“Um oásis urbano no rio dos Reis”
Esta é a frase com que o Hotel The Peninsula em Banguecoque se define… E digo-vos, não conseguiria fazer uma descrição mais exata! Um verdadeiro paraíso mesmo em cima do rio!
Em hotelaria, o nome The Península é sinónimo de glamour e luxo, o grupo possui hotéis em algumas das cidades mais excitantes do mundo, com uma combinação única de tradição e inovação que oferece aos seus hóspedes uma estadia memorável, seja em negócios ou em lazer.
O grupo The Peninsula Hotels tem uma herança eximia, sendo hoje a mais antiga cadeia de Hotéis asiática, que começou em Hong Kong, em 1866.
Quanto ao The Peninsula Bangkok, o hotel abriu as suas portas ao mundo a 19 de Novembro de 1998 às 09h09 (o 9 é um número importante na Tailândia), o que foi criteriosamente planeado com celebrações que enalteceram aquele que viria a ser um dos melhores hotéis da cidade.
Tudo estava destinado a dar certo, com um futuro auspicioso a espreitar a cada recanto, e assim foi!
Foi a nossa primeira vez na Tailândia, sem nada conhecermos sobre o povo e a sua cultura (além do meramente lido), e iniciamos a nossa experiência por este exemplar de luxo e de refúgio que é o The Peninsula. Logo à chegada fomos recebidos duma forma delicada, meiga e extremamente educada, que felizmente se prolongou por toda a nossa estadia. Apercebi-me logo de toda a imponência do hotel, mas nada comparado com aquilo que viria a encontrar neste “oásis urbano”.
Fomos conhecer o nosso quarto, e fiquei completamente hipnotizada pela estonteante vista. O hotel fica mesmo em frente ao rio Chao Phraya, como o nosso quarto ficava no 29′ andar, as nossas vistas eram o rio e os demais arranha-céus da cidade! Uma visão de uma cidade frenética, e que nunca dorme, magnifico!
Falando de quartos, o The Peninsula conta com 370, de 11 tipos diferentes, desde um “simples” deluxe room até uma magistral The Peninsula Suite, variando essencialmente no tamanho. Todos eles primam pelo luxo e são extremamente espaçosos, à semelhança de todo o hotel, estão decorados no estilo clássico mantendo o ambiente do tradicional tailandês a partir de pequenos apontamentos, assegurando o luxo atual com a tradição do passado.
Adoro hotéis que privilegiam a arte, e o The Peninsula, por exemplo, serve de lar a uma das mais distintas coleções de arte contemporânea asiática, originária de oito países do Sudeste Asiático, pelas mãos de 25 artistas.
O The Peninsula tem a capacidade de ser luxuoso e imponente mas sem nunca perder a sua identidade, e isso deve-se essencialmente à sua equipa, que nos proporciona uma sensação de bem estar e de delicadeza a cada contacto com qualquer um dos funcionários, desde o cargo mais elevado ao mais simples. Sentimo-nos acompanhados desde o primeiro momento e a sensação que temos é de que nada é deixado ao acaso, tudo está meticulosamente pensado para que a nossa experiência seja o mais gratificante possível. Com uma preparação única para realizar e tratar de todas as necessidades dos seus hóspedes.
No que diz respeito a restauração, o hotel oferece-nos sete diferentes opções. Desde os tradicionais restaurante Mei Jiang e Thiptara, o primeiro a cargo dum chef Chinês, apresenta comida típica cantonesa, o segundo representa o que de melhor e mais tradicional a comida tailandesa tem para nos oferecer.
Depois temos o delicioso River Cafe & Terrace, onde tivemos oportunidade de jantar e tomar o pequeno-almoço, uma vez que ocupa o principal espaço do Hotel, onde num conceito de Buffet encontramos pratos que viajam quer pela Ásia quer pela Europa.
A oferta é variadíssima e para todos os gostos. Da fantástica salada de papaia (tailandesa) a um diferente mas muito saboroso Salmão fumado com crosta de amendoim, provamos um leque de várias entradas que eram uma refeição por si só. Da lista de grelhados, preparados no momento não pudemos deixar de provar o camarão tigre, o Atum, ou o fantástico bife de Wagyu, tudo muito bem acompanhado pelos excelentes cocktails da carta.
A selecção de sobremesas é mais uma vez extensa, com opões entre a pastelaria francesa e os mais tradicionais doces tailandeses, onde não faltava a habitual manga com sticky rice e coco. Em suma, foi uma refeição muito bem conseguida, em particular no cuidado com os pratos, e claro tudo fica melhor quando se tem uma magnífica vista sobre o rio e os seus encantos.
Além destes, temos também locais mais descontraídos dos quais podemos ir usufruindo ao longo do dia, seja enquanto exploramos a esplêndida piscina, onde temos o The Pool, com alguns snacks e diferentes cocktails, ou para quando simplesmente nos apetece tomar algo ou descansar um pouco, temos o The Lobby, o The River Bar, e o The Bar.
No que diz respeito ao pequeno almoço, e à semelhança do que já tínhamos experimentado ao jantar, a oferta é alargadíssima, desde os maravilhosos frutos tropicais, à pastelaria mais elegante, pães de excelente qualidade, e claro os habituais ovos para todos os gostos e feitios e as reconfortantes sopas asiáticas. Que grande refeição!
No The Peninsula Bangkok é também possível realizar eventos quer profissionais quer de lazer, desde reuniões empresariais ou congressos a imponentes e luxuosos bailes de gala e Casamentos, e para isso o hotel possui um belíssimo salão, o Sakuntala, capaz de albergar cerca de 600 pessoas. Uma das suas vantagens, é que enquanto hóspedes dificilmente nos apercebemos da “loucura” que se passa nos salões, como aconteceu durante a nossa estadia, quase parece que estamos sozinhos, mas no bom sentido.
Como vêem, este “oásis” urbano tem tudo para todos!
Mas, indo ao encontro um pouco da nossa estadia, para mim um dos ex-libris é a piscina. Imensa, luxuosa e mesmo sobre o rio. Todo o ambiente que a rodeia remete-nos para um clima de relaxamento e para o repouso. Espaço imperdível, sem dúvida.
Além disto, podemos ainda desfrutar dum momento de introspecção total no lindíssimo e exclusivo Spa, que fica mesmo junto à piscina, e sim, porque ir à Tailândia e não usufruir das maravilhosas massagens tailandesas, é um erro gravíssimo. À semelhança de todo o hotel, o Spa vai de encontro a um ambiente sofisticado mas tradicional, que eleva os nossos sentidos culminando numa fuga da realidade, e permanência neste local de calma iminente.
Para os que se mantém activos até nas férias (o que não é o meu caso), existe também, um Court de Ténis e um ginásio altamente equipado, com sauna e banho turco como extra.
Para garantir que também podemos fazer coisas diferentes nas férias, e experienciar novas áreas, o hotel possui a The Peninsula Academy, uma série de actividades que podem ir da simples aula de cozinha até um passeio de helicóptero para visitar as zonas montanhosas e as vinhas da Tailândia, são actividades aplicáveis quer a adultos quer a crianças, e detalhadamente preparadas para que os hóspedes se sintam parte das experiências culturais do país.
No nosso caso, tivemos uma visita guiada pela zona antiga de Bangkok, onde existe ainda hoje uma igreja de origem portuguesa e claro, com direito a um belo passeio pelo rio.
Acham que o já vos descrevi tudo? Enganam-se! Este luxuoso hotel tem ainda para nos oferecer serviço de helicóptero, limousine, e uma das coisas que mais me fascinou, serviço de barco, barcos esses de arquitetura tipicamente tailandesa, fascinantes, e que nos asseguram o transporte para diferentes locais ao longo do rio como elo de ligação entre o Hotel e a cidade.
E como um maravilha nunca vem só, ainda tivemos a sorte de aquando da nossa estadia, o hotel ter preparado uma comemoração especial, com música, festejos e decoração alusiva, que ia ao encontro duma data extremamente importante na Tailândia, a celebração do Loy Krathong, (do qual vos irei falar mais à frente), neste caso, nas águas do rio Chao Phraya.
Convencidos?
Espero que sim, porque o The Peninsula Bangkok é provavelmente uma das formas mais eficazes de experimentar o luxo da Hotelaria Asiática e a sofisticação aliados à tradição, ao passado, e ao espírito tailandês.
O ponto mais alto da nossa estadia? O atendimento, sem dúvida! Exímio, delicado, cuidado, atento, e acima de tudo, carinhoso, mas ao longo da permanência no país fui-me apercebendo, que essa qualidade pessoal no serviço é comum em quase todos os locais da Tailândia!
The Peninsula Bangkok
Quartos a partir de 190€
333 Charoennakorn Road, Klongsan, Bangkok
pbk@peninsula.com
Flavors & Senses na Tailândia com apoio da Emirates
Fotos: Flavors & Senses