Chegamos à Imperial Viena, vindos da boémia Praga (ver), e a nossa escolha hoteleira para os primeiros dias recaiu sobre o elegante e histórico InterContinental Viena, um exemplo de luxo que contrasta na perfeição com a imponência da cidade.
Um luxo com uma história de mais de 50 anos, que nos fez apaixonar de imediato!
Com uma fantástica localização, junto ao Stadtpark, e a poucos minutos a pé da belíssima igreja barroca KarlsKirch e da majestosa Ópera, este marco da hotelaria Vienense foi fundado em 1962, sendo, por isso, o primeiro hotel de um grupo internacional no país.
Por ele já passaram algumas das personalidades mais importantes da moda, da música ou do cinema, como Omar Sharif, Ava Gardner, Rolling Stones, Vivienne Westwood ou Paco Rabanne, todos queriam ver o monumental hotel de Viena.
Primeira Impressão
Antes de entrar, um edifício moderno mas antigo, com uma entrada onde predominam os dourados, da porta e do enorme candeeiro que nos dá as boas-vindas, e os vermelhos, da passadeira que se estende sobre as escadas de acesso.
Já no interior, tetos altíssimos, candeeiros gigantes e dourados espalhados por todo o lobby, as madeiras a rivalizar com os dourados transportam-nos para os anos 60 e o imponente e ofuscante lustre que se debruça sobre o bar, do lado esquerdo da receção, faz-nos perceber a elegância incomparável deste local.
Para não variar, nos hotéis deste grupo, e sendo este um hotel tão grande, o lobby encontrava-se preenchido por futuros e antigos hóspedes, no entanto, o Grupo InterContinental já nos habituou à eficácia e profissionalismo, por isso, o nosso check-in foi feito sem demoras e com todas as informações e mimos necessários, adoro quando me presenteiam com um pequeno doce logo na receção, e quando este está embrulhado num papel com o rosto de Mozart, percebemos bem que estamos na cidade da música clássica!
Fomos caminhando até ao nosso quarto enquanto nos deslumbrávamos com o ambiente moderno e agitado do hotel em contraste com o estilo clássico de cada detalhe. O imenso brilho que se fazia sentir em cada candeeiro trazia à atmosfera a elegância de uma outra época, de uma Belle Epoque talvez!
Quartos
Contam-se 459 dos quais 49 são suites.
Os quartos mantêm a elegância do restante hotel, ficamos numa Junior Suite pertencente ao Club InterContinental, que preencheu bem as nossas medidas!
Acolhedor, moderno com apontamentos clássicos, e com os habituais mimos, chá, café, e preparado de chocolate quente.
Uma particularidade interessante num dos quartos do hotel é o facto da decoração do seu interior ter sido influenciada pelas obras de Gustav Klimt, falamos da Suite Presidencial, como é óbvio.
Restaurantes/Bares
São três as opções de restauração, o Restaurante Parlor, o Café Vienna e o Bar Intermezzo.
O primeiro, renovado em 2015, é onde são servidos o pequeno-almoço e o jantar, com produtos da cozinha local a contrastarem com especialidades mais internacionais. Aqui, apenas tivemos oportunidade de nos deliciarmos com um excelente pequeno-almoço.
O segundo, o Café Vienna, é um espaço elegantíssimo, famoso por servir apenas café orgânico e também aclamado pelo seu “chá das cinco”.
O terceiro, o Bar Intermezzo, é para mim o mais imponente dos três espaços, sendo um dos primeiros bares americanos na cidade.
É o local perfeito para terminar, da forma mais luxuosa possível, uma excelente noite. O lustre que quase parece flutuar sobre o bar dá-lhe um encanto não traduzível em palavras. As paredes estão preenchidas por fotografias (de personalidades famosas) daqueles que, como eu, se apaixonaram perdidamente por este espaço.
Uma das melhores coleções de whiskeys da cidade, os maravilhosos cocktails, ou os mediáticos vinhos tintos franceses fazem deste local (desde 1964) um dos melhores bares da cidade.
Serviços
O hotel oferece todos as comodidades habituais de um cinco estrelas, como o serviço de concierge, room service 24h, Wi-Fi, garagem, com um serviço de aluguer de carros elétricos, e ainda uma loja de souvenirs.
À semelhança dos seus irmãos do grupo, o InterContinental Viena é por excelência um Business Hotel, razão pela qual possui uma capacidade de 16 salas funcionais para todo o tipo de eventos, sendo que uma delas é um dos maiores salões (e dos mais bonitos) com luz natural, da cidade.
Para os mais ativos, o hotel possui o Studio am Stadtpark, com ginásio devidamente equipado, sauna e banho turco, operacional 24h por dia.
Para os clientes frequentes do grupo, o InterContinental Viena apresenta o Club InterContinental, com o seu agradável Club Lounge no 12º andar, onde o luxo se alia à qualidade do serviço. Anexo ao Club há também uma sala de reuniões para quem se encontra hospedado em trabalho.
O acesso a este serviço permite aos hóspedes check-in e check-out privados e mais rápidos, biblioteca, acesso à internet, jornais internacionais, fotocopiadora, bebidas frescas ao longo do dia, pequeno-almoço, e seleção de bebidas alcoólicas e petiscos ao fim da tarde/início da noite (tudo isto por $200 anuais, sendo que inclui também up-grade na tipologia do quarto em qualquer estadia nos hotéis do grupo). Sem dúvida, de aproveitar, principalmente para quem viaja muito e gosta dos hotéis do Grupo InterContinental, como é o nosso caso!
Atendimento
Mais uma vez este grupo hoteleiro marcou pontos, uma equipa bem preparada, atenta, simpática e capaz de garantir uma ótima estadia ao mais exigente dos hóspedes.
Somo bem recebidos desde a chegada até à partida.
Como qualquer hotel de negócios, a azáfama fazia sentir-se em cada local, senti falta de poder aproveitar o hotel com mais silêncio e com mais identidade, senti falta de o ter só para mim com aquela personalidade de hotel dos anos 60, mas tentei abstrai-me e consumi-lo dessa forma!
O InterContinental Viena é provavelmente um dos maiores marcos da hotelaria da cidade, apesar dos seus 50 anos consegue manter-se atual e corresponder às exigências do mundo presente, dessa época traz apenas a elegância, a imponência e o luxo.
Localizado numa das melhores zonas da cidade, continua a ser procurado por muitos e a fazer jus ao grupo que lhe dá o nome, não é à toa que os prémios de hotelaria se vão acumulando ao longo dos anos, desde o Best Business Hotel Vienna três anos consecutivos (2005, 2006 e 2007) até ao Austria´s Leading Hotel (2008, 2011 e 2012).
Mais um InterContinental que nos ficará na memória!
InterContinental Vienna
Quartos a partir de 145€
Johannesgasse 28 – Viena
+43-1-711220
vienna@ihg.com
Fotos: Flavors & Senses com a Sony A7S
Nota
Estivemos no InterContinental Vienna a convite do Grupo IHC, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.