Pela 3ª vez entregamos os prémios do Blog, no passado dia 6 de Junho, na impressionante sala de eventos da Real Companhia Velha, que respondeu positivamente à ousada proposta de se juntarem a nós para mais uma edição de “Os Melhores Para…”. Permitindo-nos assim dar um salto qualitativo na nossa organização, aumentar o número de convidados, mas sempre mantendo um ambiente de festa, elegante e descontraído, como já vem sendo a nossa assinatura.
Este ano contamos com o patrocínio já habitual da Riedel, através da Portfolio, que permitiu à Alejandra, do Atelier We Came From Space, personalizar para os nossos prémios duas das peças mais emblemáticas da marca, o copo Riedel Sommeliers Bordeaux Grand Cru e o Decanter Cornett0 com os quais presenteamos os vencedores.
Com os convidados a chegar ao interior da sala, começamos a festa com grandes Vinhos como já vem sendo hábito nos nossos eventos. Desta vez a cargo – como seria expectável – da Real Companhia Velha, o seu excelente Espumante Bruto, e os topos de gama, Carvalhas Branco e o tinto Carvalhas Tinta Francisca.
Dois dos grandes vencedores da noite
Enquanto se ultimavam os últimos detalhes e se aguardava a chegada dos restantes convidados, foi tempo de se ir provando algumas das excelentes iguarias que os nossos parceiros trouxeram até ao evento para cativar alguns dos palatos mais importantes da cidade. Começando pela já habitual presença da Bísaro, que este ano nos surpreendeu com a presença de um cortador e um imponente presunto com 30 meses de cura além do restante fumeiro, com destaque para o Cachaço que me deixa sempre rendido.
O impressionante Azeite da Acushla a mostrar mais uma vez o esplendor de Trás-os-Montes, e algumas novidades, os produtos “fora da caixa” da Casa do Vale, que vão desde um potente pó de salicórnia de Aveiro cheio de sabor a mar ao Chutney de cogumelos shitake, passando por compotas diferenciadas, com produtos de produção própria.
Outra das novidades foi a presença do Panca – Cevicheria do Parque, o espaço mais recente de restauração da cidade, num conceito pop-up, criado em conjunto por Camilo Jaña (Grupo Cafeína) e Ruy Leão (Shiko – Tasca Japonesa), que se revelou o prato certo para um final de tarde quente e animado, trabalhando no evento com produtos da Qual House.
Panca e Luís Américo (Cantina 32, entre outros)
Passando à apresentação dos prémios, mais uma vez a meu cargo e da Cíntia, este ano houve uma grande melhoria, microfones (para não ter de me preocupar com a projeção da voz!), som e imagem – um excelente trabalho a cargo da Luz & Som.
Este ano coube a Vasco Mourão a abertura do palco, para receber o prémio de melhor “Restaurante de Petiscos”, entregue à Casa Vasco pelo 2º ano consecutivo. Palco esse que voltaria a pisar mais tarde para celebrar a categoria “Restaurante Trendy”, com o seu Cafeína, numa altura em que o restaurante acaba de celebrar 21 anos.
Vasco Mourão com as representantes da Acushla e da Bísaro
António Coelho da Adega S. Nicolau, com as lembranças da Acushla, Bísaro e Casa do Vale
A gastronomia típica também foi homenageada, com o título de “Restaurante Tradicional” a ir para a Adega S. Nicolau, conhecida pela sua localização na Ribeira do Porto e pela mestria com que dominam o receituário Portuense, que já havia vencido o prémio na edição de 2014.
João Machado do Ichiban com o prémio “Restaurante Especializado”
A João Machado, do japonês Ichiban, coube a responsabilidade de receber o prémio de uma das novas categorias dos prémios “Restaurante Especializado”. Um prémio que pretende eleger restaurantes que se especializam num determinado tipo de cozinha, ou no trabalho de um produto específico.
Como “Restaurante Fora de Portas” foi eleito este ano o restaurante Ferrugem em Famalicão, com o seu carismático chefe Renato Cunha. Este prémio reforça a popularidade desta iniciativa além fronteiras da cidade do Porto, bem como a excelência da gastronomia do Norte de Portugal.
Noutra das novas categorias “Serviço de Sala”, a escolha recaiu sobre O Paparico, o célebre restaurante de Sérgio Cambas, famoso pela sua hospitalidade. O empresário voltou ainda a pisar o palco para celebrar o prémio de “Empresário do Ano”, pelo reconhecimento do sucesso dos seus espaços no último ano.
Sérgio Cambas com o prémio de “Serviço de Sala”
Ao Restaurante Palco do Hotel Teatro no coração do Porto, liderado por Arnaldo Azevedo (Chef a Seguir em 2014), coube o reconhecido prémio de “Restaurante de Autor”, numa altura em que o Porto começa a reforçar a sua oferta neste segmento.
A Carismática equipa do Tapabento
O incansável Sérgio da Portus Wine Trip
Ruy Leão e o seu Shiko – Tasca Japonesa foram congratulados com dois dos prémios mais cobiçados da noite, “Restaurante Revelação” e “Chefe a Seguir”. Um prémio que presenteia o sucesso do trabalho de Ruy Leão neste restaurante de matriz japonesa aberto em Fevereiro do ano passado.
O principal prémio individual “Chefe do Ano” foi mais uma vez para Pedro Lemos que em 2015 já havia ganho nas categorias de Chefe e Restaurante do Ano, premiando mais uma vez a consistência e mestria do seu trabalho.
Pedro Lemos e a sua esposa Joana com o prémio de Chefe do Ano
Este ano o restaurante gastronómico do The Yeatman, comandado pelo chefe Ricardo Costa, levou para casa dois títulos, incluindo o principal da noite – “Restaurante do Ano” e o de melhor “Serviço de Vinhos”. Um prémio que assegura o trabalho de altíssima qualidade que o chefe e o hotel têm vindo a realizar na procura pela segunda estrela Michelin. Infelizmente e por motivos aos quais somos alheios a representação do Hotel não conseguiu chegar a tempo da entrega de prémios.
A equipa de luxo da Real Companhia Velha que nos ajudou em todos os momentos
Prémios e vencedores apresentados, foi tempo dos convidados se soltarem e confraternizarem enquanto iam regando o espírito com os vinhos de Real Companhia Velha e finalizando os petiscos enquanto entravam também no capítulo doceiro com os deliciosos Pudins Abade Priscos e os Pastéis dos Remédios da Doçaria da Cruz de Pedra em Braga.
E foi num ótimo clima de confraternização que acabamos a noite a celebrar não só os vencedores como toda a gastronomia do Porto e do Norte, do mais tradicional aos afamados restaurantes Michelin.
A equipa de sucesso por trás da Sushiaria, Terminal 4450 e Esquina do Avesso
Vasco Coelho Santos e João Faria
A equipa Flavors & Senses e os representantes da Óptica do Porto
Rita Branco (@oportoencanta) Alexandra e Ruy Leão, António Coelho
Joana e Pedro – o casal @bebespontocomes
Tiago Lessa o nosso Videógrafo e dj de serviço
Não posso finalizar o artigo sobre esta tarde tão bem passada sem referir o apoio incondicional da Marta e do Tiago Lessa, do Ricardo Bernardo pelas fantásticas fotografias, e a empresas como a Luz e Som, a Químico Digital e a Óptica do Porto que não estando minimamente ligadas ao sector da gastronomia se quiseram associar ao que de melhor o Porto e o Norte tem para oferecer, pessoas dispostas a ajudar sem pedir ou exigir nada em troca, sem eles seria impossível fazer um evento deste género, que vive sem grandes patrocínios ou fundos.
Até 2017!
Mais Informações:
Real Companhia Velha| Óptica do Porto | Luz e Som | Portfolio | Riedel| Casa do Vale | Acushla | Panca – Cevicheria do Parque | Bísaro | Doçaria Cruz de Pedra| Portus Wine Trip | Qual House | We Came From Space |Químico Digital
Fotos: Ricardo Bernardo