Cafeína 20 Anos: Pedro Bastos e Esporão

caf Vasco Mourão e o seu Cafeína dispensam apresentações, é há 20 anos um dos restaurantes de maior sucesso da cidade do Porto, reunindo consenso entre habituais, turistas e celebridades ou os mais exigentes enófilos e gastrónomos.

E são esses mesmos 20 anos que o Cafeína se propõe agora a celebrar de uma forma singular: abrindo as suas portas a outras ideias e outras cozinhas, organizando almoços e jantares únicos, que certamente levarão os clientes do Cafeína a sair da sua zona de conforto e a voarem por outros mundos e sabores.

Para começar nada melhor do que um jantar com um jovem chef, Pedro Pena Bastos (Herdade do Esporão), que se estreou atrás de um fogão naquela mesma cozinha, e que no passado dia 16 de Setembro chefiou ao lado de Camilo Jaña.

caf20pedrobastos - 2Pedro Pena Bastos 

Depois de passar por uma série de cozinhas de renome e de se especializar em eventos privados, Pedro  rendeu-se aos encantos da Herdade do Esporão, liderando a sua cozinha desde o final de 2014, com um conceito peculiar que apelida de “Tempo da Terra”, aproveitando os legumes e ervas que plantam nas hortas da herdade, assim como os animais que por lá se criam em comunhão com a natureza. Um conceito de cozinha contemporânea que faz de Pedro um “pequeno” Dan Barber (Blue Hill), assente nas raízes gastronómicas do Alentejo e na pureza do sabor dos produtos naturais sazonais.

E assim. o “Tempo da Terra” chegou ao Porto junto com os vinhos da Esporão, numa harmonização apresentada por José Luís Moreira da Silva, o enólogo residente da Quinta dos Murças.

caf20pedrobastos - 5Torresmo de Grão e Tinta de Choco com Mousse de Ovas Fumadas de Bacalhau

Depois do simpático pão de sementes e da excelente espuma de manteiga, seguiu-se o primeiro Amuse-bouche, Torresmo de Grão e Tinta de Choco com Mousse de Ovas Fumadas de Bacalhau, uma dentada crocante e bem combinada com a mousse onde sobressaíram as notas fumadas e o grão.  Seguiu-se  o Gaspacho, Tutano e Tapioca, um prato já mais interessante, fresco, com um bom jogo de texturas e elevado pela untuosidade do tutano

caf20pedrobastos - 6 caf20pedrobastos - 7 Gaspacho, Tutano e Tapioca

A harmonizar com os Amuse-Bouche esteve o Assobio Rosé de 2014, produzido na Quinta dos Murças, a propriedade da Esporão no Douro. Um vinho na linha dos rosés mais habituais, com fruta vermelha, especialmente framboesa e notas doces.

caf20pedropena -xLula e feijão verde, Presunto 40 Meses, uvas brancas e Foie
Um dos pratos menos consensuais da noite, com as opiniões a variarem de comensal em comensal. No meu caso considero que seja um prato interessante e criativo pelo jogo de texturas e temperaturas (a uva e a neve de foie são servidas geladas), mas a precisar de um pouco mais de trabalho no sabor, uma vez que os sabores mais subtis, como o caso da lula, se perdem um bocado no conjunto monopolizado pelo foie.

caf20pedrobastos - 8

caf20pedrobastos - 9Pregado, Funcho e Lagostins do Rio
Um prato menos arriscado mas não menos criativo. A esmagada de funcho dá substância e aromatiza o prato, o pregado cozinhado de duas formas surpreende especialmente pela ótima barriga panada com panko. Os pequenos lagostins do rio trazem notas doces e mais uma textura ao prato além da deliciosa bisque que liga todos os elementos. Muito, muito bom!

No copo tivemos, com estes dois últimos pratos, o Assobio Branco 2014um branco interessante dentro do perfil dos brancos menos complexos do Douro. Mineral, fresco e com notas cítricas, funcionou muito bem com os dois pratos.

caf20pedrobastos - 10

caf20pedrobastos - 11Porco Preto Alentejano, Pastinaca e borras de Porto
O prato principal trouxe um dos principais elementos da alimentação alentejana, o porco preto. Um lombinho cozinhado na perfeição, suculento e ainda rosado, bem acompanhado pela pastinaca em diferentes texturas (chip, puré e assada) e pela couve braseada. Destaque ainda para as amêndoas verdes em pickles e para a ligação ao Porto com o molho de borras que ligou muito bem todos os elementos. Um grande prato!

No copo, o desafio era harmonizar com o Quinta das Murças Reserva 2010 e o Reserva 2011. Se por um lado o Reserva de 2011 se mostra um vinho mais refinado e elegante, indicando um futuro auspicioso com a sua evolução em garrafa, 0 2010 mostrou-se mais pronto para acompanhar o prato, sem  se sobrepor aos sabores da comida, complementando-a de melhor forma.

caf20pedrobastos - 12Figos Vermelhos, Beterraba e hibiscos
Para terminar, um excelente figo vermelho ligeiramente caramelizado, sobre uma camada de chocolate bem acompanhado pela beterraba desidratada com as suas notas doces e textura interessante e bem ligado com o molho de hibiscos e o gelado de folha de figueira. Um final que me enche as medidas.

Se a harmonização foi feita com vinhos do Douro, não poderia faltar o vinho do Porto ao lado da sobremesa, um Quinta dos Murças Vintage de 2011. Um vinho com uma cor linda,  ainda demasiado jovem e a passar pela fase de “adormecimento” característica de Vintage jovem.

Para finalizar a refeição e a acompanhar os cafés e os petit four (uns pequenos pâte de fruits) esteve a brilhante Magistra, a premiada aguardente produzida pela Esporão na Lourinhã.

  caf20pedrobastos - 4       caf20pedrobastos - 1       caf20pedrobastos - 3

Considerações Finais
O Cafeína está de parabéns, não só pelos seus 20 anos e pela excelente forma como se vai reinventado ao longo destes, mas também pela iniciativa que teve de celebrar o seu aniversário abrindo as suas portas e permitindo que outros brilhem e se mostrem neste palco único. Foi uma noite com uma atmosfera especial, um ambiente de festa misturado com o nervoso miudinho da organização para que tudo corresse da melhor forma. Quanto a Pedro Pena Bastos, teve uma noite de facto brilhante, com momentos altíssimos e combinações improváveis, mostrando que aos 25 anos é um dos maiores jovens talentos da cozinha nacional. Dando-lhe o devido tempo e confiança é certo que a sua cozinha trará muitas alegrias ao  restaurante da Herdade do Esporão, ficando agora uma grande vontade de conhecer a sua cozinha e os seus produtos in loco.

 Cafeína
Rua do Padrão, 100, 4150-557 Porto
+351 226 108 059 | +351 226 189 953

 English Version

 Fotos: Flavors & Senses

Nota
Estivemos no Cafeína a convite para a celebração do primeiro evento no âmbito dos 20 Anos do Cafeína, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.