Florença – La Giostra

Florença é diariamente inundada de turistas, que viajam pela cultura, pela arte, pela gastronomia ou simplesmente porque sim. Como todas as cidades turísticas é fácil ser-se enganado e sair defraudado com a cozinha dita tradicional, praticada em muitos restaurantes. Bem, felizmente existem excepções, e alguns restaurantes, ainda que bastante turísticos, mantêm o respeito pela sua herança e a preocupação em servir os melhores ingredientes. Um desses casos é o La Giostra, um restaurante aristocrata, aberto pelo príncipe Dimitri d’Asburgo Lorena que comandou a cozinha  até ao seu falecimento, com base nas seculares receitas da família e num profundo gosto pela gastronomia.

Hoje, o restaurante é comandado pelos filhos onde se destaca o carismático Soldano com as suas pulseiras e anéis que não o deixam passar despercebido. Mas deixemos a história e passemos ao restaurante, uma entrada pouco sedutora transporta-nos para  uma sala de ambiente romântico, decorada sem luxos e com as paredes repletas de fotografias de família com alguns dos seus diversos visitantes, desde as estrelas de hollywood a um comum turista.

Ao almoço o espaço é maioritariamente visitado pelos locais, o que é sempre um bom sinal quando entramos num restaurante em Itália, sendo as noites mais ocupadas pelos turistas que reservam o dia para conhecer a cidade.

Passando ao que realmente importa, a comida, somos recebidos com gentil copo de prosecco e um variado antipasti, cortesia da casa.


Anti pasti, Patê de fígado, bruschetta de tomate, mortadela, croquetes de ricotta e espinafres, pimentos e beringela
isto é o que se poderia chamar de mega amuse buche, com bons elementos onde o destaque vai para o patê de fígado, com uma excelente textura e de sabor intenso.


Carbonara com trufa Branca de Alba
Raviolis de Pecorino e Pêra Williams
Mezzaluna com burrata e molho de tomate
A nosso pedido fizeram uma pequena triologia de alguns dos mais emblemáticos pratos de pasta (a escolha era difícil). Em todos se destaca a qualidade da massa, fresca , feita diariamente pelas mãos de quem sabe do assunto. A carbonara de molho elegante, aveludado e espesso quanto baste ganha outra dimensão com a adição da trufa. Os raviolis de pêra sobressaem pela frescura do prato e a conjugação perfeita com o queijo. Na Mezzaluna, o recheio de burrata dá a humidade certa ao prato numa combinação clássica com o tomate e manjericão. Todas elas merecem direito de prova.


Tagliata de chianina, com alho, azeite e ervas
Aqui não vemos a tagliata tradicional, cortada depois de grelhada, mas sim uma espécie de carpaccio que é levado ao forno com alho alecrim e louro, de forma a absorver os aromas e sabores. Acompanhado com batatas assadas no forno, revelou-se um prato leve e interessante depois dos pratos mais pesados de massa. A carne levemente cozinhada, fica com uma textura ótima e os aromas das ervas realçam muito bem o seu  sabor. Como ponto menos bom, apenas batatas um pouco secas e cozinhadas demais.


Gelado de baunilha com framboesas e morangos
Mais simples é quase impossível, um bom gelado estilo semifredo regado com morangos e framboesas previamente cozinhadas de forma  a criar um leve molho que derrete e se mistura com o gelado. Simples, fácil, com um bom jogo entre a doçura e a acidez.


Sachertorte Imperial
Uma receita de família, ou não tivessem origem austríaca. Um bolo rico e húmido com um recheio muito bom. Combinou bem com a leveza do creme de chantilly, no entanto acabou por nos levar de vencida, tornando-se um pouco pesado para uma refeição já de si tão grande. No entanto, uma excelente opção para os chocoholics.

Acompanhamos a refeição com um San Vito Chianti 2011, um vinho simples de taninos leves e bem frutado que acompanhou suficientemente bem a refeição.

O serviço é descontraído, com simpatia genuína e assertivo nos tempos e atenção ao cliente.

Não poderia deixar de fotografar o carismático Soldano

Considerações Finais
O La Giostra é uma das referências tradicionais da cidade, com o importante papel de mostrar ao mundo cozinha toscana de qualidade, que infelizmente se vai perdendo entre espaços de pizzas al taglio, paninis e massas pré cozinhadas.  Soldano mantêm o lema com que a casa foi criada “in food we trust”, e no fundo somos nós, clientes, que podemos confiar nos pratos que são colocados à nossa frente, a confecção é correta e tradicional, os ingredientes de boa qualidade e o sabor destaca-se em cada prato. não é um restaurante barato à semelhança de todos os bons restaurantes na toscana, mas faz-se valer na qualidade. É um espaço que merece ser visitado, seja num almoço ou num jantar mais romântico a terminar com um passeio pelo praça do Duomo ou nas margens do rio Arno.

La Giostra
Borgo Pinti 12/r – Florença
+39 055 24 13 41

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.