Quinta do Bomfim

 A Quinta do Bomfim é uma das mais emblemáticas Quintas da região do “Cima Corgo”, instalada no coração do Pinhão ali bem junto do lindíssimo Rio Douro. A Quinta tem protagonizado os mais emblemáticos vinhos da Dow’s desde 1896, altura em que foi comprada pela empresa, hoje nas mãos da família Symington. Entre eles estão, por exemplo, os recentes Dow’s 2007 com 100 Pontos ou o 2011 eleito em 2014 o melhor vinho no Top100 da WineSpectator.

 A Symington, ao bom estilo Britânico, tem o maior respeito pelas suas raízes, pela sua história e pela sua herança. Herança essa definitivamente ligada ao vinho, muito em particular ao vinho do Porto, que hoje decidem partilhar com o público em geral, não só com os seus vinhos, mas também abrindo as portas de uma das suas mais emblemáticas Quintas.

Assim, e à semelhança do que já haviam feito com as Caves da Graham’s em Vila Nova de Gaia (ver), a Symington comprou espaços adjacentes e renovou toda a propriedade do Bomfim, preparando-a para o enoturismo como nenhuma outra Quinta na região.

A renovação manteve (e muito bem) as linhas da renovação da Graham’s, desta feita, com o branco a assumir um papel fulcral, não só na imagem exterior, mas também no interior dos espaços e da adega, iluminando todas as salas de uma forma única e rara quando se fala em adegas e vinho.

                                  

As paredes contam a história da Quinta que se entrelaça com a dos Symington há já 5 gerações, entre textos bem organizados e fotos bem legendadas vamos recriando um ambiente de época enquanto nos imaginamos a viver as glórias e dificuldades de outros tempos.

Essa mesma história serve de mote às visitas guiadas, que tivemos o prazer de experimentar em primeira mão.

Começamos o circuito pelo Museu (fotos acima), com essas fotografias e histórias de que vos falei, uma réplica de um barco Rabelo e velhas pipas de vinho a completar o cenário. Passamos depois pela moderna e renovada Adega, onde vai ser possível acompanhar todos os trabalhos durante a época das vindimas, um espaço que mostra bem a preocupação da Symington e associa as técnicas mais modernas com a tradição que sempre teve lugar nos velhos lagares de vinho do Porto.

Passeando um pouco pelo exterior, seguimos para o Armazém Velho, construído em 1896 e suportado por uma impressionante estrutura de madeira onde começa o processo de envelhecimento dos vinhos antes de partirem para Vila Nova de Gaia.

                               

Na Sala de Provas, podem provar-se não só os Portos, mas também um alargado leque de vinhos produzidos pelos Symington, aproveitamos ainda o lindíssimo Terraço sobre o Douro e, claro, a visita termina na Loja, onde é possível comprar, não recordações, mas sim prazeres futuros, na mágica altura de retirar a rolha de uma garrafa!

Mas a visita não ficou, nem se fica por aqui, como uma Quinta que se preze, o mais importante são as suas vinhas, e no Bomfim vai ser possível passear livremente pelas vinhas e experimentar, por alguns momentos, a vida árdua dos trabalhadores que ajudam a criar os néctares que todos apreciamos.

Os visitantes vão poder escolher entre três tipos de passeio, um pequeno trilho pela vinha com a duração de cerca de 20 minutos, um percurso mais extenso de cerca de 3km, com a duração de 1h30 e um percurso intermédio, que os leva até à Casa dos Ecos, um pequeno edifício no meio da vinha, com uma das melhores vistas sobre o Douro, e um terraço que bem se poderia transformar num restaurante com uma das melhores vistas do mundo!

Quinta do Bomfim - 23Um brinde na Casa dos Ecos

Ao longo dos trilhos é disposta também a informação sobre as vinhas, do solo, à casta ou até a altitude a que se encontram. Tudo meticulosamente preparado para receber os visitantes, sejam eles nacionais ou estrangeiros, de uma forma única.

                                

Da visita ao Bomfim trouxe comigo um encanto particular pelo espaço, pela forma como foi renovado sem ser adulterado, pelo cuidado com os detalhes, pela visita guiada, comandada por uma jovem cheia de vontade e felicidade, não só por aquilo que a sua região nos oferece, mas por poder partilhar connosco uma história única!

                                  

Um trabalho brilhante que merece ser visitado por todos! Eu cá fico a aguardar pelas vindimas para lá voltar e fazer uma outra visita, desta feita com toda a azáfama e loucura caraterística dessa época.

Quinta do Bomfim - 24Jóias da Dow’s

Quinta Do Bomfim
5085-060 Pinhão – Alijó
Horário: 10h30 às 19h00
Visitas em Português, Inglês, Espanhol e Francês a partir de 8€
Passeios na Vinha  – 5€
+351 254 730 370
quintadobomfim@symington.com

Nota
Visitamos a Quinta do Bomfim a convite do família Symington, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho, cuja opinião e texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.

Fotos: Flavors & Senses

English Version

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.