Lai’Tcha

Para quem se interessa pelos prazeres da mesa, Adeline Grattard dispensa apresentações, muito por culpa do seu restaurante gastronómico Yam’Tcha e da sua presença no bem sucedido “Chef’s Table” da Netflix. Mas façamos um pequeno resumo, formada pela célebre escola parisiense Ferrandi, foi ao lado de Pascal Barbot no L’Astrance que apurou a sua técnica, e onde conheceu o seu marido Chi Wah Chan, especialista em chás. Juntos embarcaram na aventura de viajar até Hong Kong, terra natal de Chi Wah Chan, onde Adeline acabou por descobrir um admirável mundo novo, um mudo de novos sabores, técnicas e condimentos, que foi aprendendo ao lado dos mais prestigiados chefs da região.

Regressados a Paris, decidem abrir o seu próprio restaurante, Yam’Tcha, onde o chá disputa com o vinho o lugar de destaque ao lado dos pratos de assinatura, que rapidamente foi reconhecido com uma estrela pelo guia Michelin e se tornou numa das mais interessantes mesas parisienses.

Entre os vários projectos, o último foi este Lai’Tcha – inspirado na típica bebida de rua que combina chá preto com leite condensado – um café nada parisiense e totalmente embebido do espírito de Hong Kong, com “pratos rápidos” de inspiração asiática, comida para levar, cafés e os óbvios chás criteriosamente escolhidos por Chi Wah Chan.

O seu nome bastaria para que a primeira visita fosse justificável, no entanto o que nos levou até a esta porta na zona de Les Halles foi um motivo ainda mais especial. Na impossibilidade de reservar e visitar o restaurante gastronómico durante uma curta estadia em Paris, e sabendo que às terças à noite o mítico casal ocupa a cozinha do Lai’Tcha, seguimos para uma degustação única de Adeline Grattard e as suas combinações mais descontraídas.

Spring Roll de Caranguejo Real e Vieiras com especiarias
O início da degustação diz-nos logo que vamos ter sorte com o jantar… Começando pelo Spring Roll, obviamente feito na casa, com o caranguejo ainda suculento e cheio de sabor, bem acompanhado por uma espécie de molho barbecue, versão chinesa e caseira. Vieiras cozinhadas com especiarias, legumes e a frescura dos coentros para contrastar.  Ótimo!

Beringela, marisco e arroz
Seguiu-se um confortável prato de beringela, estufada com mariscos, legumes e temperos asiáticos, servida sobre arroz. Um prato leve e ao mesmo tempo com várias dimensões de sabor e texturas. Não sendo eu propriamente fã de beringela, podia ter comido duas ou três taças, o que já diz algo sobre o prato…

Polpette, China vs Itália
Uma adaptação das célebres almôndegas italianas, ao receituário chinês, que rapidamente nos transporta para o recheio de dim sum, repletas de sabor e bem equilibradas pelo molho à base de fuyu e cogumelos. A fotografia infelizmente não faz jus ao sabor do prato!

Pomelo, Maracujá e Shiso e Mocchi
A frescura que qualquer final pede, com uma simples mas bem executada salada de pomelo com maracujá e shiso. Mochi bem preparados, com a massa delicada e suave como deve ser! Belo final!

O serviço foi simples e discreto, num ambiente calmo  e super sereno – parece que há muita gente que ainda não sabe sobre os jantares da chef no restaurante.. O que para nós acabou por ser ótimo!

Considerações Finais
Poderia ser um restaurante ou um café de bairro, mas a comida, o conceito e, claro, as pessoas por trás dele, fazem do Lai’Tcha uma experiência distinta! Seja pela oferta  quase exclusiva de pratos e bebidas de Hong Kong, seja pela qualidade das matérias primas apresentadas – Adeline Grattard orgulha-se de manter os mesmos fornecedores e produtores do seu restaurante gastronómico – a visita vale mais que a pena, como já acontecia no pequeno Boutique Yam’Tcha. Os menus de terça-feira com assinatura da chef são a cereja no topo do bolo, para uma das melhores experiências de influência chinesa da cidade Luz. Ahhh e diz-se que por lá o Brunch é também um dos melhoras da cidade…

A repetir!

Preços a partir de 33€ (sem vinhos) – Menu de degustação 60€
18 rue Eugène Sue – Paris
+33 1 42 55 61 64

Fotos: Flavors & Senses
Textos: João Oliveira
Versão Inglês
No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.