Restaurante Septime (*Michelin)
Já há algum tempo que a ideia de promover algo Português nas nossas viagens pairava sobre a minha cabeça, conhecemos locais fantásticos, restaurantes maravilhosos e excelentes hotéis, porque não levar até eles um pouco de Portugal?
Como não podia deixar de ser, o vinho foi o património escolhido, e que património! Com as visitas aos restaurantes, e as tão escassas presenças portuguesas nas cartas internacionais, o Vinho era aquilo que mais sentido fazia para nós divulgarmos.
Restaurante Allard (Alain Ducasse)
Assim começa o nosso “Vinho em Viagem” na nossa última visita a Paris e com apoio da Symington e da sua Graham’s ( a quem agradeço desde já todo o apoio nas nossas iniciativas), fomos acompanhados de um especial vinho do Porto Graham’s Tawny 20 anos.
Um vinho que consideramos bastante versátil, e que pelas suas notas de frutos secos, casca de laranja e doçura bem balançada poderia tornar-se uma excelente companhia para as sobremesas mais tradicionais da cozinha francesa.
Restaurante Le Chiberta (*Michelin)
Assim, armados com “Portugal numa garrafa”, rumamos a alguns excelentes restaurantes de Paris, desafiando os Escanções a harmonizar as suas sobremesas com o Graham’s 20 anos, e a servi-lo fresco (ideia que muita gente ainda não tem sobre o vinho do Porto).
O Resultado não podia ter sido mais interessante, 1º todos os que o provaram na nossa companhia se renderam à qualidade do vinho ( Ainda que a França seja um grande mercado de vinho do Porto, normalmente fica-se pelas gamas mais baixas), 2º de sobremesas como a Tarte de Limão merengada, queijos e a île flottante no Allard de Alain Ducasse, o Bolo Ópera de Guy Savoy ou os queijos do Septime, tudo funcionou na perfeição com este versátil e delicado Tawny.
O vinho serviu ainda para presentear algumas pessoas, como toda a equipa do Allard (ver mais), o Chef Betrand Grébaut do Septime (ver mais), e o mestre Jean-Paul Montellier que tão bem nos recebeu na sala do Le Chiberta (ver mais).
Esperamos que lhe tenham dado bom uso, e que o Vinho do Porto comece a fazer parte das suas harmonizações.
Para finalizar a viagem do Graham’s Tawny 20 anos, decidimos celebrar sozinhos, armados com uma série de doces do surpreendente Pierre Hermé, e um fantástico quarto de Hotel, onde tudo funcionou na plenitude e no dia seguinte a boa disposição também se soube manter.
Uma excelente experiência que garantidamente se irá repetir durante as nossas próximas viagens.
Graham’s Tawny 20 anos com o apoio da Symington Family