Impossibilitado de cozinhar ou fotografar novas receitas e pratos para colocar no blog, resta-me fazer uma retrospectiva algo saudosista dos belos momentos que passei em Itália. Se a gastronomia é um dos pontos mais pesados quando ponderamos uma viagem, Bolonha é sem dúvida uma meca que todos temos de visitar pelo menos uma vez na vida.
Um dos pontos altos de qualquer Food Turist é a visita aos mercados locais, o verdadeiro comércio popular, cheio de pequenas lojas, de uma enormidade de produtos e com preços muito mais baixos que as grandes superfícies (digo-o com convicção), para não falar na qualidade do produto final. Numa Bolonha livre da ASAE o mais famoso é o Mercato di Mezzo, conhecido como o quadrilátero e cuja origem remonta aos romanos há mais de 2000 anos.
Localizado nas imediações da Piazza Maggiore, trata-se de um mercado de rua em que as suas pequenas e cruzadas ruas seguem os nomes das profissões que ali se alojavam, nomes como Pescherie, Calzolerie, Orefici e Clavature, ou seja, peixeiros, sapateiros, joalheiros e chaveiros. Ainda hoje se encontram por aqui todos estes comércios, mas como seria de esperar o grande enfoque vai para a alimentação, com peixes sempre frescos, frutas e legumes, padarias, charcutarias, talhos e lojas de produtos gourmet como se gosta de lhes chamar por cá.
Por isso este mercado é o local de eleição para comprar fantásticos presuntos de Parma, mortadela de Bolonha, salames, queijos, pão italiano, massas frescas de todas as formas e feitios, com especial atenção para os tortellinis de Bolonha.
Nas redondezas da Piazza di Neptuno encontrarão ainda outro mercado, o Mercato delle Erbe, igualmente cheio de habitantes locais a fazerem as suas compras mas com umas instalações mais próximas de mercados como a La Boqueria em Barcelona ou o nosso Bolhão ( se fosse bem tratado e considerado). Neste mercado podem ainda degustar uma enormidade de iguarias nas suas várias salumerias e trattorias.
Olá João,
eu adoro Bolonha. Este verão nas férias também passei por lá. É uma das cidades italianas onde, na minha opinião, se come melhor. E os gelados, tão bons.
Um beijinho.
Olá =),
É fantástica sem dúvida, faço intenções de lá voltar de mala vazia para me restabelecer de alguns produtos =)