O Pescador – Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort

Inserido no Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort, O Pescador é o restaurante principal dentro dos 11 espaços do resort, com uma vista privilegiada para a piscina e bonitos jardins do hotel, a cozinha de influência Portuguesa, e como o próprio nome indica, respeita o que de melhor o oceano traz até à nossa costa. A decoração é clássica, com o branco a dominar toda a sala, os tradicionais azulejos coloridos servem de apontamentos diferenciadores, as mesas são amplas e bem posicionadas, dando privacidade a todos os comensais. A cozinha é, desde 2013, controlada por Osvalde Silva, o Chef Luso-Alemão que fez quase toda a sua carreira entre as melhores unidades hoteleiras do sul do País e a Escola de Hotelaria de Faro, sobre a sua batuta, estão todos os espaços do Resort, com cozinhas e orientações diferentes, pelo que não terá certamente um trabalho fácil.

Passando à nossa experiência, depois de perfeitamente instalados na mesa, começamos com uma variada e saborosa seleção de pães e alguns entreténs de boca, como salada de camarão com pimentos cela e salsa, ou pequenas bolas de mozzarella com tomate seco e azeitonas, estas últimas com uma textura mais dura do que seria desejado.

Amêijoas à Bulhão Pato

Começando as entradas, existem poucas formas de iniciar melhor uma refeição, com as pequenas mas deliciosas amêijoas da Ria Formosa, impecavelmente preparadas da forma mais simples e tradicional possivel. Bem que podia comer isto todos os dias.

Carabineiros

Se as amêijoas foram um início imbatível, o que dizer destes gigantes vermelhos que passam a perna a qualquer lagosta ou lavagante que se passeie entre nós. Carabineiros deliciosos, cocção no ponto, molho ligeiramente picante sem se sobrepor aos encantos subtis do marisco.

P.S. – quando comerem carabineiros, não ponham a cabeça de lado que me parte o coração.

Arroz de Marisco

A definição mais certeira seria certamente Marisco de Arroz, um prato bem apresentado com a finalização e o empratamento a serem feitos na sala, enquanto se activam as papilas gustativas. Mais uma vez a qualidade do Marisco e do peixe (tamboril), era irrepreensível, cozinhados com mão certeira nos tempos e no tempero sem os exageros que muitas vezes se encontram. Muito bom.

Cherne Grelhado, legumes ao vapor e batata a murro

Para finalizar os pratos principais, uma posta do famoso peixe político, muito bem preparada e a mostrar o porquê de ser um dos peixes mais apreciados pelos portugueses (ainda que à maioria seja vendida perca como cherne, mas isso são outras aventuras). Peixe delicado e suculento, bem acompanhado pelos legumes cozidos a vapor e ainda ligeiramente rijos dando um bom contraste de textura no prato.

Torta de Alfarroba, creme de limão e sorbet de tangerina

Para finalizar uma refeição até então de grande nível, eis que surgem as malfadadas sobremesas, que por quase todo o lado estão alguns pontos abaixo das entradas ou pratos principais. Nesta torta, com a tão algarvia alfarroba, funcionou bem o limão e o sorbet com uma acidez que permitiu jogar com a doçura dos restantes elementos. O Ponto mais fraco vai para a textura demasiado pastosa em todo o conjunto.

Tarte Tatin

Se nas entradas e nos pratos principais, tivemos os clássicos muito bem representados, aqui a Tatin, foi completamente reinventada, onde apensas se assemelha o facto de a maça estar por cima da massa. Faltou uma maça bem caramelizada, e o bom molho resultante dessa caramelização. Muitos elementos desnecessários.

A carta de vinhos não é extensa mas apresenta algumas das melhores referências nacionais, ainda que os preços, à semelhança da maioria dos restaurantes em unidades hoteleiras, não sejam os mais convidativos. Acompanhamos com um José Maria da Fonseca, Quinta de Camarate, Branco seco de 2013 , um vinho da região de Setúbal, com uma boa acidez e estrutura que funcionou muito bem com todos os pratos.

O Serviço de sala foi bastante eficaz, presente sem ser invasivo e com simpatia genuína, demonstrando todo o Savoir faire.

Considerações Finais
Em traços gerais, este Pescador vive muito a atmosfera clássica de um restaurante hotel, mas com uma cozinha mais enraizada na tradição e na qualidade dos produtos. Osvalde Silva comanda um restaurante que trata da melhor forma os pratos que todos querem comer quando visitam o Algarve e procuram o conforto e o relax de umas férias bem passadas à beira mar, com bom peixe e marisco cozinhados de forma certeira. Tem aspectos a melhorar, é certo, sendo as sobremesas o principal, mas não deixa de ser um dos melhores espaços da região, com uma cozinha autêntica (não só para turista ver) e um bom serviço. Obrigatória para quem passa pelo Resort e a merecer uma visita de quem passa pela praia da Falésia.

Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort
Praia da Falesia, Albufeira
+351 2895 00100
pinecliffs.reservations@luxurycollection.com

Nota
A Refeição descrita foi realizada a convite do Sheraton Algarve & Pine Cliffs Resort, sendo a opinião e o texto da exclusiva responsabilidade do autor.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.