Inserido no Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort, O Pescador é o restaurante principal dentro dos 11 espaços do resort, com uma vista privilegiada para a piscina e bonitos jardins do hotel, a cozinha de influência Portuguesa, e como o próprio nome indica, respeita o que de melhor o oceano traz até à nossa costa. A decoração é clássica, com o branco a dominar toda a sala, os tradicionais azulejos coloridos servem de apontamentos diferenciadores, as mesas são amplas e bem posicionadas, dando privacidade a todos os comensais. A cozinha é, desde 2013, controlada por Osvalde Silva, o Chef Luso-Alemão que fez quase toda a sua carreira entre as melhores unidades hoteleiras do sul do País e a Escola de Hotelaria de Faro, sobre a sua batuta, estão todos os espaços do Resort, com cozinhas e orientações diferentes, pelo que não terá certamente um trabalho fácil.
Passando à nossa experiência, depois de perfeitamente instalados na mesa, começamos com uma variada e saborosa seleção de pães e alguns entreténs de boca, como salada de camarão com pimentos cela e salsa, ou pequenas bolas de mozzarella com tomate seco e azeitonas, estas últimas com uma textura mais dura do que seria desejado.
Começando as entradas, existem poucas formas de iniciar melhor uma refeição, com as pequenas mas deliciosas amêijoas da Ria Formosa, impecavelmente preparadas da forma mais simples e tradicional possivel. Bem que podia comer isto todos os dias.
Se as amêijoas foram um início imbatível, o que dizer destes gigantes vermelhos que passam a perna a qualquer lagosta ou lavagante que se passeie entre nós. Carabineiros deliciosos, cocção no ponto, molho ligeiramente picante sem se sobrepor aos encantos subtis do marisco.
P.S. – quando comerem carabineiros, não ponham a cabeça de lado que me parte o coração.
A definição mais certeira seria certamente Marisco de Arroz, um prato bem apresentado com a finalização e o empratamento a serem feitos na sala, enquanto se activam as papilas gustativas. Mais uma vez a qualidade do Marisco e do peixe (tamboril), era irrepreensível, cozinhados com mão certeira nos tempos e no tempero sem os exageros que muitas vezes se encontram. Muito bom.
Cherne Grelhado, legumes ao vapor e batata a murro
Para finalizar os pratos principais, uma posta do famoso peixe político, muito bem preparada e a mostrar o porquê de ser um dos peixes mais apreciados pelos portugueses (ainda que à maioria seja vendida perca como cherne, mas isso são outras aventuras). Peixe delicado e suculento, bem acompanhado pelos legumes cozidos a vapor e ainda ligeiramente rijos dando um bom contraste de textura no prato.
Torta de Alfarroba, creme de limão e sorbet de tangerina
Para finalizar uma refeição até então de grande nível, eis que surgem as malfadadas sobremesas, que por quase todo o lado estão alguns pontos abaixo das entradas ou pratos principais. Nesta torta, com a tão algarvia alfarroba, funcionou bem o limão e o sorbet com uma acidez que permitiu jogar com a doçura dos restantes elementos. O Ponto mais fraco vai para a textura demasiado pastosa em todo o conjunto.
Se nas entradas e nos pratos principais, tivemos os clássicos muito bem representados, aqui a Tatin, foi completamente reinventada, onde apensas se assemelha o facto de a maça estar por cima da massa. Faltou uma maça bem caramelizada, e o bom molho resultante dessa caramelização. Muitos elementos desnecessários.
A carta de vinhos não é extensa mas apresenta algumas das melhores referências nacionais, ainda que os preços, à semelhança da maioria dos restaurantes em unidades hoteleiras, não sejam os mais convidativos. Acompanhamos com um José Maria da Fonseca, Quinta de Camarate, Branco seco de 2013 , um vinho da região de Setúbal, com uma boa acidez e estrutura que funcionou muito bem com todos os pratos.
O Serviço de sala foi bastante eficaz, presente sem ser invasivo e com simpatia genuína, demonstrando todo o Savoir faire.
Considerações Finais
Em traços gerais, este Pescador vive muito a atmosfera clássica de um restaurante hotel, mas com uma cozinha mais enraizada na tradição e na qualidade dos produtos. Osvalde Silva comanda um restaurante que trata da melhor forma os pratos que todos querem comer quando visitam o Algarve e procuram o conforto e o relax de umas férias bem passadas à beira mar, com bom peixe e marisco cozinhados de forma certeira. Tem aspectos a melhorar, é certo, sendo as sobremesas o principal, mas não deixa de ser um dos melhores espaços da região, com uma cozinha autêntica (não só para turista ver) e um bom serviço. Obrigatória para quem passa pelo Resort e a merecer uma visita de quem passa pela praia da Falésia.
Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort
Praia da Falesia, Albufeira
+351 2895 00100
pinecliffs.reservations@luxurycollection.com
Nota
A Refeição descrita foi realizada a convite do Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort, sendo a opinião e o texto da exclusiva responsabilidade do autor.