Ver restaurantes dentro de museus já todos estamos habituados, mas e se de repente a ideia fosse colocar um museu dentro de um restaurante? Foi o que pensaram as mentes por trás do grupo egípcio Stella di Mare, quando decidiram que esse seria o mote para o restaurante principal do seu 1º hotel no Dubai.
E tema para o museu? Quem mais senão Leonardo da Vinci, como fica logo patente no nome do restaurante, Leonardo!
Localizado na grandiosa Dubai Marina e com entrada directa pela rua, é depois de uma curta viagem de elevador que somos rapidamente surpreendidos por uma grande sala, de recantos bem trabalhados e de ambiente caloroso e romântico repleto de obras de da Vinci trabalhadas em diferentes escalas.
Calorosamente recebidos, ou não houvesse uma série de italianos na equipa. A viagem até à mesa não é fácil, com o olhar a desviar-nos na direcção de uma e outra réplica do mestre renascentista. Já sabem como gostamos do renascentismo, certo?
Confortavelmente instalados, tudo surge imaculado, das cadeiras à toalha, copos, e a curiosa posição dos guardanapos. Enquanto isso uma extensa variedade de pão não se fez tardar a chegar à mesa.
Salmão, molho de atum e pó de coentros
Uma versão do Vitello Tonnato em que a carne é substituída por um mi-cuit de salmão servido frio – não sei se era essa a intenção, mas claramente me pareceu que tépido seria mais interessante! Boa conjugação com molho e as notas salgadas da alcaparra.
Sformatino de curgete, sopa de tomate fresco
Uma boa versão de um clássico, que me fez viajar por breves instantes até às mãos de Fabio Picci, o mestre fiorentino do Cibrèo. Excelente textura e sabor simples e delicado!
Cacio e Pepe
Um dos meus clássicos romanos favoritos, o Cacio e Pepe, vive da junção, como o próprio nome diz, de queijo e pimenta. Nesta versão fez-se acompanhar de duas fatias crocantes de bacon. Bom o spaghettoni, cozinhado bem no ponto, no entanto o sabor deixou algo a desejar, por falta de pimenta e de um molho cremoso que envolvesse ainda mais a pasta.
Tortelli de lebre, creme de feijão cannellini e molho de alecrim
Um patamar muito acima do anterior, com as massas a serem servidas no ponto e com a proporção certa de massa para recheio. Tudo muito bem ligado pelo creme e o molho aromático de alecrim. Um belíssimo prato!
Magret de pato, grelos e molho de manga e toranja
Pato bem rosado como pretendemos, tenro e saboroso a acompanhar estranhamente bem o molho de manga, muito por culpa da ligação menos doce da toranja e o amargo dos grelos. Um bom prato.
Slush de Café, mousse de chocolate, creme de baunilha e arroz crocante e Semifreddo de avelã com creme de baunilha
Notas positivas também para as sobremesas, com destaque para a boa combinação de texturas e de sabores da sobremesa de café e chocolate, assim como para o crocante de frutos secos e sementes que acompanhava o bem conseguido semifreddo.
No copo estiveram vinhos italianos, nomeadamente o branco siciliano Ca’di Ponti Catarratto, um branco seco de uma casta pouco conhecida, que resultou num vinho simples com um bom lado aromático, e o tinto, Piemonte Barbera 2018 de Araldica, um vinho fácil, sem grandes pretensões – um piemonte para todos os dias.
O serviço decorreu com o maior dos profissionalismos, tecnicamente correcto e com bom ambiente.
Considerações Finais
Numa cidade onde existe tudo, mais um restaurante italiano não é obviamente sinónimo de sucesso, por isso aqui fez-se mais, criou-se uma sala única e uma atmosfera romântica que nos leva a saber e conhecer um pouco mais sobre o trabalho de um dos grandes nomes da nossa história.
A sala e qualidade do serviço são o grande destaque deste restaurante, onde a cozinha complementa bem todo o ambiente e cenário criados.
Preços a partir de 50€ (sem vinhos)
Stella Di Mare Hotels & Resorts
Al Mattla’ee Street – Dubai
eonardo.dubai@stelladimare.com