Flavors & Senses – Os Melhores Para 2015: A Cerimónia

x5

Pela 2ª vez entregamos os prémios do Blog, no passado dia 9 de Junho, não no meio da Rua como no ano anterior mas sim no nosso Wine Bar preferido, o PROVA, instalado em plena rua Feirreira Borges, junto do célebre mercado.

Este ano contamos com o patrocínio da Riedel, através da Portfolio, o que permitiu à Alejandra do Atelier We Came From Space, personalizar para os nossos prémios duas das peças mais emblemáticas da marca, o copo Riedel Sommeliers Bordeaux Grand Cru e o Decanter Amadeo.

 Riedel -1           Riedel -2           Riedel - 3

Riedel -1

 Já com a grande maioria dos convidados (este ano mais de 70 pessoas) a intercalarem a rua e o interior do Prova, fomos iniciando com os vinhos de Anselmo Mendes, com destaque para o seu Parcela Única de 2012 celebrado recentemente por Sarah Ahmed na última edição da revista Decanter, e para o seu Contacto de 2014.

Anselmo Mendes -1

Os vinhos de Anselmo Mendes prontos a ser apreciados 

Com a responsabilidade do início da cerimónia a recair sobre mim (e quem me conhece sabe o quanto eu aprecio falar em público!) e da apresentação dos vencedores a cargo da Cíntia (Flavors & Senses – Hotéis e Viagens), finalizamos com a entrega dos prémios a ser feita pela Marta Ágoas (Portfolio/Riedel).

x6

x7Marta Agoas (Portfolio/Riedel), Cíntia Oliveira e o “Stress” 

x8Pedro Freitas, representante Club del Gourmet do El Corte Inglés de Gaia a receber o título de Loja gastronómica do Ano

 Iniciando a apresentação com a categoria de Melhor Loja Gastronómica, onde entre todas as nomeadas, os votantes elegeram o Club Del Gourmet, do El Corte Inglés em Gaia, como a loja de confiança, pelo segundo ano consecutivo, uma loja, onde alguns dos melhores produtos do  mundo, desde as conservas aos vinhos, marcam presença.

Na categoria de Restaurante de Petiscos, e depois de 2 anos consecutivos em que a vitória recaiu sobre a Casa de Pasto da Palmeira, o prémio voou para a Casa Vasco, o mais recente estabelecimento de Vasco Mourão com Assinatura de Camilo Jaña.

Restaurante Petiscos - Casa Vasco Vasco Mourão e Camilo Jaña da Casa Vasco aqui com Marta Ágoas da Riedel, Cíntia e João Oliveira e Carla Catalão da Acushla

Restaurante Tradicional - O GavetoO Gaveto foi o grande vencedor na categoria de Restaurante Tradicional

Entre os restaurantes tradicionais da cidade nomeados, o prémio este ano viajou até Matosinhos, onde O Gaveto há já algumas décadas vai quebrando os corações dos apaixonados por peixe, marisco e os pratos mais tradicionais do receituário nacional, num espaço que une não só a boa comida com grandes vinhos e uma história familiar que se funde com a história do próprio espaço.

2014, e ainda que em plena crise, foi um dos melhores anos para a Gastronomia do Porto com a abertura de excelentes restaurantes que muito se têm evidenciado e ditado tendência ao longo do último ano. Um desses espaços é da autoria de José Avillez, que chegou ao Porto para se estrear fora do “seu” Chiado com o Cantinho do Avillez, que rapidamente ganhou fama e reservas preenchidas levando também para casa o título de Restaurante Trendy. Com a ausência de José Avillez (em viagem) foi Sónia Carocha, gerente do espaço, a receber o prémio em seu nome.

Restaurante Trendy - Cantinho do AvillezSónia Carocha a representar o Cantinho do Avillez, vencedor do prémio Restaurante Trendy

Rui Paula, depois de vencer o prémio de Chefe do Ano em 2014, assentou raízes em Leça da Palmeira na famosa Casa de Chá da Boa Nova, onde  recriou e elevou a fasquia da sua cozinha e com isso levou para casa o prémio de Restaurante de Autor, entre nomeados célebres como The Yeatman, Pedro Lemos, Palco e Astória.  Com a ausência do chefe, foram elementos da sua equipa da Casa de Chá a representá-lo.

x4A equipa da Casa de Chá da Boa Nova com o prémio de Restaurante de Autor

 Uma das Categorias mais concorridas e apetecíveis do evento foi, sem dúvida, a de  Restaurante Revelação (melhor restaurante a abrir durante o ano de 2014), onde se sagrou vencedor o Cantina 32, o mais recente projeto de Luís Américo, na modernizada rua das flores.

x2Inês Mergulhão e Luís Américo do Cantina 32, vencedor do prémio Restaurante Revelação

Seguiram-se duas novidades no leque de categorias, uma delas o prémio para Restaurante Fora de Portas, porque o Norte é muito mais do que o Porto, e entre o Minho e Trás-os-Montes existem magníficos estabelecimentos. Nomeados na categoria estavam o Ferrugem (Famalicão), São Gião (Moreira de Cónegos), DOC ( Armamar), Solar Bragançano (Bragança) e o estrelado Largo do Paço (Amarante). A escolha recaiu sobre Pedro Nunes e a cozinha clássica do São Gião, repleta de grandes ingredientes e pratos irrepreensíveis.

A outra novidade serviu para premiar o Serviço de Vinhos, um prémio que pretende distinguir não só a qualidade da carta mas todos os detalhes em torno de um bom serviço, desde as temperaturas aos copos e claro, a capacidade dos escanções para harmonizar os pratos e os vinhos. A vitória coube ao restaurante do The Yeatman, um hotel vínico único no mundo com uma oferta de vinhos que lhes tem valido muitos outros prémios.

x32O Carismático Pedro Nunes com o prémio de Restaurante Fora de Portas para o seu São Gião

x1Beatriz Machado, a Diretora de Vinhos do Hotel The Yeatman com o prémio Serviço de Vinhos

Passou-se então a apresentar as almejadas categorias individuais, começando pelo prémio de Empresário, em  que pelo segundo ano, Vasco Mourão (grupo Cafeína) consegue levar o título consigo. Seguiu-se a categoria de Chefe a Seguir, onde se pretende premiar um jovem chefe que realizando já hoje um excelente trabalho na sua cozinha, promete muito para o futuro. Aqui chamamos todos os nomeados à frente do público, para serem todos eles presenteados com uma garrafa de Azeite personalizada pela Acushla, e produtos da Bísaro.  Por fim o vencedor foi o jovem chefe Chileno, Camilo Jaña, que hoje é responsável pelas quatro cozinhas dos restaurantes do grupo Cafeína. 

x9Vasco Mourão com mais um prémio, desta vez Empresário do Ano

Nomeados - Chefe a SeguirOs Nomeados para Chefe a Seguir, Ruy Leão, Camilo Jaña, Pedro Sequeira, Pedro Braga e Vasco Coelho Santos com os presentes da Acushla e da Bísaro

x10Camilo Jaña, o Chefe a Seguir para 2015

Quase a finalizar repetiu-se o processo de chamar os nomeados, desta vez para a categoria de Chefe do Ano, entre chefes ou seus representantes, mais uma vez todos receberam uma oferta personalizada da Acushla e da Bísaro.

Nomeados - Chefe do AnoO Momento antes de se ditar o vencedor da categoria de Chefe do Ano

O fim do evento foi também o coroar de Pedro Lemos, como grande vencedor dos Prémios Flavors & Senses – Os Melhores Para 2015, ao vencer a categoria de Chefe do Ano e também a de Restaurante do Ano (feito conseguido também por Ricardo Costa do The Yeatman na edição de 2013). Um reconhecimento que depois de um “difícil” ano de trabalho contra tudo e contra todos e que foi também premiado no final de 2014 com a sua tão desejada Estrela Michelin.

Chefe do Ano - Pedro LemosPedro Lemos com o prémio de Chefe do Ano

Restaurante do Ano - Pedro LemosMais Uma vez, Pedro Lemos, com Decanter Amadeo da Riedel, o troféu para o Restaurante do Ano 

 Prémios e vencedores apresentados, foi tempo dos convidados se soltarem e confraternizarem enquanto iam regando o espírito com os vinhos de Anselmo Mendes, onde o Parcela Única 2012 ganhou destaque, como não poderia deixar de ser. Ao mesmo tempo todos se foram maravilhando com as fantásticas conservas da Pinhais, à base de Sardinha, Carapau e Cavala e às quais ninguém consegue passar indiferente!

Vinhos de Anselmo Mendesx

pinhais -3

Conservas Pinhais -1           pinhais -2           pinhais -1

Além dos Peixes de Matosinhos a degustação passou também por Trás-os-Montes, com os enchidos e o exímio  fumeiro da Bísaro, com destaque para o cachaço e o presunto com cura de 30 meses, feito a partir de animais alimentados a castanhas, produzindo uma carne mais doce e sedosa do que a dos seus “familiares” alimentados a bolota.

bisaro -3

bisaro -2           bisaro -1           Acushla -1

Tudo isto muito bem acompanhado por outros produtos da região, nomeadamente o fantástico azeite da Acushla e o pão tradicional transmontano, quer de trigo quer de centeio produzido pela Pão de Gimonde

x11O azeite Acushla e o Pão de Gimonde numa combinação irrepreensível

E claro, como não seria festa se não houvesse doces, a Doçaria Cruz de Pedra, de Braga, juntou-se ao evento para adoçar todos os corações, com o seu delicioso pudim Abade Priscos e o estaladiço Pastel dos Remédios.

Cruz da Pedra - Abade Priscos

Em suma, foi uma tarde fantástica, em que se juntaram todos os grandes nomes da gastronomia do Norte de Portugal, para uma celebração simples e informal do seu trabalho, cada vez mais meritoso.

Mais uma vez, não podemos deixar de agradecer à Portfolio e à Riedel que desde o início apoiou este projeto, ao PROVA, Wine, Food & Pleasure, pelo espaço cedido e todo o trabalho, aos nossos parceiros: Anselmo Mendes, Acushla, Pão de Gimonde, Conservas Pinhais, Bísaro, Doçaria Cruz da Pedra, pelas maravilhosas iguarias. À Alejandra por toda a imagem do evento, ao Tiago Lessa, à Marta Amaral, à Edite e à Daniela por todo o apoio, a todas pessoas que nos ajudaram a criar este evento sem pedir ou exigir nada em troca, vocês sabem quem são. Obrigado a todos!

Até 2016!

Mais Informações:
Restaurante do ano e Chefe do Ano – Pedro Lemos | Restaurante de Autor – Casa de Chá da Boa Nova | Restaurante Tradicional – O Gaveto| Restaurante Trendy – Cantinho do Avillez | Restaurante Revelação – Cantina 32 | Restaurante de Petiscos – Casa Vasco |  Restaurante Fora de Portas – São Gião | Chefe a Seguir – Camilo Jaña (Grupo Cafeína) | Empresário do Ano – Vasco Mourão (Cafeína) |  Loja gastronómica – Club Del Gourmet – El Corte Inglés | Serviço de Vinhos – The YeatmanPortfolio | Riedel| Anselmo Mendes | Acushla | Pão de Gimonde | Bísaro | Doçaria Cruz de Pedra | Conservas Pinhais | PROVA | We Came From Space |

3 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.