Originária da região de Lázio a “Carbonara” é hoje um sucesso mundial, com mil e uma versões e adaptações. Contudo, tal como todos os sucessos internacionais também é bastante mal tratada, por vezes os molhos transformam-se em ovos mexidos, outras num aguado molho de natas. Aqui fica uma receita com base na original onde se destacam a mistura de Parmigiano Reggiano com Pecorino Romano e a ausência de natas como dita a lei.
Para 2 pessoas
90 gr de Guanciale, Pancetta ou Bacon*
2 ovos inteiros
1 gema de ovo
180 gr de spaghetti ou tagliatelle
50 gr parmigiano regiano
50 gr pecorino romano**
q.b. pimenta preta
q.b. sal
1 fio de azeite
Ralar muito bem os queijos.
Saltear o bacon no fio de azeite e reservar.
Colocar a massa a cozer numa panela com água a ferver temperada com sal.
Num processsador de cozinha ou com um fouet, misturar os ovos inteiros com a gema e adicionar os queijos aos poucos até obter um creme espesso (reservar um pouco de queijo para polvilhar no final), temperar com pimenta preta.
Reservar um pouco de água da cozedura da massa.
Quando a massa estiver al dente, coar para um sauté e juntar o bacon e o creme de ovo. Se o creme estiver muito grosso juntar um pouco de água de cozedura da massa, mexer bem até obter um molho bem sedoso a envolver toda a massa.
Servir de imediato com um pouco de queijo ralado.
Nota
* neste caso específico usei bacon.
** caso não consigam obter pecorino romano, que não é fácil em Portugal, podem substituir por parmigiano regiano ou por queijo Machego (mais próximo do pecorino).
É bem verdade, há uma enorme tendência para colocar natas na carbonara. Ficou com belissimo aspecto, o esparguete ficou brilhante e macio… hm!
Olá Ondina,
Na verdade nas primeiras vezes que a fiz também coloquei um pouco de natas, mas a diferença é muito grande e desta forma fica muito melhor.
Obrigado =)
can you please send me this recipe in ENGLISH this spaghetti recipe from rome looks excellent THANKYOU, JAN
Hello Jan, soon as i can i will sent you the recipe.