Quando comecei a planear a viagem para a Tailândia, Chiang Mai sempre esteve nos planos de visita, não só pela sua vertente religiosa ou pela natureza envolvente, mas também pelos seus mercados e muito em particular pela sua famosa comida de rua. O Sunday Market é, como o próprio nome indica, um mercado que ocorre todos os domingos entre as 16h e a meia-noite, ocupando o coração da cidade antiga, entre o Tha Pae Gate e a rua Ratchadamnoen. Com as artérias cortadas ao trânsito, as ruas são ocupadas, por artesãos, comerciantes, artistas, e claro, muita, muita comida.
As ruas ficam apinhadas de locais e turistas, e todos saem à rua para desfruta da sua noite de domingo ( melhor que ficar em casa a ver reality shows). Uma das paragens obrigatórias são as massagens aos pés, com duração de 30minutos a uma hora e preços bastante simbólicos (à semelhança de quase tudo no mercado), é uma experiência única, seja pelo relaxamento ou pela simples envolvência.
No Sunday Market e ao contrário, por exemplo, do Night Bazzaar, encontramos um alargado leque de artesãos e produtos muito mais exclusivos e tradicionais do norte da Tailândia, ao invés das habituais falsificações. De pequenos Budas esculpidos, a óleos essenciais, especiarias, sedas, pratas, pinturas ou simples brinquedos, existe de tudo um pouco e para todos os gostos.
Passando à comida, é possível encontrar um pouco de tudo, desde smoothies (existe algum fascínio com batidos por aqueles lados), pratos de marisco, espetadas, frango frito, as populares e reconfortantes sopas tailandesas e claro pratos como Khao soi ( caril de côco com noodles de ovo e frango), Som Tom Thai ( salada de papaia verde) ou o célebre Pad thai.
Tudo é irresistível, do sabor ao preço, basta procurar os vendedores com mais afluência de habitantes locais, eles sabem onde devem ou não comer. Para os mais corajosos, também se encontra um vendedor de insectos, grilos, baratas e larvas próximo do templo Phra Singh. Não custa nada provar.
Quem visitar o Sunday Market pode ainda aproveitar para visitar durante a noite alguns dos templos no circuito do mercado, aproveitando para relaxar um pouco e apreciar a devoção e respeito que os tailandeses têm pela sua religião.
Se tiverem a oportunidade de passar um Domingo na cidade, já sabem, este é o local obrigatório para passarem a noite. Para os menos afortunados, existem mercados diários, como o Night Bazzar, o mercado da carne e do peixe, e todos os dias muitas zonas da cidade transformam-se em verdadeiras feiras de comida, com tudo para todos os gostos!
Ver Mais sobre CHIANG MAI
Flavors & Senses na Tailândia com apoio da Emirates