Localizado na praça de Santa Maria Novella, o J.K. Place é um pequeno boutique hotel (podem ler o artigo sobre o hotel aqui) que procura dar o máximo de exclusividade aos seus clientes, não há salões amplos, o ambiente é calmo e a decoração levada ao limite do bom gosto. Aqui pretende-se privacidade e excelência de serviço. Daí apenas um pequeno letreiro e a sua emblemática esplanada nos fazerem ver que estamos perante o hotel.
Voltando à esplanada, é o primeiro contacto que temos com o Lounge do hotel, optimizada para os dias quentes e solarengos de Florença, é durante o ano o sítio para ver e ser visto entre os locais na hora do aperitivo. Dentro da sala, a decoração mantém as linhas do hotel, com mesas baixas e poltronas a substituir as habituais mesas e cadeiras, e indicando que estamos ali para desfrutar de refeições mais casuais, um pequeno snack ou um cocktail.
Na carta, a influência é claramente italiana, com um toque contemporâneo na apresentação e nas combinações. Existe ainda a possibilidade de pedir os pratos em pequenas porções para partilhar, numa espécie de petiscaria toscana. Começamos a refeição com um simpático prosecco, como costume da região, e uma excelente selecção de pães ( o que já não é assim tão frequente).
Creme de abóbora
Interessante creme de abóbora, com destaque para a sua textura aveludada e o tempero corretíssimo com notas picantes.
Salada Caprese
Fresca e magnífica mozzarella de búfala na combinação clássica com tomate, aqui substituído por tomate cherry e manjericão. Uma leve e fresca entrada.
A acompanhar um copo de Erste+Neue Graner Pinot Grigio 2012, com boa minerlidade, frescura e acidez.
Raviolis de ricotta, com ragù de legumes
Um prato vegetariano, com foque nos raviolis gigantes recheados com queijo ricotta. A massa tinha a espessura e quantidade de recheio certa, a funcionar muito bem com o molho bem aromático de legumes onde se destaca principalmente o aipo assim como a doçura da cenoura. Um bom prato.
Acompanhou muito bem com um Erste+Neue Stern Sauvignon Blanc 2012 , frutado e flural com uma ótima acidez e final de boca.
Spaguetti com polvo, molho de tomate
Uma combinação menos usual de pasta e polvo, com um molho leve de tomate cherry salteado com manjericão. Massa no ponto certo, com sabor a mar e a funcionar muito bem com o molusco. Nota menos positiva para a textura do polvo, mais rijo que o ideal.
Le Coste Rosso di Montalcino 2009, com a madeira bem apresentada e frutos vermelhos com uma presença forte, fez o par com este prato.
Tiramisù
A habitual sobremesa italiana, com delicado e saboroso creme de mascarpone, com a quantidade certa de café e cacau. Uma excelente opção.
Gelado de Pistácio
Um gelado que não compromete, apesar de ficar uns níveis abaixo dos restantes pratos provados. Boa textura, mas de sabor industrial, pelo que tendo em conta a tradição da gelataria italiana esperamos sempre mais.
O Serviço é de extremo profissionalismo, cordial e presente nos momentos chave, pelo que pudemos usufruir do máximo de privacidade, o que nem sempre acontece. A selecção dos vinhos a copo, não sendo brilhante, serviu muito bem o seu propósito.
Considerações Finais
O Lounge do J.K. Place segue as linhas do Hotel, pretende ser exclusivo e dar aos seus clientes o melhor serviço possível, e isso é conseguido. Da cozinha saem criações simples de base italiana que não comprometem em nada as suas origens, e que ganham quando o cenário de degustação passa para a sua bela esplanada. Um sítio a visitar, não só para quem segue tendências de moda e luxo mas também para quem pretende uma refeição leve num ambiente descontraído e menos frenético que em muitos dos restaurantes da cidade. Aos Domingos conta que o seu Brunch é imperdível, quem sabe numa próxima visita a Florença.
J.K. Place
Piazza di Santa Maria Novella, 7 – Florença
info@jkplace.com