É costume dizer-se que não se deve voltar onde já se foi feliz… mas eu sou totalmente contra essa premissa, eu adoro voltar onde já fui feliz e voltar a sê-lo, normalmente mais ainda! E esse foi o mote que me levou de volta a Itália, e de volta à Toscana. Desta vez para conhecer Cortona, uma belíssima cidade etrusca, e o charmoso Il Falconiere. E é sobre este último que vos falo hoje.
Rodeado de vinhas e oliveiras, num ambiente tipicamente toscano, assim se apresenta o Relais Chateaux Il Falconiere. Mal se entra neste local somos invadidos por uma sensação de serenidade, que permanece dentro de nós durante toda a estadia.
A quinta tem uma história bem longa, contando já com quatro séculos, e pertencendo já há dois à mesma família, os Baracchi. Após algum abandono, em 1985 Ricardo Baracchi e a sua esposa Silvia decidiram voltar à casa de família e revitalizá-la, e por que não fazer também daquilo uma das suas profissões? E assim foi!
Abriram um restaurante comandado por Silvia (que ainda hoje se mantém), começaram a produzir vinho e desta forma puderam iniciar a partilha de uma casa repleta de história com o resto do mundo!
Mas, apenas isto não chegava aos clientes, e estes começaram a pedir alojamento, e foi aqui que Ricardo e Silvia decidiram transformar o Il Falconiere num autêntico refúgio no meio da natureza. Esta transformação começou na casa principal, com apenas nove quartos, mas depressa surgiu a necessidade de criar mais e mais espaço para os hóspedes que não paravam de chegar!
Assim, hoje existem 22 quartos espalhados por toda a propriedade, decorados com peças da família, criando uma atmosfera que nos envolve não só com a região como com os próprio Baracchi, aos quais se junta uma imensidão de atividades e opções de como passar umas férias de sonho numa das regiões mais idílicas de Itália.
Primeira Impressão
O caminho que se percorre até chegar ao Il Falconiere é estreito e tem aquele charme característico da Toscana, onde ciprestes, vinhas e oliveiras se tornam cicerones!
Chegados, encontramos uma propriedade enorme e repleta de lindíssimos tons avermelhados que o Outono pinta sobre as vinhas, e ao fundo, no topo da montanha, a cidade de Cortona.
O Staff recebeu-nos sem demoras, convidou-nos a descansar um pouco e a ofereceu-nos um chá e água. Percebemos uma simpatia genuína na arte de receber.
A Casa principal da propriedade
Olhando à volta estamos rodeados de natureza, em frente à zona da receção percorremos um jardim e estamos perante um edifício do século XVII, a casa principal da propriedade, dum lado da receção vemos um belíssimo terraço e um local com uma entrada charmosíssima de vidro que dá acesso ao restaurante, do outro lado da receção, uma pequena capela.
Fomos encaminhados ao nosso quarto, que ficava anexo à capela e mesmo ao lado do spa!
Quartos
Contam-se 22, distribuídos pelo edifício principal, pela zona junto à capela e ao spa, e pela zona da adega.
Ficamos numa Junior Suite cuja entrada ficava mesmo ao lado da entrada do spa, aliás para chegar ao nosso quarto tínhamos que passar próximos à piscina (com jacuzzi) aquecida que se encontrava dividida entre o interior e o exterior do spa. Um sonho que teria a minha presença assídua durante toda a estadia!
Mal entramos no quarto deparei-me com uma lareira enorme e um ambiente extremamente aconchegante. Do lado direito o quarto, separado da sala por um arco, o teto em terracota e vigas de madeira junto com o mobiliário antigo conferiam ao espaço um charme sem igual. A cama confortável, junto a uma janela por onde se via a natureza, serviu vários momentos de relaxamento puro – especialmente depois de uma longa viagem de carro!
No quarto esperavam-nos também fruta da época, chá, café, água e um mimo muito especial (no nosso último dia) – aqueles biscoitos saborosos tradicionais da Toscana, os Cantucci.
Quanto à casa de banho – Para chegar até ela descemos uns degraus e deparamo-nos com uma porta que possui o símbolo da cruz em pedra (percebemos de imediato que este local, estando adjacente à pequena capela, teria outrora pertencido à mesma!), entramos e o espaço surpreendeu-nos com as suas paredes de pedra, o seu charme do passado, e a sensação constante de pisar a história.
Os produtos de higiene são orgânicos e produzidos à base de azeite, com um aroma e uma textura maravilhosa!
Um excelente quarto, sem dúvida!
Restaurantes
A propriedade conta com um espaço que serve vários propósitos, cuja a entrada é toda em vidro e ferro forjado conferindo-lhe um aspeto bastante romântico. Esta dá acesso (no piso superior) à sala dos relógios, ou sala do pequeno-almoço, que também pode servir bebidas e snacks durante a tarde.
A sala dos relógios preparada para o pequeno almoço
Ao lado, um terraço que apaixona qualquer um e onde, com o clima certo, se pode fazer o mesmo que se faz nas salas anteriores, mas aqui em perfeita comunhão com a natureza.
Neste local não se admirem se forem presenteados com a figura mais importante da casa, o Giacco, o cão da família, super meiguinho e que nos faz companhia quando estamos a petiscar!
O bar e alguns dos vinhos produzidos pelos Baracchi
Descendo umas escadas da entrada de vidro chegamos a dois espaços distintos, o bar, uma sala extremamente cozy, onde a madeira predomina e onde somos tentados de imediato a beber um vinho ou um whiskey, ler um livro e relaxar durante umas boas horas na companhia duma imensa garrafeira.
O outro espaço é o ex libris da Vila, o restaurante que detém uma estrela desde 2002 e que levou a que tudo isto exista atualmente, e a que cheguem a Cortona pessoas vindas de todo o mundo.
Pici com ragú de javali e molho de syrah
Este nasceu dum antigo limoeiro (casa onde se guardavam os limões depois de colhidos) com uma vista perfeita sobre as colinas de Cortona.
O cenário envolvente serve de inspiração à cozinha concebida pela Chefe Silvia Baracchi. O respeito pela sazonalidade e a utilização de produtos locais combinada com uma vasta seleção de vinhos, fazem deste restaurante um dos mais falados da Toscana. Mas, sobre a nossa experiência aqui falar-vos-á o João no próximo post.
Serviços
O Il Falconiere é por excelência um refúgio do relaxamento, no entanto, e porque há gostos muito diversos, conseguiu criar uma panóplia de atividades capaz de suprir as necessidades de todos.
Assim, temos como opção (obrigatória!) visitar a pequena mas muito interessante Cortona, que fica a apenas alguns minutos de carro do hotel. O staff ajuda a organizar o nosso dia, indicando-nos quais os pontos mais importantes a conhecer e ainda nos dá umas aulinhas de história! Também organizado e devidamente marcado podem optar por escolher atividades como caça, passeios de bicicleta pela montanha, caminhadas e percursos equestres, golfe e yoga.
Outra das opções de atividade, e a que dá o nome à propriedade, é a Falcoaria, ou seja, a arte de criar, cuidar e treinar falcões, normalmente esta cerimónia, dirigida por Ricardo Baracchi, termina com a entrega de um diploma.
Para quem opta por ficar pela propriedade não pode perder uma das grandes paixões da família Baracchi, o vinho, assim podem visitar as vinhas, participar na vindima, visitar a adega e fazer uma prova de vinhos com os diferentes selos que a família produz.
Um local perfeito para passar um calmo entardecer enriquecido com um bom vinho e queijos é o terraço, ou se o frio não o permitir, podem sempre optar pelo ambiente bucólico do bar – que me encheu as medidas num maravilhoso fim de tarde.
Durante o verão a piscina é o local preferido de todos, e o Il Falconiere conta com duas, a principal, junto ao spa, e uma na zona da adega que normalmente é mais utilizada pelos hóspedes que ficam nos quartos desse edifício.
É também neste último local que se localiza a cozinha que serve de espaço a uma das mais interessantes atividades do Il Falconiere, as aulas de cozinha da famosa Chef Silvia Baracchi. E aqui, toda a gente “mete a mão na massa” que é como quem diz, trabalha! Aprendendo pratos tradicionais da Toscana numa cozinha bem rústica e autêntica onde no final cada um aprecia e degusta a sua “obra prima”!
Os casamentos também são bem vindos a esta Vila, sendo que os noivos podem inclusive (com antecedência, claro) reservar toda a propriedade para si e os seus convidados. Quem não gostaria de casar sob a beleza da Toscana?!
Para mim o ex libris é mesmo o spa, o Thesan Etruscan Spa, que como o próprio nome indica é um spa de características etruscas, que evoca o passado, e eleva os nossos sentidos ao mais perfeito relaxamento. Este é composto por algumas salas de tratamentos, sauna, banho turco, e uma das mais bonitas piscinas que já vi.
A piscina aquecida com jacuzzi e cromoterapia é rodeada por duas zonas bem distintas, o interior e o exterior, no interior várias poltronas, camas de relaxamento e uma lareira completam o ambiente acompanhado com música que relaxa a nossa mente. No exterior a rainha é a natureza! E não há nada mais perfeito do que terminar o dia a ver o pôr do sol misturado com os vales da toscana numa piscina bem quentinha e aconchegante!
Atendimento
Há três anos atrás iniciamo-nos pela Toscana e ficamos apaixonados, hoje posso dizer que a paixão é ainda maior, e isso deve-se não só às paisagens e à gastronomia mas também ao seu povo, que me arrisco bem a dizer que é totalmente diferente do resto de Itália. Há uma genuinidade sem igual, e uma capacidade de nos fazer sentir em casa muito semelhante às “gentes” das nossas aldeias portuguesas.
E a equipa do Il Falconiere foi e é tudo isso, é genuína, meiga e focada no nosso bem estar, além de que o ambiente é totalmente familiar, aliás é mesmo uma casa de família e isso sente-se tão mas tão bem!
Sem dúvida um local que deixará imensas saudades e ao qual iremos regressar no futuro!
Imperdível!
Il Falconiere – Relais & Chateaux
Quartos a partir de 200€
Loc. San Martino a Bocena, 370 – Cortona
+39 0575 612 679
info@ilfalconiere.it
Fotos: Flavors & Senses
Nota
Estivemos no Il Falconiere a convite, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.