Na passada quinta-feira, 23 de Julho, o Hotel The Yeatman organizou a primeira Sunset Wine Party deste Verão. O cenário era este que já todos conhecemos e que tem valido ao Hotel um sem número de prémios, os seus amplos terraços com vista sobre o Douro e o Porto.
O conceito era simples, reunir um alargado número de pessoas em torno de grandes vinhos, boa comida e muita, muita animação. Para isso ocupou-se todo um piso do Hotel, as suas bonitas e luminosas salas e claro o Terraço com as suas concorridas mesas e vista privilegiada para o Sunset.
Até aqui tudo parece relativamente fácil e simples, o mais complicado vem depois – como tratar 500 pessoas com exclusividade e a qualidade a que o The Yeatman as têm vindo a habituar?
A resposta foi mais simples do que aquilo que eu imaginei quando me referiram o número de pessoas que estariam presentes, muita organização e claro, muito staff. Não faltaram áreas de serviço de vinhos, com mais de 40 referências, grande parte delas em garrafas Magnum, áreas de queijos, com um particular foco nos queijos portugueses e nas suas grandes marcas, enchidos de porco Bísaro da excelente Quinta das Poldras, áreas com pratos quentes criados pelo chefe Ricardo Costa e preparados pela equipa em jeito de live cooking e claro, um fantástico Porco no Espeto.
Como se isso não bastasse, havia ainda Sushi, pães de todos os tipos acompanhados de uma fantástica seleção de alguns dos melhores azeites nacionais, ostras de Aveiro e uns deliciosos Gelados artesanais feitos pela Artiframi.
Ou seja, ninguém deixou a festa com fome! Nós começamos cedo, e abrimos a festa com Luís Pato e o seu espumante Vinha Formal de 2009, um vinho cheio de classe, uma cor elegante e uma boca delicada e complexa, uma fantástica companhia para as ostras, às quais nunca conseguimos resistir.
Haveria ainda tempo de provarmos muitos outros vinhos de excelente qualidade, como o Tiara 2013 em garrafa magnum, um vinho cuja mineralidade e acidez deixam qualquer um rendido. Escusado será dizer que muitos outros vinhos são mesmo muitos outros vinhos, com destaque para os sempre fantásticos vinhos da Quinta do Ameal, o Alvarinho do Capitão-Mor, o Douro visto pela Dona Berta, o projecto Mãos ou a interessante Quinta do Pessegueiro.
Sem dúvida um sem fim de opções e para todos os gostos, dos vinhos mais leves e furtados aos mais complexos e exigentes. Uma celebração do vinho sem as normas e as exigências de uma prova, a palavra de ordem era diversão!
Para isso houve Dj, com uma boa e calma selecção musical durante o final de tarde, criando um ambiente de festa mas permitindo também que se pudesse manter uma boa conversa. Felizmente muitas no nosso caso, entre amigos e conhecidos o Sunset do The Yeatman começa-se a afirmar como uma das grandes festas do Verão Portuense.
E porque a boa vida não se faz só de Vinhos e Comida (no meu caso, quase), o premiado Spa do Hotel também criou uma pequena área para massagens e conselhos de beleza, onde não faltaram senhoras interessadas.
Com o cair da noite e depois de muita comida, não tenho culpa de ter ficado na secção do Porco no Espeto durante um bom bocado e que o assador me achasse um bom garfo, partimos para as sobremesas e para os vinhos que roubam o nome à cidade.
Destaque para um Vintage Croft de 1955 da Croft que terminou antes da minha chegada às sobremesas (culpa do porco, mais uma vez), provei o novo Crusted 2012 da Niepoort (ainda por rotular), um vinho de cor forte e excelentes aromas, a mostrar a exuberância da juventude. Provaram-se ainda bons LBV´s da Croft e Passadouro e um Delicioso Moscatel, o Favaios 1980.
Nas sobremesas, mais uma vez os excelentes queijos e duas preparações de Ricardo Costa, uma à base de Chocolate Negro e outra de Côco.
Com a noite veio também uma banda para animar o final do serão com música ao vivo a pedir um pezinho de dança aos mais animados.
Foi, sem dúvida, uma noite de grande animação, organizada com pés e cabeça e repleta de coisas boas!
A #SunsetWineParty do The Yeatman tem vindo, assim, a elevar a sua própria fasquia, ano após ano e festa após festa, pelo que só nos resta esperar pela próxima. Felizmente, não teremos de esperar pelo próximo ano, porque o evento vai repetir-se a 27 de Agosto, uma vez que foram muitas as pessoas que não conseguiram a sua entrada para esta festa. Fica a promessa da organização de manter o bom ambiente a boa comida e de trazer mais vinhos e diferentes produtores até este Sunset.
Por isso já sabem apressem-se nas reservas!
Info:
THE YEATMAN
Preço – 65€ p.p.
Reservas AQUI
Lugares Limitados
Dress Code – Casual Chic
Mais informações – 220 133 121
events@theyeatman.com
Fotos: Flavors & Senses
Nota
Estivemos na Sunset Wine Party a convite do The Yeatman, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho, cuja opinião e texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.