O Douro tem um lugar muito especial no meu coração, não vos sei explicar bem porquê, mas sei que quando começo a observar as vinhas em socalcos e o rio, há alguma coisa no meu corpo que se altera automaticamente, fico com taquicardia, com taquipneia, fico fora de mim!
A varanda do quarto, com vista sobre o Douro
Para quem acredita em reencarnação, digamos que provavelmente eu já pertenci a estas terras!!!
Já tinha tido o privilégio de conhecer o Vintage House mas nunca tínhamos ficado lá hospedados, mas felizmente isso aconteceu!
Douro e Vintage House? Mas quem pode pedir mais?
Podemos dizer que este hotel quase toca o rio, e faz com ele uma perfeita comunhão.
Agora nas mãos do novissímo grupo NAU Hotels and Resorts, o Vintage House, uma antiga adega, deu origem a um hotel de luxo, localizado numa privilegiada zona dominada por quintas e vinhas em socalcos.
Primeira Impressão:
Perfeita!!! Não precisava de dizer mais nada, mas tem que ser, senão é demasiado vago!
Antes de entrar na receção, e ainda meios atordoados pela beleza da paisagem envolvente, um funcionário abordou-nos e tratou prontamente de tudo, desde nos acompanhar à receção, a estacionar o carro (o teoricamente normal para um hotel 5 estrelas).
Lá esperavam-nos alguns membros da equipa e fomos recebidos com um “welcome drink” que declinamos, mas que muito feliz me fez sentir ao ver a forma correta de receber que nem sempre está presente.
O nosso check in foi realizado com prontidão e fomos acompanhados ao nosso quarto.
À medida que íamos percorrendo o hotel até ao quarto não pude deixar de reparar na decoração, estilo clássico, uma espécie de antiga casa de família que vai passando de geração em geração mantendo a sua alma e traça, mas à qual se vai acrescentando o conforto e a sofisticação.
Quartos:
O Hotel possui 43 quartos, 36 standard, 5 Junior Suites e 2 Suites. Ficamos num quarto standard, que me encheu as medidas, ou não fosse aquela magnífica varanda ter a melhor vista de sempre! O Douro e as Vinhas a fazerem as honras! Aliás, no Vintage House todos os quartos têm esse privilégio.
Fomos recebidos com umas maravilhosas cerejas, colhidas na propriedade, que fizeram com que, caso nós ainda não tivéssemos atingido a felicidade, este seria o momento em que o faríamos!
A cama era extremamente confortável e a decoração do quarto seguia a linha do restante hotel, o clássico de mãos dados com o luxo e a sofisticação.
A casa de banho em azulejo de várias cores e linhas clássicas fez os meus olhos brilharem automaticamente.
Restaurantes/Bares:
O Vintage presenteia-nos com três espaços, o Restaurante Rabelo, o Bar Library e o Salão do Rio.
No primeiro tivemos a oportunidade de jantar na esplanada com uma maravilhosa e calma vista para o Douro, onde vislumbramos o pôr do sol enquanto nos deliciávamos com os pratos e vinhos que iam surgindo na mesa.
Por outro lado, no Bar Library o ambiente é misterioso, elegante e digno de uma família real, com os livros, o piano e a lareira a envolverem os nossos sentidos. Aqui, podemos desfrutar de diferentes bebidas.
Por fim, no Salão do Rio foi onde tomamos um farto pequeno-almoço, enquanto nos deliciávamos com o sol que provocava um brilho perfeito no rio.
Serviços:
O Hotel possui uma imensidão de serviços para satisfazer o mais insatisfeito dos mortais!
Podemos começar pela sua bonita piscina mesmo em frente ao rio. Dentro do hotel, encontramos também o agradável Salão dos Ingleses, uma sala de jogos com bilhar, tv e lareira.
O Hotel oferece ainda um Court de Ténis e uma Academia do Vinho, com loja de vinhos e produtos regionais com cursos e provas de vinho.
Possui ainda salas devidamente preparadas para conferências e diferentes eventos.
Para atividades extra hotel, temos a possibilidade de vivenciarmos momentos únicos ao longo do Vale do Douro, nomeadamente a bordo do PipaDouro (ver) ou na visita a muitas das Quintas do Douro.
Atendimento:
Desde a nossa chegada até à nossa partida este ponto foi levado a cabo duma forma completamente exímia.
Atendimento atento, cuidado, preocupado, carinhoso, onde a sensação de que nada é deixado ao acaso está presente em cada pormenor.
Senti-me apaparicada do início ao fim, sem dúvida!
O Vintage House Douro é um dos pequenos Paraísos do nosso País, está situado no Pinhão, numa terra escondida com um micro clima e com um ambiente diferente mas no qual ninguém imagina que existe este céu na terra!
Pode até nem ser o Hotel mais bonito do mundo, mas tem o seu charme, não é certamente o mais luxuoso mas tem o seu encanto, nem tão pouco será um Hotel sem defeitos, mas tem garantidamente muito mais virtudes, a começar pela paz e silêncio que nos oferece logo à chegada!
Conseguimos chegar até ele de diferentes formas, de carro, pela recém eleita Melhor Estrada do Mundo, a N222 entre o Peso da Régua e o Pinhão, com as suas curvas perigosíssimas mas com a sua majestosa paisagem, de comboio, percorrendo a idílica Linha do Douro, ou de barco, percorrendo o rio por entre vinhas e socalcos! Seja qual for o meio, o que interessa é chegar e viver um momento único que vão querer eternizar.
Por muito que vos descreva, palavras nenhumas serão suficientes…
The Vintage House Douro
Quartos a partir de 140€
Lugar da Ponte, Pinhão
(+351) 254 730 230
bookings@nauhotels.com
Nota
Estivemos no The Vintage House Douro a convite do grupo NAU, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho, cuja opinião e texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.
Fotos: Flavors & Senses