A convite do Hotel Intercontinental fomos conhecer a nova carta de Outono/Inverno do Restaurante Astória, com assinatura de Pedro Sequeira (Nomeado para Chef a Seguir nos Prémios Flavors & Senses – Os Melhores para 2015). Um menu inspirado na estação, onde não faltam cogumelos, tubérculos, castanhas e caça, num objectivo óbvio de respeitar a sazonalidade dos produtos.
Já instalados na bonita sala do restaurante (inspiração clássica, que segue bem a traça do Hotel), somos brindados com um bom Porto tónico , preparado junto a nós. Com ele surge também o couvert, com uma boa tapenade de azeitona, uma inesperada gema de ovo cozinhada a baixa temperatura, manteiga de ervas, azeite transmontano e uma pequena selecção de pães.
Seguiram-se as entradas da nova carta, Começando por um Creme de Topinambo com cavala marinada e ar de trufa. Um trio que separadamente funcionou muito bem, em conjunto perde-se um pouco a cavala sobreposta pelo ar de trufa, que combina muito bem com creme.
Creme de Topinambo com cavala marinada e ar de trufa
Alheira de Caça em ninho de Outono com cogumelos silvestres
Seguiu-se um prato em que o Outono está bem representado, numa apresentação muito delicada. Alheira de boa qualidade, cogumelos no ponto e ninho bem crocante. Faltou, na minha opinião, um pouco mais de untuosidade a ligar todos os elementos, uma vez que a gema cozinhada a baixa temperatura com a sua textura quase de gel, não consegue abraçar todos os elementos.
Foie gras confitado em vinho do Porto, bolo tépido de pistácio, creme de avelã e cacau
O prato mais criativo e arriscado da noite, foi visualmente o menos apelativo dos pratos apresentados. Foie bem cozinhado, e boa textura, com notas subtis deixadas pelo vinho, funcionou bem com o creme de avelã e o amargo do cacau 100%, faltando-lhe no entanto alguma acidez que quebrasse a gordura do prato.
A acompanhar, e bem, as duas últimas entradas, um Moscatel do Douro Reserva 2004 da Quinta do Portal. Especialmente com o foie, onde a acidez, os frutos secos e as notas cítricas ajudaram a completar o prato.
Robalo cozido em água do Mar, risotto de ostra e ar de lemongrass
O prato mais bem conseguido da noite, com um robalo irrepreensível, um arroz com bastante sabor a mar, bem complementado pelas notas frescas do ar de citronella. Nota alta também para os pequenos cubos de gelatina à base de marisco que servem para nos lançar ainda mais nos sabores marítimos. Ótimo.
A Harmonizar com um mineral e tropical Alvarinho Soalheiro de 2014.
Lombinho de Veado, esmagada de castanha, cogumelos do bosque e molho de framboesa
Mais um prato que respira Outono, com o veado suculento e cozinhado no ponto, os cogumelos mais uma vez bem preparados, e a castanha que em termos de textura preferia ver servida num creme/puré de forma a poder envolver todos os pratos. Um bom conjunto com elementos que ligam bem entre si e bem completados com a leve acidez da framboesa.
No copo, esteve um Tinto do Douro, o Portal Reserva 2011, um vinho cuja fruta madura e uma excelente acidez ligou muito bem com o prato.
Tiramisú, morangos marinados e gelado de café
As sobremesas foram um dos pontos altos do menu de Pedro Sequeira, com esta versão do tiramisú a merecer elogios. Açúcar na medida certa, sem um sabor excessivo a café e muito bem completado pela frescura dos morangos e o gelado de café. Muito Bom.
Acompanhou com um Moscatel de Setúbal, Quinta da Bacalhôa 2012.
Bolo de chocolate V4, duo de gelados
Um Bolo com 4 texturas de chocolate, bons apontamentos de chocolate bem temperado, ganache, mousse e um bolo sem farinha, num conjunto próprio para Chocoholics, em que as várias texturas funcionam bem entre si e são acompanhadas por ótimos gelados de hortelã (que dá frescura e alguma leveza ao prato) e ruibarbo, que nos transporta mais uma vez para o Outono. Pecaminoso!
Finalizamos, e bem, com Porto LBV de 2009 da Taylor’s, excelente com uma sobremesa de chocolate.
Considerações Finais
Depois de um início algo atribulado o Intercontinental encontrou em Pedro Sequeira o Chef ideal para o seu projeto de restauração, o Astória. Na cozinha nota-se uma evolução e maior confiança face à nossa última visita. Neste novo menu, e apesar de um ou outro prato precisarem de limar alguns apontamentos, o jovem Chef consegue transportar-nos facilmente para esse ambiente de Outono, com bons ingredientes e boa técnica, mostrando o porquê de ser um dos mais promissores chefs da cidade.
Nota alta também para o serviço de sala cuja evolução é notória face às visitas no passado.
Restaurante Astória – Hotel Intercontinental Porto
Praça da Liberdade, 25 Porto
220035600
Fotos: Flavors & Senses com a fantástica Sony A7S
Nota
Estivemos no Astória para a apresentação à imprensa do novo Menu de Outono/Inverno, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.