Vinho Verde Wine Fest

Decorreu no passado fim de semana, na Alfândega do Porto, o 1º Vinho Verde Wine Fest, um evento adaptado do Porto Wine Fest (ver), onde se mantém o conceito e se altera o tipo de Vinho. A margem do Rio Douro e o simpático sol que se tem feito sentir permitiram criar um evento simples, e atrativo, com a presença de muitos dos mais importantes produtores de Vinho Verde, restaurantes da cidade Invicta, aulas temáticas sobre a prova de vinhos e as harmonizações e ainda os sempre concorridos Momentos de Showcooking.

O Evento contou com o patrocínio do Azeite Oliveira da Serra, que nos convidou a estar presentes numa introdução à prova de azeites e onde foi apresentado o Azeite Oliveira da Serra – Lagar do Marmelo “O Melhor Azeite do Mundo”, que foi o vencedor do Prémio Mário Solinas na categoria de Frutado Verde Ligeiro.

A iniciação à prova de Azeite foi conduzida pelo mestre provador António Nunes, que de uma forma bastante simples e certeira tentou desmistificar algumas crenças em relação ao azeite, à sua acidez, a produção e o tipo de Azeite. Em prova tivemos o já referido azeite do Lagar do Marmelo e o Oliveira da Serra Gourmet, diferenças enormes entre estes dois azeites desde o aroma ao sabor, com o Gourmet a revelar-se um azeite mais consensual e ao gosto dos Portugueses. Já o Lagar do Marmelo é de facto um azeite único, com um aroma intenso e notável que o torna perfeito para uma utilização a cru, seja com pão ou para finalizar um prato.

António Nunes – Mestre Provador dos Azeites Oliveira da Serra

Depois de um bom momento de aprendizagem, sobre aromas e sabores do azeite, houve tempo para passarmos aos vinhos, e nada melhor do que iniciar com uma aula de introdução à prova pelas mãos de António Cerdeira, o homem por trás dos Vinhos da Quinta de Soalheiro, tantas vezes referidos aqui no blog.

António Cerdeira – Introdução à Prova – Os 5 sentidos

Durante uma hora foi possível, a simples “bebedores”, apreciadores ou enófilos conhecer a importância dos sentidos no que à prova de vinhos diz respeito, através da boa explicação, onde a paixão de Cerdeira estava bem patente e de jogos que permitiram criar uma aula muito mais interactiva e interessante, fosse a descrever, cheirar ou simplesmente provar. Houve ainda tempo para provar 4 vinhos bem diferentes da Região dos Vinhos Verdes, onde os aprendizes começaram a usar o que lhes foi transmitido. Excelente momento.

Voltando aos Azeites Oliveira da Serra, havia ainda uma demonstração de Showcooking pela mão do Chef Vítor Sobral, consultor da marca e provavelmente o maior defensor da gastronomia Portuguesa além fronteiras.

Vítor Sobral em entrevista para a RFM

Para a sua aula, Vítor sobral teve como base os dois azeites que havíamos provado anteriormente, demonstrando uma utilização do azeite a cru, num Picado de Atum, e a quente numa Cataplana de Garoupa. Pelo meio houve explicações, desde os diferentes tipos de azeite, aos tipos de sal e a sua utilização. Simples, conciso e eficaz perante um público bastante heterogéneo.  Destaque para o picado de atum, com crocante de broa onde a presença do Azeite “Lagar do Marmelo” fez toda a diferença em termos aromáticos e de sabor.

Picado de Atum

Vítor Sobral a preparar a sua cataplana num cenário idílico

Findada a sessão de Vítor Sobral houve tempo para provar muitos e bons Vinhos Verdes, uma alargada variedade de castas e uma aposta clara nos espumantes, a revelar que os Vinhos Verdes estão em grande força e longe dos tempos menos nobres que ainda hoje lhe deixam algumas marcas para o consumidor menos informado.  Vinhos como os da Quinta da Covela, Quinta de Val-Bôa ou os meus favoritos da Quinta de Soalheiro não deixam ninguém indiferente.

Excelente o branco OLO, com o cunho de Dirk Niepoort para esta casa de Mondim de Basto

Mais um ano em que o recém lançado Reserva 2013 e o Primeiras Vinhas 2013 prometem dar muitas dores de cabeça aos concorrentes

O Vinho Verde está na moda, o seu consumo interno aumentou, assim como as suas exportações e consequentemente a sua produção e qualidade. O Vinho Verde Wine Fest trouxe ao Porto uma forma dos produtores se promoverem num ambiente descontraído e bem estruturado que promete vingar e voltar nos próximos anos.

  O nosso agradecimento à Sovena e ao Azeite Oliveira da Serra pelo convite

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.