegância e a informalidade ao mesmo tempo. Este espaço oferece-nos mais de 300 referências de bebidas e uma esplanada em pleno centro da cidade voltada para a famosa Avenida da Liberdade mas sem o exagero do movimento da baixa Lisboeta.
Quanto ao Deck7, imaginem um terraço com um ambiente intimista, elegante sem ser pretensioso, e onde têm à disposição um jacuzzi! Isto é o Deck7, um local onde podemos bronzear enquanto desfrutamos de um bom gin, e preguiçamos no jacuzzi!
Relativamente ao último, o Bistrô4 foi onde tomamos o pequeno-almoço e tivemos oportunidade de jantar (e que jantar!). Este espaço traz a Lisboa uma nova lufada no conceito francês de Bistromomie, pela mão do Chef Benoît Sinthon (*Michelin).
Nas duas refeições optamos pelo encantador pátio exterior, envolvidos pelo perfume dos limoeiros e das oliveiras que o rodeiam. Sobre a nossa experiência ao jantar o João falar-vos-á num artigo específico.
Serviços:
O PortoBay é um autêntico Resort Urbano, que nos apresenta diferentes serviços capazes de tornar a nossa estadia numa experiência única.
A sua piscina interior, a Vitality Pool, apresenta luz natural, é aquecida, possui hidromassagem e jatos de água, e tem acesso a um pequeno pátio com espreguiçadeiras em jeito de oásis urbano.
Mesmo junto à piscina temos o Spa do PortoBay, um local com quatro salas de tratamentos com a assinatura da reconhecida marca Aromatherapie e uma zona de relaxamento, onde podemos desfrutar dum momento único que nos fará viajar para longe da azáfama do dia-a-dia.
Para quem além da mente, também não descura o corpo, o hotel tem também o ginásio, com luz natural e vista para a piscina e pátio interior, equipado com diferentes máquinas de treino e um conjunto de personal trainers.
E porque nem todos viajam em lazer, mas sim a trabalho, o hotel conta com quatro salas e capacidade para receber 150 pessoas para conferências ou congressos, que também podem ser utilizadas para diferentes eventos.
Atendimento:
O hotel é, sem dúvida, constituído por uma boa equipa, pessoas atentas e preocupadas que tentam garantir a melhor estadia possível a qualquer um dos seus hóspedes. Nota-se uma preocupação constante na organização, principalmente pelo facto de ser um hotel com poucos meses de vida.
Não fosse aquela confusão inicial com a nossa reserva, e tudo teria corrido pelo melhor. Mas confusões acontecem e são facilmente perdoadas quando tudo o resto segue na direção oposta.
A fachada clássica bem integrada com os complementos mais modernos*
Uma experiência a recordar neste antigo palacete do século XX que une o clássico ao contemporâneo, e que presta uma homenagem à cidade das sete colinas através da arte.
Um verdadeiro oásis urbano que nos permite estar no centro da capital sem que sejamos atingidos pelo movimento desmesurado das massas.
Uma grande estreia do PortoBay em Lisboa!
PortoBay Liberdade
Quartos a partir de 135€
Rua Rosa Araújo, 8 – Av. da Liberdade . Lisboa
+351 210 015 700
portobayliberdade@portobay.pt
Fotos: Flavors & Senses e as assinaladas com* – PortoBay Liberdade
Nota
Estivemos no PortoBay Liberdade a convite do grupo PortoBay, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho, cuja opinião e texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.