A arquitetura Vitoriana do Andaz London
Já vos falei várias vezes do Hyatt Group Hotels, certo? Já sabem que é um dos grupos hoteleiros que mais gosto e em que mais fico hospedada quando viajo, certo? Mas o que vocês ainda não sabem é que uma das categorias do grupo, uma das mais recentes aliás, tem um dos melhores conceitos de sempre, um conceito que nos faz sentir únicos, que nos faz sentir parte da família, que nos faz sentir especiais. E isso ficou bem presente na nossa estadia no Andaz London Liverpool Street.
Como já vos referi, num artigo anterior, as saudades de Londres já se faziam sentir bastante, e por isso rumamos a terras de Sua Majestade, e o Andaz foi uma das nossas escolhas como hotel a não perder. E que escolha mais certeira!
Situado numa das ruas mais importantes e movimentadas da cidade (tudo em Londres é movimentado!), a Liverpoool Street, mesmo ao lado da estação de Liverpool, encontramos um edifício secular (ou mais do que um, melhor dizendo), com anos e anos de história, e que transformado com a renovação do Grupo Hyatt e mais propriamente do seu conceito Andaz, faz as maravilhas de quem lá fica hospedado.
O conceito desta categoria de hotéis é fazer com que não haja nenhuma barreira entre hóspedes e funcionários, é fazer com que, de A a Z, todas as nossas necessidades sejam atendidas e todos os nossos gostos conhecidos pelo staff, é fazer com que nos sentimos em casa de família e amigos, sem que nada, mesmo nada seja deixado ao acaso.
Posso garantir-vos que foi isso que senti durante a minha estadia, mas para que percebam melhor o que quero dizer vou contar-vos a minha experiência detalhadamente.
O Lobby sem recepção do Andaz*
Primeira Impressão:
Quando saímos da estação de Liverpool procuramos o hotel à nossa volta e logo o descobrimos, um belíssimo edifício vitoriano, com os seus tons laranja a rivalizar com o azul do céu (sim, estava sol em pleno inverno londrino!). Ao longo do edifício uma série de lojas de comércio de luxo, algumas entradas para restaurantes/bares (alguns dos espaços gastronómicos do hotel) e uma entrada elegante e bastante moderna para o hotel.
À partida, um edifício tão grande, tantas lojas, tanta confusão à mistura faziam adivinhar uma receção impessoal, certo? Errado! Mal entramos no Andaz, tivemos pelo menos três funcionários a dirigirem-se a nós (eram imensos, e cada cliente que entrava no hotel tinha a sua equipa “pessoal” de atendimento!), perguntaram-nos como estávamos, acompanharam-nos a sentar confortavelmente e serviram-nos um café, para mim já tinham ganho! Só depois desta calorosa receção é que fizeram o nosso check-in, porque o mais importante para o Andaz é garantir que o cliente se sinta em casa.
Não há uma receção específica, não há barreiras entre hóspede e funcionário, o check-in é feito com calma e só após o cliente se sentir bem instalado!
Uma encantadora espiral entre os vários andares do hotel
Fui observando tudo à minha volta, uma decoração bastante moderna e sofisticada, com muito charme e com pormenores que nos fazem sentir em casa, e que conferem identidade ao hotel. Mesmo no lobby por cima das nossas cabeças pude observar a espiral que se desenrolava ao longo do hotel e que dava acesso a cada piso dos quartos.
Foi-nos transmitido que o edifício na sua totalidade era a conjugação de três edifícios, um de 1884, o principal e de estilo totalmente vitoriano, um de 1901, e um mais moderno, que liga os dois anteriores.
Destaque, ainda, para o facto das indicações para as diferentes zonas do hotel não estarem escritas nas paredes ou no chão, mas sim projetadas por feixes luminosos, viam-se alguns no lobby e viríamos a descobrir muitos mais ao longo do restante hotel.
Enquanto aguardávamos pelo nosso quarto fomos acompanhados até a uma zona mais intimista do lobby, uma espécie de sala de estar com uma mesa e cadeiras com design incrível, de estilo rústico mas simultaneamente cosmopolita, onde nos sentaram e nos serviram chá, biscoitos e fruta. Aliás, esta zona é um dos locais ou lounges (sim, eu disse um, há mais!) do hotel onde nos podemos servir durante todo o dia, sem pagar nada por isso! Sim, é gratuito! Aqui encontramos café, chá, bebidas não alcoólicas, biscoitos e frutas. E para quem ainda não está convencido, ao fim da tarde, esta zona transforma-se e passa a servir aos seus hóspedes pequenos snacks e vinhos, que como é óbvio, fez as delícias dos meus fins de tarde!
Convencidos? Ainda não? Passemos aos quartos, então!
Quartos:
Contam-se 267, incluindo 15 suites. Como é que é possível um hotel tão grande ter tanta personalidade? No Andaz é possível, e bem possível!
Ficamos num maravilhoso Room With a View, e o que é isto, perguntam vocês?!
Um Room With a View é um quarto inspirado na Arte Urbana, em que uma das paredes do quarto está incrivelmente pintada, de modo a trazer para nós a arte de rua, no fundo é um hino aos artistas, e uma forma de nos aproximarmos mais da arte e de toda a cultura artística da cidade de Londres, principalmente da zona Este da cidade.
Para mim, uma conjugação mais que perfeita, o que prova mais uma vez a forma inteligente com que o hotel atua, garantindo não só a inclusão do mesmo na dinâmica da região onde se encontra, mas também a aproximação à vida londrina oferecida de bandeja aos seus hóspedes. Até porque, uma das máximas do Andaz é mesmo essa: Arrive a Visitor Depart a Local (Chega como um visitante e parte como um local).
Voltando ao quarto em si, a cama era enorme, mas enorme mesmo, extremamente confortável e macia, o quarto de estilo contemporâneo conseguia transparecer conforto em cada detalhe, a casa de banho era linda, e só vos aviso duma coisa, se optarem por tomar um banho de imersão, tomem bem conta da banheira enquanto enche, é das mais rápidas que já vi!
Um dos pormenores mais interessantes do quarto é o facto do mini-bar ser, também ele, à semelhança das zonas de Lounge, completamente gratuito, e estava preenchido por sumos, águas, batatas fritas, biscoitos, café, e chás.
O Pequeno almoço no restaurante 1901
Restaurantes /Bares:
Bem, o Andaz é dos hotéis mais completos no que diz respeito à quantidade de opções gastronómicas! Contam-se sete, que se podem considerar cinco, uma vez que dois são lounges.
Ora bem, temos o 1901 que serve como restaurante e wine bar para as várias refeições do dia, seja um chá das cinco tipicamente britânico, um fim de tarde acompanhado de um bom vinho ou um jantar sem pressas com o melhor da gastronomia europeia. Neste espaço tivemos oportunidade de tomar um pequeno-almoço delicioso.
Durante este ano o 1901 irá sofrer alterações deixando de ser restaurante para abraçar outra dinâmica dentro do hotel.
O Catch Champagne Bar & Lounge é um dos locais a não perder para uma noite animada e cheia de boa disposição, onde pudemos descontrair um pouco numa noite de festa, cheia de gente feliz e já bastante ébria! Um verdadeiro exemplo da loucura londrina, com o bar repleto não só de hóspedes mas principalmente de locais.
Tivemos ainda um ótimo jantar no Miyako, o restaurante japonês do hotel. Decorado de forma simples com detalhes contemporâneos e orientais. Ótimo o sushi provado, com destaque para o sashimi de vieiras, o nigiri de atum e os rolos de atum picante.
Dos pratos quentes que provamos, o caranguejo de casca mole frito em tempura, estava também ele com ótimo sabor e boa execução, suculento e crocante em simultâneo. No capítulo doceiro, os vencedores foram os gelados, cremosos e doces quanto baste.
Outro dos espaços gastronómicos do Andaz é o EastWay, muito famoso pelo seu brunch e pelas suas carnes grelhadas, uma autêntica combinação entre uma Brasserie parisiense e uma Steakhouse americana no centro de Londres.
Finalmente um dos locais que me suscitou mais interesse, o George Pub, um Pub Inglês, completamente tradicional, aliás, todo o espaço remonta a mais de 100 anos atrás, tendo sido totalmente recuperado. Um bar verdadeiramente britânico!
Como é óbvio, sendo este hotel preenchido por espaços gastronómicos acessíveis ao público em geral, pois têm entradas diretamente para a rua, os cliente que não são hóspedes do hotel só podem circular nestes espaços, uma vez que os acessos ao hotel só são permitidos com a utilização da chave (cartão) do quarto, por isso a segurança é mantida sem preocupação de nenhum tipo.
Serviços:
O Andaz garante aos seus hóspedes uma estadia memorável, seja pela qualidade típica dum cinco estrelas, que aqui se apresenta duma forma muita mais descontraída e sem pretensiosismos, seja pelos espaços de conforto que possui, e que neste caso oferecem também gastronomia.
Apesar de não possuir piscina, tem na mesma um Fitness Center, com ginásio devidamente equipado, com equipamentos de última geração e serviço de Personal Trainer e fisioterapia, apresenta também serviço de spa com massagens e tratamentos de beleza com a assinatura dos produtos Anne Semonin, e banho turco, perfeito para relaxar na mais agitada das cidades europeias.
Mas o mais incrível de tudo isto é pensar que todo este complexo se situa num antigo Templo Egípcio. Eu disse-vos que este hotel tinha imensa história!
Mas, para quem procura algo diferente, o Andaz apresenta-nos algo único, uma imponente sala, com diferentes tipos de mármore com um valor incalculável, com uma beleza que não se traduz, e que terá sido um Templo Maçónico. Esta esteve fechada durante muito tempo, tendo sido descoberta através duma porta falsa durante as obras do hotel.
É atualmente utilizada para diferentes eventos, seja jantares secretos, festas privadas, ou sessões de filmes de terror clássicos, um conceito criado pelo hotel, quer para hóspedes, quer para locais, que garante uma noite bem animada ou melhor dizendo bem creepy! Um exemplar arquitetónico ao qual nem Madonna resistiu (consta-se que terá realizado aqui uma daquelas festas de arromba!).
Além deste local, o hotel tem ainda outro, noutra linha totalmente diferente, mas igualmente interessante, o Andaz Studio, uma sala estilo loft nova-iorquino, onde podemos organizar quer um jantar de amigos, quer um showcooking, ou não fosse a cozinha um verdadeiro “ferrari” dos fogões!
Como é óbvio, além deste espaços, o hotel tem ainda as comuns salas de reuniões, congressos ou conferências, num total de 14 espaços devidamente equipados para suprir as necessidades dos seus utilizadores.
Atendimento:
Que mais dizer sobre esta experiência, ao longo do artigo ficou bem presente a minha opinião sobre o atendimento do Andaz London Liverpool Street, dos melhores que já tive, sem dúvida.
Altamente personalizado, despretensioso, eficaz a satisfazer todas as necessidades dos seus hóspedes, simpático sem exagero, sincero, atento sem ser invasivo.
O lado vitoriano no interior do hotel
Uma experiência única garantida por um grupo que já provou que sabe fazer o que de melhor se faz na hotelaria.
O Andaz London é o hotel da arte, da fragrância única que se sente em cada recanto do hotel (muito me fez lembrar a nossa experiência no Park Hyatt Paris (ver), da personalização de cada acto, da atenção a cada pormenor, é o hotel que, mesmo sendo enorme, consegue que nos sintamos em casa de amigos ou de família, é o hotel que carrega consigo, duma forma leve, décadas e décadas de história e locais preservados duma forma tão mágica que nos fazem viajar no tempo.
Obrigada por esta experiência Andaz London Liverpool Street!
Andaz London Liverpool Street
Quartos a partir de 254€
40 Liverpool Street – Londres
+44 207 961 1234
Fotos: Flavors & Senses e divulgação (assinaladas com *)
Nota
Estivemos no Andaz London Liverpool Street a convite do Hotel, sendo que isso em nada altera o nosso trabalho cuja opinião e o texto são da exclusiva responsabilidade do seu autor.