Pienza

Duomo
Pienza é a Terra natal do Papa Pio II, Aeneas Slvius Piccolomini que nasceu em 1405. Por ser o seu berço, a ideia de Pio II era a de criar uma cidade renascentista perfeita, mas o projeto não chegou a vingar, no entanto mandou reconstruir a catedral, o palácio papal e a antiga câmara do centro histórico, através das mãos do arquiteto florentino Bernardo Rosselino.
Val D’Orcia

Atualmente, Pienza faz parte de um território chamado de “Parque artístico, natural e cultural de Val D’Orcia” que tem o objetivo de preservar o extraordinário património das suas cinco comunidades: Castiglion d’Orcia, Montalcino, San Quirico d’Orcia, Radicofani e Pienza.

Em Pienza podemos visitar a Piazza Pio II, o Duomo, o Palazzo Piccolomini e o Palazzo Pubblico. O Palazzo Piccolomini (antigo Palácio Papal) continuou a ser usado pelos descendentes do Papa até 1968.

Podemos também encontrar uma pequena igreja de valor histórico, Pieve dei Santi Vito e Modesto de Corsignano, a igreja que mantém o seu estilo rústico e simples, foi o local de batismo do Papa Pio II.

Val D’Orcia

No topo de uma colina, Pienza é um dos locais mais encantadores da Toscana com uma magnifica vista  que se abre para os verdes campos de Val d’Orcia com estreitas estradas e ciprestes. Pienza é considerada Património Cultural da UNESCO.

Pecorino de Pienza

Nas enotecas pode encontrar-se o legítimo e famoso Brunello que é produzido na vizinha Montalcino. Nas queijarias as vitrines expõem o tradicional e fantástico  Pecorino de Pienza, o queijo que é uma especialidade da cidade, curado e tratado das mais variadas formas. O roteiro com visita a alguns dos mais importantes produtores de Pecorino é uma das mais agradáveis e interessantes actividades a realizar na região.

Sem dúvida alguma que Pienza foi uma das cidades que mais adoramos conhecer, talvez porque a vista vislumbrada do topo seja aquela que ao longo dos anos fomos vendo nos postais e fotos de Toscana, o momento de percorrer as vielas e depois terminar nos muros e olhar para Val d’Orcia foi quando tivemos de suster a respiração e tentar perceber se estávamos a sonhar ou não! Até à próxima Pienza!

Onde Ficar
La Bandita Townhouse

*Texto: Cíntia Oliveira | Fotos: La Bandita Townhouse

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.